Educação a Distância - o diferencial na minha vida acadêmica
*Texto usado originalmente como atividade da disciplina de Educação a Distância do curso de Especialização em Literatura e Ensino de Línguas NEAD/Uespi, polo de Luis Correia, Piauí.
Muitos são os que ainda criticam a EaD (Educação a Distância) supondo que a mesma não oferece a mesma qualidade de ensino-aprendizagem dos cursos presenciais. O que muitos não sabem é que a qualidade da aprendizagem não está no espaço físico e no contato face a face do ensino presencial, e sim, na eficiência da metodologia empregada, na dedicação de professores, alunos e tutores, além de um bom AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Sou aluno de EaD, atualmente cursando 2º licenciatura (Letras Inglês), além de estar cursando especialização em Literatura e Ensino de Línguas. Minha primeira licenciatura também foi EaD (Letras Espanhol) e nunca me senti menos que outros alunos de outras modalidades. Provamos, tanto eu quanto diversos colegas de EaD, com aprovações em concursos públicos, a eficiência dessa modalidade de ensino que oferece novas perspectivas aos que antes estavam desprovidos de cursos universitários. Isso prova que a EaD não é o que muitos pensam e muitos acabam mudando essa visão ao entrarem, pela primeira vez, em um curso EaD.
Para mim, o imprescindível foi dominar conhecimentos básicos de informática, visto que boa parte da metodologia desta modalidade se desenvolve em meios virtuais. Com relação à automotivação e autodisciplina, como não tinha (e nem tenho) a possibilidade de estudar presencialmente, agarro essa oportunidade que só o Ensino à Distância pode me proporcionar. Em relação ao tempo, e esse é o diferencial para quem trabalha, posso estudar a qualquer hora e em qualquer lugar: nos intervalos do trabalho, em viagens, em casa, aproveitando as madrugadas e finais de semana. Organizo o meu tempo para não perder prazos e mantenho sempre contato via e-mail e participações em fóruns. Mantenho o foco, na medida do possível, para tirar o máximo proveito da melhor forma possível e poder desfrutar dessa oportunidade de me formar e continuar nos meus estudos mesmo estando residindo na zona rural.
Viva a EaD. Sem essa modalidade de ensino eu não seria o que sou.
Sou professor de Língua Espanhola pela Sec. de Educ. do Piauí. Licenciado em Letras Espanhol (EaD) Uespi/UAB 2014. Atualmente cursando Licenciatura em Letras Inglês (EaD) pela UFPI/UAPI e Especialização em Literatura e Ensino de Línguas (EaD) pelo Nead/UAB/Uespi. Daí o valor que dou ao Ensino a distância pois contruí e estou construindo toda a minha vida acadêmica por esta modalidade de ensino.