Saviani: Escola nova a hegemonia da classe dominante, concurso de diretor SP 2017.
A escola toma força no Brasil a partir 1930, em 1931 aconteceu o Manifesto dos Pioneiros, Anísio Teixeira, em 1930 a ascendência da escolovista, movimento que atingiu seu age 1960.
Todavia, em 1930 surge o entusiasmo pela educação, conhecido como otimismo pedagógico, a educação era pensada como instrumento de participação política, a escola como função explícita a política.
Entretanto, a escola como expressão democrática, pedagogia tradicional, passou ter preocupação no plano pedagógico, para Jorge Nagle.
O Entusiasmo acreditava que a educação resolvia-se pela questão técnica pedagógica.
A partir de 1930 o Brasil devido à ascensão do escolanovismo associando posteriormente aos interesses populares, na perspectiva dos movimentos populares, anarquistas, socialistas, marxistas.
Com efeito, procuravam organizar o povo, na perspectiva da mudança social, desse modo, todos os progressistas caminharam em direção a escolovista, adquirido caráter progressista.
O que foi a lei 5.692 a flexibilidade para a educação, determinando a terminalidade real e legal, a extensão do ensino para lugares atrasados, mais anos para o seu término.
Desse modo, foi desfigurado o ensino para as camadas populares, a reformulação das disciplinas por áreas de estudo, disciplinas específicas, sendo que o currículo foi diluído.
Porém, o domínio da cultura como instrumento indispensável para a participação política de massa. A ideia fundamental libertar de uma educação como farsa ideológica, na dominação econômica.
O dominado só se liberta quando dominar a própria cultura do dominador, ao entender os mecanismos da produção da pobreza. O dominado precisa conhecer os caminhos para libertação, os caminhos políticos.
Edjar Dias de Vasconcelos.