Nicoletti, Ensino: as abordagens do processo, concurso para diretor SP, 2017.

Nicoletti desenvolve a seguinte interrogação.

Qual a prática que fundamenta a ação de um docente.

Pedagogicamente.

A partir de tal formulação realiza uma abordagem teórica.

Epistemologicamente, a respeito das diversas tendências pedagógicas.

Com efeito, compara sinteticamente.

Diferentes abordagens.

Não definindo a qual deve ser utilizada.

No mecanismo do ensino aprendizagem.

Uma espécie de memórias múltiplas pedagogicamente.

Entretanto, Nicoletti define.

A pedagogia é um fenômeno complexo, múltiplo, com variáveis epistemológicas.

Humano.

Histórico.

Multidimensional.

Sendo desse modo, pedagogicamente.

Necessário considerar os aspectos.

Das diversas dimensões.

Humana.

Técnica.

Cognitiva.

Emocional.

Sócio política cultural.

O sapiens é produto de complexidades.

Dessa forma, Nicoletti.

Organiza uma grande sistematização.

Considerando as diversas tendências pedagógicas.

Pedagogia Tradicional.

Comportamentista.

Humanista.

Cognitiva.

Sociocultural.

Todavia, desconsidera a pedagogia escola novista.

Por entender que referida está presente.

Em diversas tendências escolhidas.

Por fim, esclarece a autora.

As teorias não são as únicas fontes pedagógicas.

Para uma ação de desenvolvimento do ensino aprendizagem.

Sendo assim é fundamental.

Uma ação proposta em reflexão de grupo.

No sentido de possibilitar a compreensão dos impasses pedagógicos cotidianos.

Em cada escola.

Defende articuladamente.

O que se entende por práxis pedagógica.

Os cursos permanentes de formação dos professores.

Por outro lado, as vivências e análises contínuas.

Em consonância com as diversas tendências pedagógicas.

Posteriormente, escreverei e explicarei cada tendência pedagógica sugerida.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/07/2017
Reeditado em 02/07/2017
Código do texto: T6043305
Classificação de conteúdo: seguro