Saviani: 11 teses sobre educação e política, concurso diretor, SP 2017.
Tese 1.
Não há identidade entre educação e política, no entanto, educação e política são fenômenos inseparáveis, o que significa que toda prática pedagógica é política.
Tese 2.
Portanto, significa que toda prática contém necessariamente, uma dimensão política, não há educação sem sua politização.
Tese 3.
Tudo é dialético, toda prática política, está cheia de ações educativas, não se politiza sem educar-se para o desenvolvimento da própria prática.
Tese 4.
A explicitação da prática política educativa está condicionada diretamente a prática da educação e vice versa.
Tese 5.
Do mesmo modo, dialeticamente, a dimensão educativa da política, está também condicionada a explicitação da prática política.
Com efeito, não é possível educação sem política.
Tese 6.
A especificidade da prática educativa define-se pelo caráter de uma relação dialética que se trava entre contraditórios não antagônicos.
A educação é um fenômeno alicerçado em uma relação de hegemonia na persuasão de consenso.
Tese 7.
A especificidade da prática política define-se pelo caráter de uma relação que se trava entre contrários antagônicos.
A política uma relação de dominação alicerçada na dissuasão, dissenso, repressão.
Tese 8.
As relações entre educação e política se dão na forma de autonomia relativa e dependência recíproca.
Tese 9.
As sociedades de classes caracterizam-se pelo primado da política que determina à subordinação real da educação a prática política.
Tese 10.
Quando superada a sociedade de classes, cessa o primado da política e, em consequência a submissão da educação.
Tese 11.
A função política da educação cumpre-se na medida em que ela se realiza como prática especificamente pedagógica.
O que significa dizer que a educação é sempre um ato constantemente político, pois tem como concepção uma visão de mundo, determinada sociedade política, tal ato não poderá ser desvinculado da vida real.
Edjar Dias de Vasconcelos.