Nicoletti, Ensino: as abordagens do processo, concurso para diretor SP, 2017.
Nicoletti desenvolve a seguinte interrogação.
Qual a prática que fundamenta a ação de um docente.
Pedagogicamente.
A partir de tal formulação realiza uma abordagem teórica.
Epistemologicamente, a respeito das diversas tendências pedagógicas.
Com efeito, compara sinteticamente.
Diferentes abordagens.
Não definindo a qual deve ser utilizada.
No mecanismo do ensino aprendizagem.
Uma espécie de memórias múltiplas pedagogicamente.
Entretanto, Nicoletti define.
A pedagogia é um fenômeno complexo, múltiplo, com variáveis epistemológicas.
Humano.
Histórico.
Multidimensional.
Sendo desse modo, pedagogicamente.
Necessário considerar os aspectos.
Das diversas dimensões.
Humana.
Técnica.
Cognitiva.
Emocional.
Sócio política cultural.
O sapiens é produto de complexidades.
Dessa forma, Nicoletti.
Organiza uma grande sistematização.
Considerando as diversas tendências pedagógicas.
Pedagogia Tradicional.
Comportamentista.
Humanista.
Cognitiva.
Sociocultural.
Todavia, desconsidera a pedagogia escola novista.
Por entender que referida está presente.
Em diversas tendências escolhidas.
Por fim, esclarece a autora.
As teorias não são as únicas fontes pedagógicas.
Para uma ação de desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Sendo assim é fundamental.
Uma ação proposta em reflexão de grupo.
No sentido de possibilitar a compreensão dos impasses pedagógicos cotidianos.
Em cada escola.
Defende articuladamente.
O que se entende por práxis pedagógica.
Os cursos permanentes de formação dos professores.
Por outro lado, as vivências e análises contínuas.
Em consonância com as diversas tendências pedagógicas.
Posteriormente, escreverei e explicarei cada tendência pedagógica sugerida.
Edjar Dias de Vasconcelos.