A dança como elemento dídático e pedagógico

A dança como elemento didático e pedagógico

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NOVAS, Celi Minas

Trabalho de Conclusão de Curso (mestrado) –2016. Ciências da Educação pela Universidade Columbia Del Paraguai Pedro Juan Caballero

Orientador: Prof. Sergio David González Ayala

RESUMO

O estudo da dança como elemento didático e pedagógico na escola tem como objetivo analisar a importância da dança no espaço escolar como melhoria do processo ensino aprendizagem. Nas escolas de Várzea Grande- Mato Grosso- Brasil, deparamos com alunos que praticam várias modalidades de dança e muitas vezes não é dado a importância a essa modalidade por não fazer parte do currículo da escola. A dança pode melhorar a vida de crianças, adolescentes e adultos podendo ser um elemento aglutinador no processo de melhoria da qualidade do ensino. O desafio da educação na atualidade é inserir todos os alunos no processo ensino aprendizagem de maneira que tenha sucesso na sua caminhada escolar. A atividade de dança pode ser um elemento dídático e pedagógico a ser inserido na escola como melhoria do processo ensino aprendizagem. Profissionais, gestores, pais e alunos devem ter a consciência de que o corpo não pode estar separado da mente. Dançar na escola pode ser um momento de descontração, aprimoramento, prazer, desenvolvimentos dos aspectos sociais, afetivos, cognitivos e culturais. Um ser humano que experimenta a dança seja ela qual for a modalidade pode ser considerado uma pessoa preocupada consigo mesmo e com os outros. Quem experimenta a dança pode a ser contagiada pela motivação, autoestima. A metodologia usada foi a técnica de estudo de caso, realizada na Escola Estadual Professora Marlene Marques Barros localizada no município de Várzea Grande MT. Foram entrevistados alunos, professores, coordenadores e pais dos alunos envolvidos em um projeto de dança desenvolvidos no âmbito escolar. A partir dos dados obtidos percebeu-se que a dança se faz presente na escola, porém de maneira singela. Este trabalho tem a intenção de despertar nos profissionais da educação a importancia de inserir a dança na escola.

Palavras - Chave: Dança. Melhoria do processo ensino aprendizagem. Escola.

Introdução

Esta investigação tem como objetivo apresentar a dança como elemento didático e pedagógico no espaço da escola. Vem demonstrar a importância e os beneficios da desta no processo ensino aprendizagem, como também amenizar a violencia, a evasão, a repetência no espaço escolar. Realizamos a pesquisa na Escola Estadual Professora Marlene Marques Barros localizada no Estado de Mato Grosso municipio de Várzea Grande.

Apresentaremos a dança como uma arte completa e benéfica para o ser humano. Escola é um espaço propício para o acontecimento desta modalidade haja visto que a dança tem o poder de transformar as pesssoas em seres humanos melhores em vários aspectos.

A presente pesquisa será de enfoque quali-quantitativo. Pretende-se descrever a realidade de uma mostra populacional específica.

DESENVOLVIMENTO

PATRÍCIA STOKOE (1980) considera a dança como um patrimônio de todos os seres humanos, na qual se manifestam a visão subjetiva sensível, estética e emocional de si mesmo, da sociedade e do mundo em que estão inseridos, utilizando como fonte e instrumento de expressão e comunicação seu próprio corpo, segundo as possibilidades deste.

SILVA (2003) salienta que a sociedade brasileira é formada por diferentes etnias, e a escola é um espaço que deve resgatar as danças folclóricas para que a cultura seja mantida de geração a geração.

O interesse por esse estudo ocorreu quando fiz minha especialização em 2001 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objeto do meu estudo foi (UM ESTUDO DO SIRIRI EM VÁRZEA GRANDE – MT (1970/1998). O siriri é uma dança regional do Estado de Mato Grosso as músicas são alegres e contagiantes os dançarinos em pares dançam em roda ou em coluna ao som da viola de cocho, mocho e ganzá. Ao témino da especialização comecei a realizar oficinas de dança de siriri na escola na qual estava trabalhando. Acredito que as danças regionais devem fazer parte do cotidiano da escola. Percebi que os alunos participantes das oficinas de dança estavam mais dispostos ao estudo como também mais sociáveis, solidários, alegres respeitosos, diminuindo assim a violência na escola. A partir dai percebi o poder da dança em modificar o ser humano para um vida de paz consigo mesmo e com os outros. No ano de 2004, trabalhando na escola pública do Estado de Mato Grosso como professora de História, tive a oportunidade de reunir algumas pessoas de alguns bairros de Várzea Grande- MT apreciadoras do dança de siriri e estruturamos uma Associação a AMFMT ( Associação das manifestações Folclóricas de Mato Grosso). Esta então passa a partir desse momento realizar oficinas de danças regionais nas escola de Várzea Grande – Mato Grosso. No Ano de 2007 até 2013 passei a fazer parte do projeto Qualidade de vida da Seduc/ onde participei de várias oficinas de dança de salão e dança do ventre. A partir de toda essa experiência com a dança considero-me hoje outra pessoa mais renovada, motivada e de bem com a vida profissional e familiar.

