A gestão da escola, material para concurso de diretor, SP 2017.

Introdução gestão da escola.

Rosamaria Calaes de Andrade.

Contemporaneamente, necessário um novo paradigma a respeito da gestão da escola pública.

O novo perfil do dirigente, com formação complexa e conhecimento específico, não cabe mais a figura do gestor aventureiro, muito comum nas escolas públicas.

Com efeito, o novo perfil deve ser ancorado em três princípios fundamentais, autonomia, autocontrole e responsabilidade.

A essência da gestão é fazer a escola funcionar com eficiência, desse modo é necessário um gestor preparado academicamente.

Sendo assim, depende do exercício da liderança, a ideia fundamental do novo paradigma é o diretor gestor.

Portanto, é necessário saber como coordenar a escola ajudando na elaboração de um bom projeto político pedagógico, sem o qual não será possível a eficiência.

Não existe uma boa escola sem projeto pedagógico adequado, o projeto é eixo central do sucesso.

Todavia, é fundamental que o gestor tenha três caraterísticas, para obtenção dos resultados pretendidos.

Simplicidade nos procedimentos.

Objetividade na comunicação.

Transparência nas decisões.

Como se desenvolve uma escola eficaz.

A clareza na definição do projeto pedagógico, a escolha do grupo gesto, a escola não caminha com coordenadores despreparados culturalmente.

Indispensável observar a identidade da instituição com a realidade da comunidade, agrupando desafios. Portanto, considerar as dimensões entrelaçadas no espaço escolar.

Dimensão administrativa e humana.

Dimensão sociopolítica e cultural.

Dimensão pedagógica.

Em síntese, dado à complexidade a dificuldade do diretor gestor em conduzir a escola sozinho, é necessário escolher bem o grupo gestor por competência técnica e cultural.

Deve estabelecer no processo pedagógico uma gestão colegiada, substanciada em critérios técnicos.

O diretor e sua equipe devem investir diariamente na formação continuada, considerando três aspectos.

A competência humana, a sabedoria em administrar conflitos sem produzir novos conflitos, gestor produtor de conflitos inviabiliza qualquer projeto pedagógico.

Competência política intelectual, entender o sistema educacional como um todo, implicando na tomada de decisões eficientes.

Competência técnica, buscar subsídios objetivando inovações científicas, tecnológicas, fundamentais a eficiência do projeto pedagógico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/07/2017
Reeditado em 04/07/2017
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