É arte pura!
O aluno dos últimos tempos, se vê cheio de direitos e exige cada vez mais do educador, que por sua vez necessita moldar, redefinir ou alterar a maneira de educar, ou seja, aquele educar que antes possuía um padrão, um planejamento anual e tudo bem, mudou completamente, hoje educar é arte pura.
Esse quadro fez surgir a parceria professor – aluno. Uma aproximação que tem ganhado espaço a cada dia e levado o profissional da educação a adotar diferentes estratégias no ensinar.
Diante da falta de recursos e a grande cobrança dos próprios alunos, que sempre conhecem seus direitos, o professor lançou mão de outros métodos de ensino e com isso a brincadeira passou a ser uma maneira interessante e divertida de ensinar, pois assim os professores cumprem seu papel sem maiores stress e os alunos aprendem de uma maneira mais agradável, o que é melhor para ambas as partes.
Os diversos jogos e dinâmicas aumentam a concentração dos estudantes, desenvolvem outras habilidades, não acadêmicas, mas necessárias no dia a dia e o bom relacionamento interpessoal.
Além disso o professor sente-se ainda com a necessidade de ensinar os alunos a agirem de maneira autônoma, pois a tendência é que os adolescentes se interessem mais por atividades livres, ou seja, quando não são forçados a atuarem.
Essa constatação nos conduz a alguns pontos a serem considerados ao ensinar:
a) A liberdade: os adolescentes valorizam muito a liberdade de escolha, por isso se interessam mais por atividades escolhidas por eles mesmos. Daí a necessidade de dar a eles a liberdade de optar entre as atividades.
Aqui o professor deve ficar atento e não permitir que os alunos confundam liberdade com desordem, ou seja, as regras e limites impostos devem ser cumpridos.
b) Pedir ajuda: para se sentirem engajados e responsáveis pelas atividades propostas, é interessante que os alunos ajudem na elaboração das mesmas. Ao pedir ajuda aos alunos o professor está sinalizando que acredita na capacidade deles e que são necessários ao bom andamento das atividades que serão desenvolvidas. Daí a necessidade da escola investir em atividade que exigem a participação de todos.
c) A criatividade: algo que precisa estar presente em tudo que fazemos, a criatividade possui um papel muito importante ao se trabalhar com adolescentes, mesmo porque são mentes que possuem uma capacidade imensa em produzir. Se incentivados e considerados necessários nas atividades escolares eles se sentirão mais responsáveis com a escola.
d) Universo digital: esse é o mundo dos adolescentes desse século. Eles estão completamente inseridos nesse universo, assim tudo que fazem exige a internet, é assim que se sentem bem. Por isso é interessante que o conhecimento seja transmitido usando as mídias eletrônicas e redes sociais. O professor pode dizer o que pretende ensinar e depois pedir a opinião deles, tornando assim uma parceria bem harmoniosa entre eles.
e) Valor: o adolescente precisa valorizar seus dons, mesmo porque essa é uma exigência do mercado de trabalho, por isso desde criança, precisa ter “responsabilidade”. Uma criança deve ser estimulada a guardar seus brinquedos após essa ou aquela brincadeira e na adolescência saberá cuidar de seus pertences sem problemas, facilitando assim sua vida adulta.
Colocando em prática esses dons, ou seja, ensinando os alunos a se mostrarem interessados em aprender de uma maneira diferente, o professor conseguirá estabelecer uma relação de amizade entre eles, o que irá facilitar o aprendizado e tornar o trabalho do professor mais leve e agradável.
Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. Em Educação
O respeitar faz bem!