O corpo ajuda o aluno a aprender e que por toda a escolaridade deveria ser incentivado uma relação proveitosa com o corpo e o uso dele na aprendizagem. A dança é uma atividade puramente lúdica. O lúdico é considerado um dos recursos mais agradáveis interesantes e de resultado imediato para o auxílio da aprendizagem. No momento de ludicidade a criança e o adolescente vive seu corpo se relaciona com o outro e o mundo ao seu redor.

O espaço escolar ainda é considerado pelo aluno como um lugar que muitas vezes ele, não quer frequentar. Através das dança esse local passa então a ser acolhedor e mais do que isso prazeroso de permanecer. A evasão e repetência se faz presente no contexto escolar excluindo grande parte de nossos alunos. A dança pode ser um instrumento que a escola pode utilizar para amenizar a vilência a evasão e a repetência.

A DANÇA

PADOVAN (1995) menciona que a dança é uma atividade expressiva motora que desde a antiguidade foi considerada entre as mais educativas. Na sociedade era visto como um verdadeiro instrumento didático na escola e na vida social indispensável para conseguir a interdiciplinaridade.

“Por conseguinte, através da actividade coreográfica é possível um ou mais itinerarios históricos geográficos recolhendo analogias e fazendo confrontos entre as diversas culturas e os diversos ambientes. Por estas razoes, a dança além de inspirar, também se torna um precioso instrumento para o estudo e o aprofundamento de varias disciplinas, facilitando a sua ligação e concorrendo para atingir uma visão global do saber”. PADOVAN (1995, p.15).

Segundo PEREIRA (2001) a escola pode ser um lugar a se desenvolver a dança, como prática pedagógica com a intenção de melhorar o proceso ensino aprendizagem.

CUNHA (1992) afirma que a dança possui o poder de trabalhar varios segmentos do corpo para depois obter o movimento expressivo, com a possibilidade de integração do corpo, emoção, intelecto.

LOMAKINE (2003) retrata que a dança, como área de conhecimento (arte), dá ênfase à performace técnica; e como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo-cognitivo e socioafetivo. A autora salienta alguns beneficios da dança para o ser humano como:

• Promover o desenvolvimento e a manutenção de capacidades físicas, como agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência e ritmo;

• Promover o desenvolvimento positivo do aspecto socioafetivo do ser humano, despertando potencialidades como cooperação, socialização, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizade;

• Estimular o desenvolvimento do aspecto cognitivo das pessoas por meio de estímulos ao raciocínio, à atenção, à concentração, à criatividade, ao senso estético, à percepção;

• Melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, buscando energia, harmonia, equilíbrio, estímulos positivos, auto-estima e autonomia;

• Estimular a auto-expressão;

• Proporcionar a relação intrapessoal de maneira positiva;

• Experimentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si, aos outros e ao mundo.

OSSONA (1988) enfoca que a dança é importante no desenvolvimento da autoaceitação e admiração proporcionando a consciencia das possibilidades corporais de quem a pratica.

Segundo PADOVAN (1995) a dança em grupo desenvolve um sentimento de união e solidariedade.

“a dança é uma representação de grupo e como tal desenvolve neste um sentimento de união e solidariedade, redimensiona as manifestações egocéntricas e encoraja-os alunos mais tímidos e introvertidos” PADOVAN ( 1995. p. 09).

A DANÇA DESDE A PRÉ-HISTÓRIA AOS DIAS ATUAIS.

A dança é considerada uma das artes mais antiga, desde os primórdios, o homem dançava para tudo, sempre em forma de ritual e cada dança tinha um significado. Na evolução do homem esta arte também evaluiu em vários aspectos como nos movimentos, nas emoçoes, nas expressões. Em todos os momentos de sua existência o homem dançou nos momentos do seu nascimento à sua morte.

Não apenas jogos, mas celebração, participação e não espetáculo a dança está presa à magia e a religião ao trabalho e á festa, ao amor e à morte. Os homens dançaram todos os momentos solenes de sua existencia: A guerra e a paz, o casamentoe os funerais, a semeadura e a colheita. GARAUDY ( P. 13 )

FUX (1983) Afirma que em todas as etapas da vida do homem, desde a era primitiva até os dias atuais o movimento e a dança formam parte de uma necessidade motriz e espiritual.

