Projeto político pedagógico da escola, uma construção possível, concurso para diretor, SP 2017.
Ilma Veiga.
O projeto pedagógico deve construído dentro das possibilidades, com intencionalidade filosófica, definida coletivamente.
Compromisso com a formação crítica do aluno, objetivando a sociedade desejada, com procedimentos transformadores.
O projeto pedagógico define qual a epistemologia escolhida, buscando efetivar a sua intencionalidade.
O projeto deve ser democrático, decisões coletivas objetivando ações pedagógicas na sala de aula.
Para efetivação das referidas, necessário que a escola fundamente o projeto pedagógico em uma determinada teoria epistemológica.
O projeto político pedagógico precisa fundamentar em princípios norteadores entre eles:
Igualdade de condições, ampliação e desenvolvimento com qualificação.
Em referência a qualidade deve considerar o ingresso do aluno e sua permanência
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Gestão democrática, envolvendo todas as dimensões, pedagógica, financeira e administrativa.
Liberdade, a defesa da autonomia das regras e do trabalho proposto.
Valorização dos professores, com formação continuada, condições de trabalho e remuneração.
Em relação à estrutura organizacional, duas designações, administrativa e pedagógica.
A defesa da importância da construção do projeto pedagógico, na valorização do currículo como modelo de transmissão de conhecimentos historicamente produzidos.
A respeito do projeto pedagógico político, a necessidade da redução dos efeitos da divisão e hierarquização do poder.
Em consonância com o projeto pedagógico político, alguns elementos constitutivos fundamentais.
Primeiro determinar a finalidade da escola, questões sócio políticas culturais com autonomias.
Currículo, a superação da ideia de um currículo, neutro, tal conceito não existe pedagogicamente. O currículo exige a organização do projeto pedagógico.
A definição do tempo do aluno na escola, estabelecimento dos períodos.
Processo de decisão do poder, que seja sempre coletivo.
Relações de trabalho, fundamentadas em procedimentos de solidariedade, reciprocidade, participação coletiva e dialógica.
Avaliação, dinâmica, diagnostica, com o objetivo de tomar as recuperações contínuas.
Em três tempos, descrição dos problemas, compreensão pedagógica crítica, realidade refletida para soluções coletivas.
Avaliação não pode ser instrumento de exclusão dos alunos, favorecendo sempre no desenvolvimento cognitivo.
O projeto político pedagógico requer continuidade, reflexão do cotidiano, descentralização, democratização das decisões, o projeto requer resistências.
Edjar Dias de Vasconcelos.