Saviani: Quanto menos se falou em democracia no interior da escola, mais democrática foi a escola.
Tese defendida por Saviani, quanto mais se falou em democracia no interior da Escola, menos democrática foi a Escola.
No entanto, a pedagogia nova como ideologia está articulada com um projeto político institucionalmente democrático.
Com efeito, a diferença fundamental a serviço das elites econômicas, a Escola nova nunca foi transformadora do ponto de vista econômico, em benefício das classes marginais socialmente.
A proclamação da democracia, é a recusa pela busca da igualdade, nesse sentido foi introduzido no interior da Escola procedimentos ditos democráticos.
Todavia, a referida democracia serviu a quem nunca precisou dela. Portanto, experiências a serviços de pequenos grupos, em defesa dos privilégios de quem já era privilegiado.
Desse modo, a Escola nova sempre foi legitimadora das desigualdades.
Contrariamente, a outra pedagogia a referida como tradicional, que defendia uma escola para todos, era muito mais democrática, pois defendia a inclusão do aluno trabalhador.
O papel da tradicional que o professor garantisse o conhecimento adquirido para todos, ricos e pobres, o conhecimento como produto do mero esforço.
Se os pobres não adquirissem conhecimento, não teriam a mínima possibilidade na sociedade.
Nesse sentido que entende a tese elaborada por Saviani, quando mais se falou em democracia no interior da Escola nova, menos democrática foi a educação.
Em síntese porque foi um privilégio para poucos, entretanto, quando menos se falou em democracia, Escola tradicional, mais o projeto pedagógico esteve articulado com a construção de uma ordem pedagógica.
Motivo pelo qual compreende a natureza das democracias, a Escola tradicional atingia a todos, indiscriminadamente, contrariamente, a Escola nova, servia somente as elites.
Edjar Dias de Vasconcelos.