GIFFONNI (1975) salienta que a dança acompanha o ser humano desde os seus primórdios. Na História a humanidade tem regularizado e reprimido a sua prática.

Na Pré-História as gravações e pinturas rupestres encontradas em diversos pontos do mundo aparecem cenas de dança do homem.

Na antiguidade as danças populares eram vistos por grande número de pessoas que as exibiam nas praças aos som de vários instrumentos musicais. Entre os hebreus a música e a dança estavam presentes em vários momentos da vida do povo.

Na idade média com o nascimento da burgusia e a avolução das cidades aparececeu um novo estilo de vida baseado em modelos exteriores e condicionado por aspirações voltadas para o êxito político e económico. A imagem de si era muito valorizada na sociedade burguesa. A educação, as instruções passaram a serem elementos fundamentais. Nesse processo de mudança a dança passa a ter um papel importante.

“A par dos estudos das artes liberiais direccionadas para o conhecimento da palavra como meio de expressão do pensamento (gramática) e para conhecimento das coisas (matemática, astronomía e música), a dança torna-se meio para aperfeiçoar o corpo e a alma, requisito indispensável para a boa educação das crianças…. Os primeiros testemunhos significativos sobre a dança na Idade Média aprerecem a partir do século XIV, quando aquela se encontra um lugar socail social preciso junto a nobreza e dos círculos ascendentes ligados à burguesía mercatil” PADOVAN ( 1995, p. 19).

Na idade média mesmo com as excomunhões a dança apresentava-se nos dias de festa diante das igrejas. Macdonald (1996) explica que às vezes pode parecer que a vida medieval era desagradável cheia de sofrimentos e trabalho árduo, mas as pessoas tinham dias de folga e frequentavam feiras, festivais, carnavais, e outras festividades do ano todo que fazia parte do calendário cristão como natal, a páscoa e os dias soltos. Segundo o mesmo autor era um momento de muita dança, comida e bebida.

As danças no renascimento surgem de forma majestosa onde os profissionais e mestres de dança eram altamente valorizados, o objetivo dessa profissão era estudar as possibilidades de expressão do corpo.

“Se o banquete representava o momento oficial de diplomático das grandes ocasiões, o espetáculo mais considerado é na realidade o baile, na qual damas e gentis-homens exibiam a sua arte de dançar aos alhos atentos do público e da corte….O papel social adquirido pela dança no seio da sociedade cortês, induz os nobres a contratar o mestre de baile, a título permanente, como educador, coreógrafo, mestre de cerimônias e encenador de festas…. Considerada uma atividade moral e educativa, e aconselhada como exercícios para o corpo e para o espírito, a dança torna-se um dos requisitos necessários a formação da dama e do cortesão e, como tal, ensinada desde a tenra idade”. PADOVAN ( 1995, p. 31).

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Na Idade Moderna no final do século XIX Isadora Ducan, tras para o palco a improvisação e a espontaneidade.

No Expressionismo Rudolf Vom Laban coreógrafo que viajou para Berlim Viena e Paris desenvolveu seu estudo liberando definitivamente a dança da música e do teatro.

OSSONA (1998) a dança é considerada uma arte milenar e faz parte das vivências de todas as culturas do planeta terra. Na Índia tinha carater religioso somente as pessoas do templo tinha acesso. PORTINARI (1989) na China os imperadores utilizavam como um instrumento de poder. No Japão a dança representava o veículo entre deuses e homens. Na Grécia a dança estava presente na consagração de vários deuses. No Brasil a dança apareceu no século XIX com as danças populares. Com a chegada da escola clássica no Brasil sendo a escola Municipal de Balé da Companhia Municipal de Balé do Rio de Janeiro (Pereira 1997) a primeira escola de dança.

PADOVAN (1995) menciona que na medicina no século XII a dança e a música era aconselhada pelos seus efeitos benéficos.

“Os Tacuina Sanitaris são manuais sobre plantas herbáceas e ciencias médicas, redigidos segundo o modelo de um famoso médico árabe do século XII Ubulchasym de baldach…. A par das propiedades terapêuticas das ervas e dos alimentos, da influência das estações e dos estados de espírito sobre a vida dos homens, em três dos cinco tacuina que chegavam até nós, é mencionada a rubrica “ tocar e dançar,” e na qual a dança é aconselhada, justamente com a música, pelos seus efeitos benéficos” PADOVAN ( 1995. p. 29).

