Democratização do ensino paulista: José Mario Pires Azanha, concurso de diretor de Escola São Paulo, 2017.
O conceito de democracia analisada por Azanha, entendida em dois conceitos epistemológicos diferentes, democracia aplicada ao poder político. A natureza das relações do poder, democracia enquanto teoria pedagógica, uma Escola para todos.
O entendimento do segundo conceito de democracia objetiva uma Escola democrática, a compreensão referida. Nesse aspecto que Azanha propõe sua análise.
O esforço histórico para a democratização do ensino no Estado de São Paulo. Com efeito, a respeito de tal valorização que vamos entender a reflexão formulada.
A evolução de tal perspectiva, a partir exatamente de três acontecimentos. Reforma Sampaio Dória em 1920, uma educação mais republicana e liberal, contrariamente aos preceitos monárquicos.
Expansão da matrícula no ensino ginasial 1967-1969, uma educação conservadora, tradicional, entretanto politicamente liberal.
Por último, a renovação pedagógica designada por meio dos Ginásios Vocacionais.
As diferenças fundamentais entre as ideias propostas a democratização da Escola para todos, como expansão de oportunidades, a democracia como prática de liberdade, o que de fato não existia naquele momento histórico.
Na primeira significação, havia degradação em termos pedagógicos, em referência a democracia política. O conceito técnico etimológico da democracia, cheio de ambiguidades.
Expressão de um ideal democrático, no referido tempo histórico foi inexistente.
Anos 30 Estado ditatorial. 50 redemocratização, 64 Estado de Exceção.
Disputas ideológicas e as defesas opostas nas relações humanas.
Qual o significado pleno da democracia, a defesa do liberalismo. A educação vista na perspectiva do desenvolvimento econômico. Desse modo, o ideário ilusório do conceito democrático.
Nesse contexto Azanha procura buscar uma educação, cujo entendimento, a propaganda da educação para todos, como promoção de oportunidades. A Escola democrática pelo fato de ser para todos, tão somente com esse fundamento.
Portanto, nessa perspectiva que estuda a evolução do ensino no Estado de São Paulo, a partir exatamente de alguns fatos históricos:
A reforma Sampaio Dória em 1920, Manifesto dos Pioneiros em 1932, contexto da industrialização do Brasil, pelo modelo de substituição das importações.
A luta pela escola pública 1948-1961, redemocratização do país, expansão do ensino ginasial em 1967-1969, já na ditadura militar.
Então qual a ideia da reflexão, o entendimento da democratização do ensino, como política de ampliação para ascensão social, preparando a pessoa para o mercado do trabalho.
Portanto, em uma sociedade que vai deixando de ser rural, esse é conceito da educação como perspectiva democrática, objetivando a coletividade, uma educação para todos.
Em seguida as três perspectivas para as analises desenvolvidas pelo autor, Reforma Sampaio Dória. Expansão do ensino ginasial 1968-70. Por último A renovação dos Ginásios Vocacionais 1962-68. Portanto, serão vistas em outros artigos.
Edjar Dias de Vasconcelos.