Aprender a ensinar competências 2 capitulo, concurso para diretor, SP 2017.
Da atuação eficiente das competências a um determinado contexto.
Competência relacionada a ação eficiente, realização das tarefas e atividades.
Com máxima eficácia, função e desempenho técnico, aplicação de conhecimentos e habilidades, atitudes em contexto determinado.
As competências constituem em ações tríades compostas por áreas, do ser, do saber e do fazer.
Com efeito, a teoria é transportada a realidade prática, do mesmo modo, dialeticamente, ao contrário.
Com efeito, saber fazer é uma relação atitudinal, ações eficazes para o enfrentamento dos problemas em diversos campos específicos.
Importante desejar resolver os problemas, o processo é complexo, com múltiplas variáveis, com recursos cognitivos.
Utilização de conteúdos factuais, conceitos procedimentais e atitudinais, fundamental realizar uma análise de tarefas diversas.
Escolher impressões relevantes a respeito do contexto em referência, identificação de problemas a serem enfrentados em sequências e operacionais.
Importante aplicação dos conteúdos factuais, conceituais, atitudes de procedimentos inter-relacionados objetivando uma intervenção competente, eficaz a respeito da realidade.
Avalição das circunstancias e pessoas na integração dos saberes na realização dos procedimentos atitudinais.
O importante é a ação eficaz na solução dos problemas do ponto de vista dos aspectos praxiológicos.
Edjar Dias de Vasconcelos.