O que é a pedagogia cognitivista, matéria para concurso de diretor, SP 2017.
Uma pedagogia cuja essencialidade é construtivista.
O uso cotidiano pedagógico por meio da linguagem.
A defesa da cooperação da aprendizagem entre os alunos.
O professor aquele que provoca ajudando o estudante a formular o conhecimento.
Entretanto, o sujeito da cognição é o aluno.
Portanto, pelo o mecanismo da autonomia.
O aluno assume o papel de investigador.
Aquele que pesquisa.
O professor tem o papel de orientador.
Que coordena e facilita a construção do saber por parte do aluno.
O aluno é o sujeito ativo cognitivo.
Também sintetizador.
Crítico e independente.
Com efeito, elaborador do entendimento.
A teoria pedagógica construtivista piagetiana.
Enquadra na perspectiva da teoria da cognição.
Uma epistemologia com implicações teóricas.
Um dos pressupostos fundamentais.
A inteligência se constrói.
A partir da experiência com o meio.
Sendo desse modo, uma pedagogia empírica indutiva.
Na compreensão das realidades materiais.
Todavia, as ações do sujeito da cognição.
São centrais nas formulações epistemológicas.
Portanto, em sintonia com a cognição construtivista.
A didática é fundamental.
Sustentada na investigação científica.
Por meio da experiência.
Efetiva-se a indução.
Sendo o meio problematizador.
O método entre o sujeito e a ação.
Ativo como construção.
Avaliação é extraída a partir do próprio método.
A teoria implica extrair se do aluno o domínio metodológico.
Verificando se o referido adquiriu-se as noções processuais.
Estabelecendo controles múltiplos.
Na assimilação do conhecimento.
Todo conhecimento para a pedagógica da cognição.
Estabelece a partir de formulações estruturais.
Paradigmas determinados.
O que se aprende é sintetizado por estruturais já existentes.
Na formatação da memória.
Provocando permanentes reestruturações.
Os grandes formuladores da pedagogia da cognição.
Jean Piaget.
Jerome Bruner.
Henry Wallon.
Edjar Dias de Vasconcelos.