Como aprender competências, matéria para concurso de diretor SP 2017.

Antônio Zabala.

Magnífico pedagogo.

Defende a nova escola do século XXI.

Fundamentada em uma pedagogia sustentável.

Na perspectiva de um mundo globalizado.

Com efeito, as ciências e os conhecimentos.

Passam por profundas mudanças.

Com efeito, propõe em sua pedagogia.

Competências fundamentais.

Compostas essencialmente por eixos indispensáveis.

Que são basicamente.

Atitudinais.

Procedimentais.

Conceituais.

Níveis de cientificidade.

O ensino das competências tem como objetivo.

Preparar o aluno para agir, sentir e refletir os problemas.

Nas resoluções práticas da vida.

Portanto, trata se de uma educação integral do aluno.

Preparando o referido para situações concretas da vida.

Entretanto, sua pedagogia entendida como ingênua pelos dialéticos.

Por não colocar em questão os fundamentos do neoliberalismo.

O atual modelo de educação proposto.

Trata-se especificamente.

De como reformular a pedagogia tradicional.

A reelaboração dos currículos.

A disposição das metadisciplinas.

Qual a crítica de Zabala.

Os saberes científicos.

Não podem ser desarticulados com a vida real.

Com as exigências sociais contemporâneas.

O que é vivido pelo aluno.

Desse modo, é tarefa do professor tal articulação.

Da mesma forma, o projeto pedagógico da escola.

Sendo assim, a abordagem pedagógica.

Precisa ser formulada.

A partir da realidade praxiológica do aluno.

Uma educação que não compreende a realidade é uma anti-educação.

Reflete Antônio Zabala.

A preparação para a totalidade.

As questões fundamentais.

A realidade política social.

A questão física.

O aspecto emocional.

Cognitivo.

Desenvolvimento da linguagem.

O aluno precisa agir de forma segura.

Ser emocionalmente maduro.

Ser dinâmico e eficaz.

Desenvolvimento da orientação ética.

Com efeito, a escola deve recusar ensinar abordagens superadas.

Provenientes de pedagogias tradicionais.

Como a memorização dos conteúdos.

Com a finalidade da exposição do conhecimento.

A superação da prova de seriação.

Utilizando recursos diagnósticos.

A escola do século XXI.

Para Antônio Zabala e Laia Arnau.

Propõem um novo projeto político pedagógico.

Fundamentado.

Quando as metodologias de ensino devem substanciar-se em realidades contextualizadas.

Teoria e prática interligadas.

As competências e os conhecimentos.

Não podem ser separados.

Relacionando atitudes e habilidades.

Explicitarei em outros vídeos as competências necessárias.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/07/2017
Reeditado em 05/07/2017
Código do texto: T6046124
Classificação de conteúdo: seguro