Pedagogia da Autonomia, concurso público diretor SP, 2017.
Paulo Freire apresenta os saberes fundamentais para uma pedagogia crítica e política.
Ao mesmo tempo uma veemente crítica ao neoliberalismo, propõe o desenvolvimento da consciência ética ao mundo político.
Combate todas as formas de exploração, ao mesmo tempo as manifestações de discriminações.
O projeto político pedagógico tem que necessariamente objetivar a transformação social da sociedade, não aceita o Estado político neoliberal.
Na política neoliberal não existe inclusão e a educação tem que necessariamente levar a inclusão do cidadão, a inclusão econômica, a mais importante de todas.
Educar para mudar, transformar, revolucionar as instituições conservadoras.
Somos seres condicionados, todavia não determinados, a consciência deve ser modificada, criando uma memória crítica e social.
Com efeito, o verdadeiro projeto pedagógico, tem naturalmente que considerar os saberes indispensáveis à prática dos docentes, em direção à formação da consciência crítica transformadora.
Necessário uma pedagogia teórica e prática, com os pressupostos que ensinar não é transferir conhecimentos, entretanto, ajudar o aluno a própria construção.
Sendo assim, quem ensina, aprende ensinar, quem aprende ensina aprender.
Somos seres inacabados, tal é a natureza da aprendizagem, em sua construção, tudo é contínuo.
Não é aceitável o ensino bancário, o aluno não é deposito do conhecimento, desse modo, deve ser negado o método reprodutivista de transferência.
O educador deve ser problematizador, porém, democrático, a prática docente, exige capacidade de reciprocidades nas ações dialógicas.
É natureza de a educação ensinar conteúdos, entretanto, precisam que os referidos estejam certos e não ideologias de dominação politica.
Educador precisa ter uma visão correta da realidade, saber interpretar adequadamente. Desse modo, não pode ser memorizador de conteúdos, o memorizador não consegue ser construtor.
Pensar correto significa conhecer o mundo, seu mecanismo de funcionamento, precisa saber relacionar conteúdos críticos com a realidade, compreender qual o caminho da mudança, qual a direção que a sociedade política deve ser conduzida.
Farei outro texto, a respeito da metodologia pedagógica.
Edjar Dias de Vasconcelos.