GIFFONNI (1975) explicita que a dança nos Estados Unidos, para onde converge nos dias atuais a atenção dos povos, a dança é incluída em programas de ensino elementar, secundário, e superior.

Na África a dança se faz presente no cotidano dos africanos desde o seu nascimento até a morte.

“A dança está presente em todas as atividades cotidianas do homem e da mulher africanos: na caça, na pesca, no trato com a terra, nas cerimônias de casamento, de nascimento, nos rituais de passagem da adolescencia para a idade adulta e até mesmo na morte. A dança africana tem a mais variada gama de etnias, ritos e origens e conceitos. No Brasil, temos varios legados da dança africanas, não apenas no candomblé, no samba e na capoeira, mas também nos vários ritos e práticas do cotidiano, como: expressão de angustia, sofrimento, recordações, ânsia de liberdade, etc.”(MUNANGA. 2005 p. 139).

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA ESCOLA COMO MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

Segundo CINTRA (2007) na escola a dança tem um papel fundamental enquanto atividade pedagógica favorecendo um vínculo concreto de sujeito-mundo, permitindo na criança o desenvolvimento de atividades que motivam a produção de ação e compreensão beneficiando o estímulo para ação de decisão , fortalecendo a auto-conceito a auto-estima a auto-imagem a auto-confiança da criança.

FUX (1983) refere-se que integrando a dança no espaço escolar poderíamos formar indivíduos com menos medos e com a percepção de seu corpo como meio expressivo em relação à própria vida.

Segundo MARQUES (1995) a dança, enquanto arte, tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual. Na atualidade na escola a dança pode ser processada com qualidade, compromisso e responsabilidade.

GIFFONNI ( 1975) salienta que tanto a criança, como o jovem e o adulto podem adquirir conhecimentos gerais através da dança ou acumulá-los para bem desempenhá-las. A presença da dança nas escolas em todos os graus inclusive na universidade, só poderá beneficiá-los pondo em relevo o valor pessoal de cada indivíduo.

“A dança deverá contribuir para trabalhar com temas na transversalidade para resgatar os valores sociais tão necessários no contexto atual, onde objetos são mais valorizados que pessoas seres humanos a proposta é de um repensar num modo de conviver melhor. Começando consigo mesmo”. ( DULCE, p.92).

A dança envolve o lúdico e este é um recurso agradável e importante que auxilia na aprendizagem.

SILVA (2003) professora de educação física explica em sua monografia que a dança é uma arte que trabalha o aluno na sua totalidade tendo o poder de resgatar a sua auto-estima, sua coordenação motora, equilíbrio, naturalidade, resistência cardiovascular, força e noção de tempo e espaço. Esta autora salienta que o aluno que experimenta a dança vai poder sentir a sensação de liberdade criando movimentos próprios buscando a construção do conhecimento de si e dos autros.

ANDRADE (2001) explicita que a dança pode ser um complemento de formação pessoal além de desenvolver vários estímulos como: tátil, visual, auditivo, afetivo, cognitivos e motor.

“Mediante a dança é possível obter com facilidade uma melhoria notável da coordenação segmentar, ou seja alcançar a capacidade de usar os membros inferiores e superiores, quer independente quer na relação de uns com os outros.” (PADOVAN(1995. p.8).

Na revista Nova Escola apresenta uma reportagem sobre: Dança na escola uma educação pra lá de física explicita que meninos e meninas por volta dos 10 anos podem se tornar sedentárias e desta maneira podem contrair tensão no pescoço, coluna pouco ereta e desinteresse por esportes motivos que podem deixar pais e educadores em alertas. Uma das modalidades a serem impantadas na escola podem ser passos de danças e o alongamento que contribui para evitar a tensão. A dança é a única manifestação artísitica que realmente integra corpo e mente.

CASAVECHIA (1997) explicita que a dança se encaixa adequadamente em uma atividade que atenda as necessidades totais da criança atingindo o desenvolvimento integral tantos nos aspectos físicos, mentais e afetivos. Esta arte segundo o autor pode desenvolver as habilidades motoras da criança e ao mesmo tempo fazer com que esta possa perceber e reconhecer o seu corpo.

“Aprender do ponto de vista motor significa aprender controlar o aparelho motor e organizar os movimentos em relação às solicitações ambientais e as motivações... Mediante a dança é possível obter com finalidade uma melhoria notável da coordenação segmentar, ou seja alcançar a capacidade de usar os membros inferiores e superiores, quer independente quer na relação de uns com os outros.” (PADOVAN( 1995. P. 7.8)

Na revista Nova Escola apresenta uma reportagem sobre: Dança na escola uma educação pra lá de física. Nesta reportagem apresenta que enquanto mexem troncos, membros e braços os alunos aprendem a conhecer o seu corpo. Acrescenta também que a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização considerada um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar timidez.

