Projeto político pedagógico da escola, uma construção possível, concurso para diretor SP 2017.

Ilma Veiga.

O projeto sempre uma proposta a partir das possibilidades. Uma ação intencional onde desejamos chegar.

Definindo o compromisso pedagógico com a formação do cidadão, buscando a construção da sociedade desejada, obviamente que não defende o neoliberalismo.

Uma sociedade com renda distribuída.

Buscar formar o aluno, crítico, participativo, político, criativo e compromissado.

O projeto pedagógico um processo permanente de reflexão, na efetivação de sua intencionalidade.

Democrático em suas decisões, necessário ser fundamento em alguma teoria, que não seja reprodutora das desigualdades.

Principais princípios do projeto pedagógico político.

Igualdade de condições e qualidade de ensino.

A respeito da qualidade, que seja garantido o ingresso do aluno a escola e sua permanência.

A respeito da gestão, deve ser democrática, em todos os aspectos, pedagógico, administrativo, financeiro, tendo em vista o poder socializado.

A respeito da liberdade, a escola deve ser autônoma para suas decisões.

A valorização do magistério, formação continuada do corpo docente, com boa qualidade de ensino e remuneração.

Um projeto político pedagógico voltado essencialmente para as camadas mais pobres. A escola deve refletir sobre os limites e possibilidades das ações na organização pedagógica.

A respeito do currículo, a defesa da construção social do conhecimento, produzido historicamente, a melhor forma de ser assimilado.

Sete elementos constitutivos da formatação do projeto pedagógico:

As finalidades da escola.

Estrutura organizacional.

Currículo.

Tempo escolar.

Processo de decisão.

Relações de trabalho.

Avaliação.

As finalidades da escola, sócio políticas culturais.

Uma escola de transformação política.

Currículo, não pode ser neutro, com efeito, nega uma escola de conteúdos tradicionais. O currículo deve ser politico, transformador, sem separar da realidade. Com efeito, com finalidades de inclusões econômicas.

Tempo de escola, envolvendo estudos e reflexões, para o desenvolvimento de ações críticas.

Processo de decisão deve ser democrático, envolvendo a participação de todos.

Relações de trabalho, fundamentado na solidariedade, reciprocidade, participação coletiva por meio do diálogo.

Avaliação, um ato dinâmico, envolvendo educadores e educandos, em três tempos diferentes.

Descrição e problematização da realidade.

Compreensão crítica da mesma.

Proposições de alternativas de ações coletivas.

Avaliação diagnóstica, não pode objetivar reprovação dos alunos trabalhadores, entretanto, facilitar na apropriação dos conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos.

O projeto político pedagógico, precisa ser uma reflexão cotidiana, contínua, descentralizada, democrática, com lutas e resistências objetivando a transformação social.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/07/2017
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