O que é a pedagogia tradicional, matéria para concurso de diretor de escola, SP 2017.

Relação vertical entre professor e aluno.

O professor detém os saberes.

O aluno apenas receptor do conhecimento.

Essência pedagógica, transmissão de conteúdos.

Professor é o agente do conhecimento.

O aluno tão somente ouvinte.

Na avaliação o aluno tem que reproduzir tal qual foi ensinado.

Sem dialetização entre as cognições.

Metodologia de ensino.

Objetiva apenas a transmissão do patrimônio cultural.

Desconsidera os aspectos políticos socioculturais.

As aulas são sempre expositivas.

Conteúdos prontos, fechados.

Não admite a interação construtiva.

Com efeito, o aluno sempre passivo, como ouvinte.

Método expositivo, os alunos mantém-se no mesmo ritmo.

Com o mesmo tempo de processualidade.

Aprendizagem programada.

Uso do método maiêutico.

O professor a priori tem como finalidade chegar ao desejo planejado.

Os passos são dados.

Em consonância com objetivo proposto.

Avaliação.

A exata reprodução do conteúdo ensinado.

O que foi previsto.

Procura medir a quantificação assimilada.

A exatidão das informações.

O exame é um fim em si mesmo.

No Brasil objetiva tão somente o vestibular.

Demonstração do patrimônio cultural adquirido.

Síntese final.

Ensino prioriza a disciplina.

A formação intelectual de conteúdos abstratos.

A pedagogia tem como função.

Sistematização de conteúdos coercitivos.

Concepção estática do conhecimento.

A pedagogia tradicional.

Sempre condenada nas escolas públicas do Brasil.

Principais formuladores: Durkheim, Chartier, Snyders.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/07/2017
Reeditado em 02/07/2017
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