SANTOS (2003) justifica que um dos grandes desafíos da educação hoje é buscar solução para que todos os alunos possam aprender de forma satisfatória. A verdadeira educação é aquela preocupada em formar o homem para a vida, uma educação voltada para a escolarização como também para uma educação que os prepare para enfrentar as transformações da nossa sociedade no século XXI. A dança pode ser utilizada como uma proposta pedagógica pois essa arte contribui para a formação integral do aluno.

FREIRE (1991) xplica que se o corpo e espírito não andassem tão separados os homens seriam mais sensíveis e mais inteligentes.

Nas escolas na atualidade alguns profissionais da educação ensaiam algunas coreografías de dança para serem apresentadas nas comemorações da escola. Existe um profissional para essa atividade de acordo com o PCN na escola que é o professor de arte e educação física. O que se percebe é que pouquíssimo professores destas disciplinas realizam em suas aulas a atividade de dança devido à falta de conhecimento de como inserir essa modalidade em suas aulas.

Nos espaços escolares a dança se faz presente, porém de forma modesta. Esta modalidade não é inserida no espaço da escola de maneira ampla por falta de profissionais capacitados para realizar as aulas. Muitas vezes o espaço da escola não é adquado para tal atividade e os materiais para o uso são inadequados ora os gestores por falta de esclarecimento não incentivam as aulas de dança no espaço escolar.

CINTRA ( 2007) explica que a dança deve ser uma atividade integradora das disciplinas.

“A dança deve caber na escola como integrador das artes que são tantas e o que está contido nas entrelinhas que compoem cada obra sugerindo opções interdiciplinares adentrarem e contribuindo com destaque nas parcerias.” (CINTRA p.92).

PERES et.al (2001) aponta que a principal razão que dificulta o acontecimento da dança no espaço escolar é a falta de conhecimento dos profissionais combinado a ausencia de materais adequados.

“No ensino da dança é muito importante a força de vontade e o espírito de busca… Seria fundamental participar de cursos para suprir as dificuldades do professor trabalhar a dança no espaço da escolar.” (PERES et.al p.24).

STRAZZACAPPA (2001) afirma que a deficiência da dança no espaço da escola na maioria das vezes se deve ao despreparo do professor para realizar tal tarefa.

Segundo MARQUES (1997), a escola pode oferecer parâmetros para sistematização e apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos da dança, elemento essencial para a educação do ser social. Para que isso acontece de forma satisfatória é preciso que todos os profissionais da educação fiquem cientes da importancia dessa modalidade para o desenvolvimento global de quem as pratica. Os profissionais da educação com a intenção de inserir a modalidade de dança na escola devem buscar o conhecimento da dança na teoría como na prática e os gestores das unidades devem dar suporte para que estes profissionais possam desenvolver a modalidade de dança no espaço escolar.

GIFFONNI (1975) explicita que a educação compreende aprimoramento físico, moral e intelectual ao mesmo tempo. Esta autora afirma também que a dança é a atividade física elevada e a mais completa das artes. Segundo esta autora a educação compreende aprimoramento físico, moral e intelectual a um só tempo. O desenvolvimento funcional do sistema nervoso depende da atividade dos músculos e orgãos que com ele se realacionam. A atividade muscular é ao mesmo tempo atividade nervosa. De todas as formas de exercícios a dança é considerada uma das mais acentuadas a concorrerem para o aperfeiçoamento integral do ser humano. No valor físico melhora as funções respirtórias, circulatórias, digestivas, proporciona o crescimento moral e saúde, aperfeiçoa o sitema muscular e nervoso.

GIFFONNI (1975) salienta também que a esta modalidade pode restaurar as forças de um organismo debilitado, a reação e os movimentos provocados por essa arte exige a coloboração de varias partes do corpo como: pés, pernas, cabeça, mãos, tronco e braços.

