Saviani: o fundamento do equilíbrio da curvatura da vara, a pedagogia de conteúdos críticos.
Em referência a teoria da curvatura da vara, em relação as duas pedagogias: a tradicional e a nova.
Em síntese a vara da curvatura está torta, a ineficiência das duas pedagogias. A pedagogia da existência, por outro lado, da essência, modelos distintos políticos pedagógicos.
O movimento da escola nova, afirmação do modelo neoliberal econômico, desse modo afirma Saviani, as pedagogias novas são portadoras de todas as virtudes, isso ideologicamente em sintonia como o modelo excludente.
Por outro lado, a pedagogia tradicional, portadora de todos os defeitos, e, de nenhuma virtude, desse modo entende o novo modelo pedagógico.
O que defende essencialmente, Saviani, contrariamente, a tese é justamente oposta, desse modo, formulou a teoria da curvatura da vara.
Para tal proposição, necessário fazer curvar a vara, objetivando seu oposto, a proposta pedagógica a inflexão, a vara deve atingir o ponto correto.
Não que Saviani defendesse também a pedagogia tradicional, no entanto, procurava valorizar os conteúdos que vão em direção a uma pedagogia revolucionária, de cognição crítica de conteúdos dialéticos, fundamentada no materialismo histórico.
A perspectiva pedagógica é buscar o ponto correto, o qual não está em nenhuma das pedagogias, muito menos em direção das duas pedagogias citadas.
Entretanto, a importância da valorização dos conteúdos que vão em direção a pedagogia de conteúdos críticos, uma pedagogia de transformação política.
As duas pedagogias anteriores não são revolucionarias, no entanto, a pedagogia tradicional, era pelo menos inclusiva, pois sempre teve como finalidade manter a sociedade na escola.
No entanto, a pedagogia nova identifica-se com as propostas liberais burguesas, uma política de não inclusão e muito menos objetiva a justiça social.
Com efeito, comprometida com mecanismos hegemônicos dando legitimidade as classes dominantes.
A pedagogia de conteúdos críticos dialéticos, abre espaço para as forças emergentes da sociedade, os movimentos emergentes da sociedade, na ampliação da construção democrática, na perspectiva de uma sociedade justa socialmente.
Com efeito, exatamente, tal proposta política pedagógica o equilibro da curvatura da vara ao voltar ao seu equilíbrio.
Edjar Dias de Vasconcelos.