Projetos de aprendizagem colaborativa, concurso para diretor SP 2017.
Maria aparecida Belrens.
Século XXI.
Exigência de um novo paradigma para educação.
A partir da sociedade globalizada.
A sociedade industrial exige uma nova forma de conhecimento.
A junção da produção intelectual com o uso das tecnologias.
Esse processo atinge todas as instituições.
Como não iria então atingir as escolas.
O advento dessas mudanças atinge o mundo.
E nas escolas, a exigência de um processo continuado da educação.
Na evolução das ciências.
O mundo foi construído a partir das ideias de Newton e Descartes.
Uma ciência mecanicista e reducionista.
O conhecimento na perspectiva da fragmentação.
O novo paradigma a integração dos saberes.
Em síntese a reunião do conhecimento no todo.
Na perspectiva interdisciplinar.
O professor que sabe apenas um aspecto do saber.
Não funciona mais.
A teoria da complexidade de Edgar Moran.
Entretanto, qual é o problema da teoria da globalização.
Uma ideologia neoliberal.
Que não objetiva a inclusão.
O professor precisar ter consciência de tal realidade.
O novo paradigma defende três aspectos fundamentais.
A competição.
O individualismo.
E a eficiência.
A globalização afeta a formação do profissional em todos os aspectos.
Professor precisa instrumentalizar os alunos para a formação continuada.
Nesse sentido o professor precisa também desenvolver sua formação contínua permanente.
Qual a função pedagógica.
Ajudar os alunos a compreenderem a realidade globalizada.
Ampliando sempre o conhecimento.
Com efeito, o papel do docente.
Ajudar o aluno aprender a aprender.
Por meio da pesquisa, do acúmulo do conhecimento.
Nesse sentido que deve ser utilizada a rede informatizada.
O professor um pesquisador do conhecimento.
Reflexivo e crítico.
O docente precisa ser criativo, sintético e articulado.
Desse modo, deve ser um parceiro de seus alunos.
Sendo assim, o aluno, não pode ser passivo, o escutador, o decorador, o repetidor do conhecimento.
Tem que assumir o papel de crítico.
Também de pesquisador.
Ser um agente atuante na parceria.
Então juntos, professores e alunos o aprendem a aprender.
Nessa nova perspectiva.
Os professores no desenvolvimento do novo paradigma.
Procurem contemplar dois polos.
Por um lado, contribuir com a produção do conhecimento.
Compatível com o desenvolvimento tecnológico contemporâneo.
Pelo outro lado, que não perca o caráter da consciência crítica.
A formação ética humanista.
A respeito da questão da inclusão e da cidadania.
Não defendendo uma sociedade irracional na perspectiva das injustiças sociais.
Edjar Dias de Vasconcelos.