No valor moral GIFFONNI ( 1975) apresenta que quem pratica a dança pode ter mais entusiasmo, dómínio de si, iniciativa, perseverança, senso de ordem comum e cavalherismo, solidariedade, cooperação, disciplina, responsabibilidade, iniciativa, coragem, companherismo, dinamismo e na formação do caráter. No valor o mental são exercitadas e desenvolvidas como raciocinio, atenção, imaginação, memoria. No valor social favorece as relações pessoais, estreitamento de amizades, desenvolve o intercâmbio social, camaradagem, delicadeza na maneira de se expressar e agir. Esses hábitos adquiridos são depois reproduzidos na sociedade. No valor cultural transmite a idéia e costume de uma geração a outra. No valor recreativo alivia tensão, faz esquecer aborrecimento, alivia a pressão, desafoga as tensões e preocupações restaura o equilibrio emocional, proporciona a higiene mental. No valor terapéutico auxilia na eliminaçao da tensão nervosa, possibilita a confiança em si mesmo, autoconfiança, a descarga de impulsos inconvenientes, correção de defeitos de ordem nervosa ou muscular, pode constituir um precioso auxiliar na recuperação de certos tipos de doenças mentais.

EHRENBERG (2008) aponta que a dança pode ser um canal educativo podendo fazer parte de uma proposta educativa pedagógica real com conteúdos voltados para a formação integral dos educandos.

PADOVAN (1995) menciona a dança como uma melhoria da capacidade de memorização.

“Reviver mentalmente uma imagen motora ( uma parte da dança ou uma coreografia inteira) além de contribuir para a melhoria da já citada capacidade de memorização desenvolve a capacidade de construir modelos e em particular de memorização, desenvolve a capacidade de construir modelos e, em particular, a representação mental de situações dinámicas” (PADOVAN (1995. p. 09).

BARBOSA (2010) salienta que a dança precisa se encarada como um conteúdo importante para a formação do indivíduo em todos os seus aspectos, deixando de ter relevância apenas para as festividades, com caráter extracurricular.

Nas escolas a dança se faz presente de maneira tímida. Os profissionais que ministram a aula de dança ainda estão com muita dificuldade de inserir essa modalidade no contexto escolar. Segundo Peres et.al. (2001) o que dificulta os profissionais desenvolver a dança nas escolas é a falta de conhecimento combinada a ausencia de instalações e materiais adequados para tal modalidade.

Na revista do professor Nova Escola (2005), apresenta a reportagem Dança na escola. Uma educação para lá de física afirma que a dança é um ótimo recurso para o desenvolvimento da linguagem diferente da fala e da escrita, aumenta a sociabilidade do grupo e quebra a timidez. Para ministrar essa atividade a sala precisa ser limpa, bem iluminada e ventilada. Para as aulas serem agradáveis e produtivas é preciso estar com roupas leves e confortáveis e hidratar o corpo como qualquer outro esporte.

Na escola a dança ainda é desconhecida é visto por muitos profissionais da educação como uma ameaça à educação tradicional.

Segundo SANTOS (2003) o praticante da dança é estimulado a criatividade por meio de conteúdos que são bem mais complexos que a reprodução de repertórios prontos, garantindo um aspecto imprevisível. Esses processos criativos parecem representar uma grande ameaça para a tradicional educação, deixando assustados os profissionais que são a favor de um ensino sem surpresas. Então a dança nessa perspectiva de pensamento acaba se encaixando nos modelos de educação por ser uma arte desconhecida da escola.

Por que ensinar a dança na escola? Segundo SANTOS ( 2003) a dança possui um grande potencial educativo.

MARQUES (1997) diz que a dança serve de apoio para conter a agressividade dos alunos e que por meio desta os alunos tem oportunidade de conhecer e valorizar os costumes do povo.

Na revista linha Direta apresenta o programa Arte-educação, Cultura e Cidadania e o Projeto Ibero-americano de Teatro e Infantojuvenil nesse programa fica claro que a aprendizagem da arte e da cultura nas escolas constitui umas das estratégias mais importante e poderosa para a inclusão da cidadania plena. Esta contrubui de maneira decisiva para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. (p. 24)

CINTRA (2007) explica que nas escolas onde a dança passou a ser inserida os professores perceberam grandes mudanças de comportamento em seus alunos: diminuíram as faltas, houve maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares e os alunos estavam mais motivados a permanecerem na escola.

FUX (1983) A dança sendo proposta no sistema educacional seria de grande importância e teria um grande significado para nossas escolas públicas. E para que essa modalidade possa ter sucesso seria extremamente importante preparar os educadores através de seminários e cursos.

PETRI (2003) aponta que o objetivo da dança na escola não é ter um aluno ator um aluno pintor ou outra profissão mas sim criar oportunidade de descobrir o mundo para si próprio, tendo percepções para descobrir-se como sujeito de sua própria História e não um objeto dela.

Segundo FAHLBUSCH (1990) os movimentos da dança podem levar os alunos a criatividade e espontaneidade.

PADOVAN (1995) salienta os beneficios que a dança pode proporcionar no praticante desta arte.

