Curvatura da vara, teoria pedagógica reprodutivista, matéria para concurso de diretor, SP 2017.
As teorias educacionais reprodutivistas são aquelas que consideram a educação sobre a sociedade, desconhecendo as determinações sociais no fenômeno educativo.
Desse modo, é uma teoria pedagógica que propõe não ser ideológica, segundo Saviani, são as mais ideológicas, pois justificam práticas de dominação.
Desse modo, a pedagogia cultural social crítica e dialética, defende o seguinte pressuposto, os fenômenos ideológicos estão implicitamente nas teorias pedagógicas não críticas reprodutivistas.
Com efeito, negar as ideologias, consiste exatamente em afirmá-las. Portanto, não é possível compreender a educação, desconsiderando os condicionamentos sociais e políticos.
Há nas teorias pedagógicas profunda dependência da educação em relação à sociedade.
Portanto, as teorias pedagógicas não críticas reprodutivas são ingênuas e não científicas. Sendo assim, são teorias ideológicas negativamente.
Então, a pedagogia reprodutivista não crítica, desenvolve a concepção invariavelmente a conclusão, que a educação consiste na reprodução da sociedade do modo em que está estabelecida.
Sendo assim, justifica a dominação política e a exclusão social econômica. Exatamente, essas teorias devem ser combatidas porque são ideologias políticas transmitidas no uso técnico do conhecimento.
Edjar Dias de Vasconcelos.