Concurso de diretor de Escola 2017, SP: Democratização do ensino em SP, A renovação dos Ginásios Vocacionais.
José Mário Pires Azanha.
O ensino vocacional realizado entre 1962 a 1968, em seis unidades escolares entre capital e interior.
Em razão da autonomia institucional pedagógico, foi possível a efetivação de um trabalho educacional diferenciado na rede.
Tinha como finalidade a renovação metodológica do currículo, objetivando a democratização da Escola.
A pedagogia vocacional estava preocupada com uma educação que levasse em consideração os problemas brasileiros e não os padrões culturais estrangeiros.
Desse modo, a pedagogia vocacional procurou considerar o jovem brasileiro situado em uma perspectiva de liberdade, nesse contexto nasce o desenvolvimento de uma pedagogia sustentada na Escola nova.
Dessa forma, o aluno como sujeito do processo, o professor instrumento estimulador, aquele que explicita as situações críticas.
Com efeito, os Ginásios Vocacionais recusaram a participar dos exames unificados, defendendo a democratização do ensino, concebia a educação intramuros, no plano pedagógico, não objetivava a defesa da ampliação das oportunidades.
A educação fundamentada na democratização do ensino, na defesa da liberdade do aluno, o que era muito atraente para os educandos e professores.
Portanto, a pedagogia aplicada não amais como extensão de oportunidades. Com efeito, a democratização, vista como ampliação das matriculas.
Edjar Dias de Vasconcelos.