Pedagogia humanista, matéria de concurso para diretor de escola SP, 2017.
Humanista vem de humano, sensibilidade pela pessoa.
O professor um facilitador da aprendizagem.
Relacionamento entre aluno e o professor é humanizado.
Com empatia.
Portanto, apreço, confiança.
Sendo o aluno responsável pela aprendizagem.
Com efeito, o educando se autodesenvolve.
As estratégias ficam em segundo plano.
Estimula a curiosidade.
Aluno escolhe o que deseja saber.
Crítico de si mesmo.
Do mesmo modo do conteúdo proposto.
A pedagogia não é padronizada.
Muito menos a aprendizagem.
Portanto, os alunos aprendem o que querem aprender.
Avaliação efetiva se por meio da autoavaliação.
O educando, conhece o saber pela experiência.
Sempre com a valorização do sujeito.
Objetiva a autovalorização.
Com efeito, a autorrealização.
Como sempre um sujeito dialético.
Denominado do vir a ser contínuo.
O aluno cumpre a função primordial.
Em referência ao controle do comportamento.
Objetivando o espírito liberal educativo.
Sendo os principais teóricos.
Carl Rogers.
Alexander Neill.
Erich Fromm.
Edjar Dias de Vasconcelos.