Quatro pilares da aprendizagem colaborativa.
Jacques Delors.
Para Delors a educação se efetiva ao longo da vida, sustentada em quatro pilares fundamentais.
Aprender a Conhecer.
Aprender a Fazer.
Aprender a viver juntos.
Aprender a Ser.
O que é o aprender a conhecer, em síntese implica em ter prazer em desenvolver a cognição, objetivando a construção do conhecimento e ao mesmo tempo a reconstrução, efetivando, sobretudo, a autonomia do saber elaborado.
O que é aprender a fazer, uma pedagogia cuja evolução não poderá ser a simples transmissão de práticas rotineiras, transmissões de conteúdos, mesmo tendo valor formativo.
Com efeito, o aprender a fazer significa buscar no fazer a criação, com criatividade, buscando sempre a autonomia pedagógica.
Portanto, importante levar em consideração as aptidões na atuação profissional favorecendo na evolução da competência e habilidade.
Aprender a viver juntos: a importância de o aluno entender a importância do bom relacionamento, a consciência das semelhanças dos comportamentos e as interdependências entre as pessoas.
A colaboração na aprendizagem, a importância do outro no desenvolvimento de projetos comuns, o valor da cooperação, a construção da integração entre as pessoas.
Aprender a ser: a educação deve contribuir para o desenvolvimento das pessoas, espírito de corpo, desenvolvimento da inteligência, responsabilidade e sensibilidade humana.
Todavia, todo aluno deve ser preparado para o desenvolvimento autônomo, crítico, saber formular os juízos de valor favorecendo em suas decisões.
O século XXI exige cidadãos, criativos, críticos, autônomos, questionadores e participativos e sobretudo, transformadores.
Edjar Dias de Vasconcelos.