Como aprender competências, matéria para concurso de diretor SP 2017.
Antônio Zabala.
Magnífico pedagogo.
Defende a nova escola do século XXI.
Fundamentada em uma pedagogia sustentável.
Na perspectiva de um mundo globalizado.
Com efeito, as ciências e os conhecimentos.
Passam por profundas mudanças.
Com efeito, propõe em sua pedagogia.
Competências fundamentais.
Compostas essencialmente por eixos indispensáveis.
Que são basicamente.
Atitudinais.
Procedimentais.
Conceituais.
Níveis de cientificidade.
O ensino das competências tem como objetivo.
Preparar o aluno para agir, sentir e refletir os problemas.
Nas resoluções práticas da vida.
Portanto, trata se de uma educação integral do aluno.
Preparando o referido para situações concretas da vida.
Entretanto, sua pedagogia entendida como ingênua pelos dialéticos.
Por não colocar em questão os fundamentos do neoliberalismo.
O atual modelo de educação proposto.
Trata-se especificamente.
De como reformular a pedagogia tradicional.
A reelaboração dos currículos.
A disposição das metadisciplinas.
Qual a crítica de Zabala.
Os saberes científicos.
Não podem ser desarticulados com a vida real.
Com as exigências sociais contemporâneas.
O que é vivido pelo aluno.
Desse modo, é tarefa do professor tal articulação.
Da mesma forma, o projeto pedagógico da escola.
Sendo assim, a abordagem pedagógica.
Precisa ser formulada.
A partir da realidade praxiológica do aluno.
Uma educação que não compreende a realidade é uma anti-educação.
Reflete Antônio Zabala.
A preparação para a totalidade.
As questões fundamentais.
A realidade política social.
A questão física.
O aspecto emocional.
Cognitivo.
Desenvolvimento da linguagem.
O aluno precisa agir de forma segura.
Ser emocionalmente maduro.
Ser dinâmico e eficaz.
Desenvolvimento da orientação ética.
Com efeito, a escola deve recusar ensinar abordagens superadas.
Provenientes de pedagogias tradicionais.
Como a memorização dos conteúdos.
Com a finalidade da exposição do conhecimento.
A superação da prova de seriação.
Utilizando recursos diagnósticos.
A escola do século XXI.
Para Antônio Zabala e Laia Arnau.
Propõem um novo projeto político pedagógico.
Fundamentado.
Quando as metodologias de ensino devem substanciar-se em realidades contextualizadas.
Teoria e prática interligadas.
As competências e os conhecimentos.
Não podem ser separados.
Relacionando atitudes e habilidades.
Explicitarei em outros vídeos as competências necessárias.
Edjar Dias de Vasconcelos.