Luckesi: o que é avalição diagnóstica, concurso para diretor SP 2017.
Avaliação diagnóstica tem como finalidade entender onde o aluno manifesta carência no desenvolvimento cognitivo.
Qual a finalidade pedagógica da avaliação diagnostica, ajudar o professor compreender as fragilidades do desenvolvimento cognitivo, para efetivar imediatamente a recuperação continuada.
Desse modo, qual a finalidade das avaliações, saber até que ponto o aluno atingiu o conhecimento elaborado.
Dessa forma, objetiva ajudar ao aluno a evolução da sua cognição, crescimento acadêmico, adquirindo o saber epistemologizado.
Sendo assim, a prática da avaliação não serve a si mesma, entretanto, um determinado projeto político pedagógico, em sintonia com o currículo proposto.
Nesse sentido as avaliações são diagnósticas, pois são práticas subsidiárias do projeto político pedagógico em ação.
Portanto, não podem ser aferições de aprendizagem, pois as referidas não cumprem o papel de desenvolverem as recuperações contínuas.
Para efetivar a prática de avaliar é fundamental um currículo centrado na formulação construtiva, fundamentada na experiência de igualdade na perspectiva democrática.
A finalidade da avaliação não é avaliar o que aluno aprendeu, entretanto, o que faltou a aprendizagem, o que ficou como ineficiência .
Portanto, deve valorizar as conquistas do aluno, não apenas a um determinado modelo, realizando o trabalho de forma multi e interdisciplinar.
Desse forma, o ato de avaliar é a ação de subsidiar a construção de resultados satisfatórios, diagnosticando a realidade, adequando resultados para melhor qualificar o saber.
A avaliação não pode ter como objetivo a reprovação, um escudo protetor, instrumentação de poder, objetivando a dominação dos alunos.
O que significa, a classificação técnica etimológica, o conceito avaliação, avaliar é o uso diagnostico para inclusão, não um instrumento em si, todavia, uma filosofia como deve ser utilizada.
Avaliar tem proposta de construção cognitiva da aprendizagem, buscando a satisfação, favorecendo ao aluno a ser crítico e cidadão como propsota de inclusão.
Edjar Dias de Vasconcelos.