O que é a pedagogia tradicional, matéria para concurso de diretor de escola, SP 2017.
Relação vertical entre professor e aluno.
O professor detém os saberes.
O aluno apenas receptor do conhecimento.
Essência pedagógica, transmissão de conteúdos.
Professor é o agente do conhecimento.
O aluno tão somente ouvinte.
Na avaliação o aluno tem que reproduzir tal qual foi ensinado.
Sem dialetização entre as cognições.
Metodologia de ensino.
Objetiva apenas a transmissão do patrimônio cultural.
Desconsidera os aspectos políticos socioculturais.
As aulas são sempre expositivas.
Conteúdos prontos, fechados.
Não admite a interação construtiva.
Com efeito, o aluno sempre passivo, como ouvinte.
Método expositivo, os alunos mantém-se no mesmo ritmo.
Com o mesmo tempo de processualidade.
Aprendizagem programada.
Uso do método maiêutico.
O professor a priori tem como finalidade chegar ao desejo planejado.
Os passos são dados.
Em consonância com objetivo proposto.
Avaliação.
A exata reprodução do conteúdo ensinado.
O que foi previsto.
Procura medir a quantificação assimilada.
A exatidão das informações.
O exame é um fim em si mesmo.
No Brasil objetiva tão somente o vestibular.
Demonstração do patrimônio cultural adquirido.
Síntese final.
Ensino prioriza a disciplina.
A formação intelectual de conteúdos abstratos.
A pedagogia tem como função.
Sistematização de conteúdos coercitivos.
Concepção estática do conhecimento.
A pedagogia tradicional.
Sempre condenada nas escolas públicas do Brasil.
Principais formuladores: Durkheim, Chartier, Snyders.
Edjar Dias de Vasconcelos.