Teste
As questões abaixo foram formuladas para avaliar seu comportamento no meio social. Com elas pode se avaliar a sua capacidade intelectual e temperamento. Responsa e conheça um pouco mais você mesmo.
I -Dentre as 8 obras relacionadas qual não faz parte das sete maravilhas do mundo?
1- Jardins suspensos da Babilónia.
2-Pirâmide de Gizé
3- Cataratas do Niágara.
4-Estátua de Zeus.
5- Templo de Ártemis.
6- Mausoléu de Halicarnasso.
7- Colosso de Rodes.
8-Farol de Alexandria
II- Qual o nome só apóstolo substituiu Judas Iscariotes após ele te traído Jesus?
III- O sol é. Uma estrela de que grandeza?
V - Diamante e titânio possuem a mesma dureza?
IV- Plutão é um planeta?
VI- Panela de pressão, caldeira, reservatório de um compressor, sao vasos de pressão?
VII- Borracha é um derivado do petróleo?
VIII- A carteira de Habilitação categoria “E” permite a condução de veículos acima de 3500 quilos com reboque ou não, com capacidade desassorear mais de 8 passageiros além do motorista e também veículos ciclomotores?
IX- Maré é o movia então do mar que varia conforme a movimentação da lua?
X- Regra de três é uma forma de Calcutá o de percentagem?
Relação de acertos:
1- incapaz
2- desinteressado
3- desmotivado
4- raciocínio lento
5- medíocre.
6- relapso
7- esforçado
8- estudioso
9- desconcentrado
10- competente centrado.
1 e 2 são de temperamento Melancólico
2 e 3 são de temperamento colérico
4 e 5 são de temperamento sanguíneo
7 e 8 são de temperamento fleumático
9 oscilam pelos 4 temperamentos conforme o ambiente
10 tem perfeita simetria entre os temperados.
Cada ser humano possui qualidades marcantes que o torna tão individualmente diferente de seus semelhantes. Mas além das qualidades, cada um possui fraquezas, alguns com fraquezas que incomodam a muitos, outros com fraquezas que incomoda somente a ele mesmo. Esse conjunto de qualidades e fraquezas forma o temperamento.
Existem 4 tipos de temperamentos (existem outras ideias de 7 temperamentos, porém a de 4 é muito boa e precisa), são eles: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.
Por que é bom saber qual é o meu temperamento? Simples, em Gálatas 5:22 é listado o fruto do Espírito, e todo cristão tem que buscar maneiras de melhorar suas atitudes através do Espírito Santo.
Se eu sei qual é meu temperamento, eu consigo visualizar melhor meus defeitos, de repente eu percebo que tenho determinada atitude que nunca me dei conta, descubro também que uma franqueza por exemplo do melancólico é ser vingativo, eu posso ser melancólico e não ser vingativo, mas ficarei sabendo que tenho uma tendência para tal fato. Consegue entender o por que é interessante estudar os 4 temperamentos?
Outra coisa importantíssima é que se eu descubro o temperamento das pessoas com que em me relaciono, eu certamente saberei o que fazer e o que deixar de fazer para não magoar determinada pessoa.
Como eu descubro meu temperamento? Existe um site na net que tem um teste on-line, clique aqui pra fazê-lo, esse é bem simples e prático, porém existem outros. Na verdade se você quiser fazer um teste profissional, você deve procurar um psicólogo.
Depois se saber qual o seu temperamento, vamos então falar a respeito de cada um:
1. SANGUÍNEO
É sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.
Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.
Por não gostar de solidão e Ter grande convívio social, o sangüíneo sempre tem amigos. E são alvo de inveja de pessoas de temperamentos mais tímidos.
São bons vendedores, funcionários de locais de atendimento ao público, professores, conferencistas, atores, operadores, pregadores e ocasionalmente bons chefes.
Partes positivas e negativas do sanguíneo
Partes positivas: comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, companheiro, compreensível e crédulo.
Partes negativas: volúvel, indisciplinado, impulsivo, barulhento, inseguro, egocêntrico, exagerado e medroso,
Fraqueza e problemas causados pelo sanguíneo
Fraquezas: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente, Ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa.
Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.
2. COLÉRICO
É ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se autossuficiente e muito independente.
Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso.
Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória.
Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.
Partes positivas e negativas do colérico
Partes positivas: energético, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder nato e audacioso.
Partes negativas: intolerante, vaidoso, autossuficiente e insensível.
Fraquezas e problemas causados pelo colérico
Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.
3. MELANCÓLICO
É analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.
É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil.
É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal.
Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.
Partes positivas e negativas do melancólico
Partes positivas: habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, idealista, leal e dedicado.
Partes negativas: egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, antissocial, crítico, vingativo e inflexível.
Fraquezas e problemas causados pelo melancólico
Fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.
Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão a pessoa que tem ponto de vista diferente entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.
4. FLEUMÁTICO
É calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.
Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos, mas sempre encontram algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.
É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.
Partes positivas e negativas do fleumático
Partes positivas: calmo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata e bem humorado.
Partes negativas: calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido e desmotivado.
Fraquezas e problemas causados pelo fleumático
Fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.
Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.
Sabendo isso, você pode então orar e pedir para que Deus te ajude, dando maneiras de amenizar suas fraquezas e melhorar ainda mais suas qualidades.
Nosso Deus é um Deus de milagres, então acredite Nele que ele certamente te ajudará a ser uma pessoa melhor. Lembre-se que não existe temperamento melhor ou pior, pois cada um possui seu lado negativo e positivo, o que torna uma pessoa melhor ou pior é o quanto ela consegue melhorar em suas fraquezas.
Se gostou comente. Um grande abraço e volte sempre ao nosso blog.
Fiquem na paz de Deus