Luckesi: o que é avalição diagnóstica, concurso para diretor SP 2017.

Avaliação diagnóstica tem como finalidade entender onde o aluno manifesta carência no desenvolvimento cognitivo.

Qual a finalidade pedagógica da avaliação diagnostica, ajudar o professor compreender as fragilidades do desenvolvimento cognitivo, para efetivar imediatamente a recuperação continuada.

Desse modo, qual a finalidade das avaliações, saber até que ponto o aluno atingiu o conhecimento elaborado.

Dessa forma, objetiva ajudar ao aluno a evolução da sua cognição, crescimento acadêmico, adquirindo o saber epistemologizado.

Sendo assim, a prática da avaliação não serve a si mesma, entretanto, um determinado projeto político pedagógico, em sintonia com o currículo proposto.

Nesse sentido as avaliações são diagnósticas, pois são práticas subsidiárias do projeto político pedagógico em ação.

Portanto, não podem ser aferições de aprendizagem, pois as referidas não cumprem o papel de desenvolverem as recuperações contínuas.

Para efetivar a prática de avaliar é fundamental um currículo centrado na formulação construtiva, fundamentada na experiência de igualdade na perspectiva democrática.

A finalidade da avaliação não é avaliar o que aluno aprendeu, entretanto, o que faltou a aprendizagem, o que ficou como ineficiência .

Portanto, deve valorizar as conquistas do aluno, não apenas a um determinado modelo, realizando o trabalho de forma multi e interdisciplinar.

Desse forma, o ato de avaliar é a ação de subsidiar a construção de resultados satisfatórios, diagnosticando a realidade, adequando resultados para melhor qualificar o saber.

A avaliação não pode ter como objetivo a reprovação, um escudo protetor, instrumentação de poder, objetivando a dominação dos alunos.

O que significa, a classificação técnica etimológica, o conceito avaliação, avaliar é o uso diagnostico para inclusão, não um instrumento em si, todavia, uma filosofia como deve ser utilizada.

Avaliar tem proposta de construção cognitiva da aprendizagem, buscando a satisfação, favorecendo ao aluno a ser crítico e cidadão como propsota de inclusão.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/08/2017
Reeditado em 05/08/2017
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