Currículo, tecnologia e cultura digital, concurso para diretor SP 2017.
Maria Elizabete Almeida.
Maria da Graça Moreira.
A importância do uso da tecnologia e instrumentos digitais no currículo, na perspectiva do projeto político pedagógico.
Não é mais possível desenvolver a educação sem o uso tecnológico. Com efeito, a tecnologia necessariamente faz parte do projeto pedagógico.
A escola é desafiada conviver com essa realidade, as transformações tecnológicas, mídias digitais, como mecanismos de evoluções culturais.
Não desenvolve mais ambientes de aprendizagem sem uso tecnológico, a escola é um lugar de aprendizagem. Desse modo, a cognição é desenvolvida com auxílio tecnológico.
Novos saberes desenvolvem em síntese por meio de um sistema de produção mediatizado por tecnologias digitais como instrumentos indispensáveis a formatação de um projeto pedagógico.
Necessário criar condições para integração da cultura digital, crítica e reflexiva, na formação dos professores e alunos, no efetivar pedagógico, objetivando emancipação do homem.
Na dimensão crítica humanizadora, com o objetivo da transformação social e política, no domínio tecnológico, por meio do projeto pedagógico, a compreensão da história os conhecimentos necessários na evolução da consciência crítica.
A didática, o conhecimento do professor em sua disciplina, o desenvolvimento das competências necessárias aos saberes globalizado.
Em síntese, o currículo é determinado, por uma mediação tríade, tecnologias, currículo e formação de professores.
O grande objetivo a integração das tecnologias com as práticas educativas. Portanto, o que é importante ressaltar a relevância da formação do professor com o trabalho pedagógico articulado pelo currículo no uso tecnológico.
Sendo a assim, a importância da integração das atividades em sala de aula com outros espaços no uso cotidiano das tecnologias.
A colaboração da tecnologia digital no currículo e na prática educativa desenvolvida pelos educadores com envolvimento permanente dos alunos, na construção do currículo, desenvolvendo diariamente a cultura digital.
Edjar Dias de Vasconcelos.