Elementos políticos ideológicos para entender o projeto político pedagógico para diretor SP 2017.
É importante entender o projeto político pedagógico para o concurso de diretor, proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2017.
Não se trata da defesa de uma ideologia política socialista, apesar de muitos autores defenderem a formulação pedagógica serem antiliberais.
Em síntese, contrários ao neoliberalismo, autores, Como Paulo Freire, A Pedagogia da Autonomia, a defesa clara do socialismo, como modelo de Estado político.
Saviani, A Teoria da Curvatura da Vara, na mesma direção de análise, não acredita em inclusão no modelo neoliberal, do mesmo modo, Luckesi, Libânio e Zabala, entre outros.
Tais autores acreditam na inclusão acadêmica associada a inclusão econômica, jamais no modelo político neoliberal.
Entretanto, o modelo proposto como ideologia pedagógica do Estado de São Paulo, não fecha com uma ideologia pedagógica socialista, muito menos com o modelo neoliberal.
O que está em voga, com maior objetividade, a defesa de um projeto político pedagógico social liberal, uma pedagogia política que defenda a inclusão não apenas acadêmica também social e econômica, a diferença o modelo escolhido o social liberalismo.
Implicitamente, como política de Estado, refiro do ponto de vista dos formuladores do projeto político pedagógico, não sendo com a mais absoluta objetividade, porém evidencia-se.
Uma educação democrática, que valoriza o papel do diretor gestor pedagogicamente, não apenas administrativo, o saber escolher sobretudo, o grupo gestor, o corpo docente com formação permanente, uma educação continuada e inclusiva, sobre os referidos aspectos.
Portanto, avaliação deve ser diagnóstica não objetiva a reprovação, teoria formulada por Luckesi.
A importância de trabalhar o projeto pedagógico interdisciplinarmente, e o papel do corpo docente em adquirir as competências necessárias ao ensino aprendizagem, Antônio Zabala.
Nesse sentido que o projeto político pedagógico, vê a importância do diretor gestor saber escolher sua equipe técnica, com o devido preparo profissional.
A escola não funciona pedagogicamente com coordenadores despreparados culturalmente, a coordenação pedagógica é o grande problema de um projeto político pedagógico, o diretor gestor tem que perceber tal situação, Antônio Zabala.
O projeto não nega o ensino clássico dos conteúdos necessários, entretanto, a pedagogia não pode ser tradicional, apenas a reprodução dos conteúdos afirmadores da marginalização social, Saviani.
Uma pedagogia que procura superar as diferenças das desigualdades, sem afirmar regimes autoritários, Zabala.
A importância do diretor gestor, que acompanha o processo pedagógico, com as devidas intervenções pedagógicas na perspectiva da construção de uma sociedade inclusiva crítica na formação da cidadania.
As situações dos fatos, as quais serão analisados no concurso, estão dentro de tais perspectivas.
Portanto, do ponto vista técnico pedagógico a proposta está associada à modernização da sociedade política contemporânea.
O que refiro à respeito da ideologia do projeto pedagógico, as diferenças fundamentais, os formuladores do projeto politico pedagógico, entre outras ideologias.
Edjar Dias de Vasconcelos.