A gestão da escola, material para concurso de diretor, SP 2017.
Introdução gestão da escola.
Rosamaria Calaes de Andrade.
Contemporaneamente, necessário um novo paradigma a respeito da gestão da escola pública.
O novo perfil do dirigente, com formação complexa e conhecimento específico, não cabe mais a figura do gestor aventureiro, muito comum nas escolas públicas.
Com efeito, o novo perfil deve ser ancorado em três princípios fundamentais, autonomia, autocontrole e responsabilidade.
A essência da gestão é fazer a escola funcionar com eficiência, desse modo é necessário um gestor preparado academicamente.
Sendo assim, depende do exercício da liderança, a ideia fundamental do novo paradigma é o diretor gestor.
Portanto, é necessário saber como coordenar a escola ajudando na elaboração de um bom projeto político pedagógico, sem o qual não será possível a eficiência.
Não existe uma boa escola sem projeto pedagógico adequado, o projeto é eixo central do sucesso.
Todavia, é fundamental que o gestor tenha três caraterísticas, para obtenção dos resultados pretendidos.
Simplicidade nos procedimentos.
Objetividade na comunicação.
Transparência nas decisões.
Como se desenvolve uma escola eficaz.
A clareza na definição do projeto pedagógico, a escolha do grupo gesto, a escola não caminha com coordenadores despreparados culturalmente.
Indispensável observar a identidade da instituição com a realidade da comunidade, agrupando desafios. Portanto, considerar as dimensões entrelaçadas no espaço escolar.
Dimensão administrativa e humana.
Dimensão sociopolítica e cultural.
Dimensão pedagógica.
Em síntese, dado à complexidade a dificuldade do diretor gestor em conduzir a escola sozinho, é necessário escolher bem o grupo gestor por competência técnica e cultural.
Deve estabelecer no processo pedagógico uma gestão colegiada, substanciada em critérios técnicos.
O diretor e sua equipe devem investir diariamente na formação continuada, considerando três aspectos.
A competência humana, a sabedoria em administrar conflitos sem produzir novos conflitos, gestor produtor de conflitos inviabiliza qualquer projeto pedagógico.
Competência política intelectual, entender o sistema educacional como um todo, implicando na tomada de decisões eficientes.
Competência técnica, buscar subsídios objetivando inovações científicas, tecnológicas, fundamentais a eficiência do projeto pedagógico.
Edjar Dias de Vasconcelos.