“mediante a prática da danças do repertorio tradicional é possível melhorar a função cardiorespiratória e reforçar a força muscular…. A dança contribui para melhorar gradualmente a capacidade de executar movimentos no tempo, e para criar uma consciencia rítmica pessoal e de grupo”. PADOVAN (1995. p. 10.12).

GIFFONNI (1975) explica que outros valores podem ser adquiridos com a dança como a educação dos ritmos, o espírito criador, e o desejo de perfeição.

SILVA (2003) salienta que o professor quando insere a dança em suas aulas o mesmo estará ampliando a visão do aluno em sua totalidade e interdependência dando novas possibilidades para a busca do novo e também lhe oferecendo a valorização de sentir, pensar e agir.

OS BENEFÍCIOS DA DANÇA EM VÁRIAS FASES DA VIDA

Segundo GIFFONNI (1975) a dança pode ser indicada em várias fases da vida do ser humano, na infância, na adolescência e na fase adulta.

FUX (1985) afirma que todo o ser humano tem necessidade de mover-se, a expressão e a criação são próprias do ser humano. Quando uma pessoa é incentivada a se expressar mais beneficios obterá em sua vida em sociedade. Na infância desperta o interesse, alegria, liberdade de ação e movimento, contribui para a saúde mental, auxilia no amadurecimento emocional, elimina a timidez a agressividade, ajuda na obtenção do autodominio da vasão ao espírito de aventura de liderança, iniciativa, enfim desenvolve a formação do caráter e da personalidade.

“Durante a educação infantil, a necessidade de movimentar-se é mais respeitada pela escola: o corpo é usado em brincadeiras, em atividades de artes, de música etc. A criança pode correr, pular, espreguiçar-se sem censura alguma”. ( p. 21 ) Revista professor nova escola . Como as crianças aprendem ( janeiro 2005)”

Ao dançar na infância exercita-se a psíquica física, social e artística e também proporciona a coordenação neuromuscular. Enfim satisfaz a necessidade dinamica vital na criança. No ponto de vista da sociabilidade oferece valiosa contribuição na fase de adaptação entre o lar e a escola.

A dança pode ser considerada um brinquedo que pode transformar as aulas.

E este brinquedo que é a dança tras felicidade e recordações a criança. Os alongamentos e reflexões já unidos atuam com a palavra em um todo e eles se encontram em seu mundo, não contamindo e com a força riquíssima de movimento que lhes são novos. Logam chegam, as novas canções e vão transformando a aula (FUX p. 70).

Uma criança que fica muito tempo sentada estático sem movimentação segundo Levin (2005) pode causar a hiperatividade um dos distúrbios da aprendizagem, anorexias, bulimia e de depressao infantil e dores musculares.

Na revista do professor Nova Escola apresenta uma reportagem sobre: Educação não tem cor afirma que os projetos bem elaborados podem combater o preconceito racial que existe na escola. O trabalho de educação anti-racista deve começar na educação infantil. A dança pode ser um elemento agregador para o combate ao preconceito.

Se a linguagem do corpo é especialmente destacada nas séries iniciais, porque não apresentar danças africanas, jogos como capoeira, e música, como sambam e maracatu. Revista nova Escola ( p.51).

PADOVAN (1995) explica com a prática da dança, o ser humano poderá conhecer e assimilar as diversas épocas (medieval, renascentistas e barroca) e de varios estilos (erudita, tradicional, jazz.)

Na adolescência nesta fase de transformação anátoma-fisiológica e psíquicas são tão acentuadas. Os benefícios para o praticante da modalidade de dança são o melhoramento do funcionamento orgânico, colabora para a correção de má postura, proporciona o prazer. A dança pode constituir uma das formas de recreação mais importante para preencher as horas de lazer desviando os adolescentes da ociosidade que os leva aos maus caminhos e a delinquência.

FUX (1985) afirma que na adolescência a dança pode ser encarada como dançaterapia. Nesta fase em que os ritmos de crescimento físico e psíquico desequilibram muitas vezes é através da dança que o praticante adolescente consegue expresar-se cada vez mais, sentem mais livres, seu corpo melhora, adquire segurança e beleza ao mesmo tempo. Através do corpo que dança o adolescente descobre que pode ser criador de seu próprio mundo modificando sua relação com o corpo e com o mundo.

FUX (1985) salienta que para se expresar-se não há limite de idade e uma pessoa pode apoderar-se da dança e ter seus beneficios como alegria e aceitação.

"Uma pessoa adulta pode integrar-se com o seu corpo para conseguir reconhecer as possibilidades insuspeitadas que afloram mediante o estímulo da música, da percussão ou da palavra. Depois as vai transformando lentamente a medida que aceita seu corpo maduro e sente que responde e se vê estímulado por movimentos que descobrem energia criadora. Sente-se que angustia produzida pela idade e falta de mobilização entram em outra etapa através destes encontros. Estas mudanças, que logo utiliza na improvisação, torna possíveis desenvolver no adulto seu mundo interno, o qual se transforma em alegria e aceitação” (FUX. 93).

Na idade adulta existem profissões que exige esforço exagerado mental e físico, sem uma pausa ou recreação este adulto pode se tornar em um neurótico e desajustado. Ao dançar o adulto distrai mantem a forma física, proporciona descanso mental e diminui a tensão. Segundo GINFFONNI (1975) a falta de recreação pode levar a distração em meios poucos recomendáveis como bebidas e entorpecentes. Na fase adulta a dança constitui um modo de restaurar o desgate produzido pelos afazeres e obrigações. Pela sua elevada ação recreativa e terapéutica constitui um modo de restaurar o desgaste adevindo dos afazeres e obrigações.

“Por outro lado as leis trabalhistas tendem a diminuir as horas de trabalho e ampliar os de folga. E preciso programar recreação organizada para que não sejam mal empregados os momentos livres. Dentres as atividades recreativas a dança é uma das mais vantajosas e oportunas” ( GINFFONNI p.27).

A necessidade do adulto se expressar–se através de seu corpo é uma necessidade imperiora, pois com o passar dos anos, adulto especialmente, restringe seus limites corporais e psicológicos. Segundo FUX (1985) somente arrancando e desenvolvendo as possibilidades internas e físicas que temos, podemos equilibrar-nos quer dizer, devemos buscar a integração com os seres humanos.

FUX (1985) a criação na dança trás benefícios para a criança, adolescente e os adultos com maior conhecimento de si mesmo, segurança e alegria de reconhecer os movimentos produzidos.

“Tenho grande satisfação cada vez que comprovo que, graças à improvisação e a comunicação das experiências individuais, se adquiri um sentido grupal, onde todos colaboram, e que é recebido pelo grupo transformador em alegria todo o impulso criador que cada um leva dentro de si”. ( FUX p. 99).

Na revista Nova Escola apresenta uma reportagem sobre: Dança na escola uma educação pra lá de física salienta que a dança pode ser realizada com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de artes e educação física, com a perspectiva de levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço.

“Através da dança o indivíduo é posto numa contínua e sistemática relação com o espaço. Essa facilita a tomada de consciência do “espaço e ação” e a capacitação de desfrutá-lo racionalmente em relação a figura de executar.... A dança favorece também a aquisição de conceitos relativos ao tempo, definindo a duração de um espaço ( lento, rápido) e a sequência de açções ( antes / depois). PADOVAN ( 1995.p. 9)

Neste mundo de mudanças constante horário para serem compridos sem descanso com trabalhos excessivos para sobrevivência. Tudo gira na medida do tempo para inciar e terminar. Nesse constante vai vem asoberbado o humano é deixado de lado e estres invade o seio das famílias não escolhendo idade. Pessoas apressadas e atoladas nos ofícios se esquecem de si mesmo onde corpo e mente vai abrindo porta para os estres causando doenças a humanidade. Muitos ao invés de desacelerar, buscam caminhos para desistressar apoderam de vícios para relaxar como bebidas e entorpecentes.

Na escola não foge essa regra professores com alta carga de trabalho muitas vezes sentem estressados sem motivação e isto implica de forma desastrosa no processo de ensinar. Alunos desinteressados com falta de motivação, estímulo e baixa produtividade. Seria a dança um ação que pode ajudar a reverter esse processo?

De todos os estudos realizados pelos pensadores a dança tem seus benefícios e esta pode ser considerada um elemento com poder desastroso contra o estres em toda a fase do ser humano. Quem experimenta sabe do seu potencial revigorando corpo e alma. Chega aos ouvidos e invade o corpo inteiro causando a sensação de prazer visualizando a vida com outros olhos. Qualquer pessoa pode experimentar a dança, cada um pode praticar no seu limite no seu tempo.

A DANÇA E OS PENSADORES.

Na teoria das inteligências múltiplas, abordada pelo cientista norte americano Howard Gardner salienta que se a criança for estimulada em suas inteligências múltiplas esta terá um ganho na autoestima com abertura para a aprendizagem.

PADOVAN (1995) explica que a psicomotricidade quando acompanhadae um a som e do ritmo desenvolve a capacidade de interiorizar e apropriar-se de conceitos topológicos e espaco temporais.

Os estudos sobre a psicomotricidade estão ajudando a pedagogia renovar-se ea a definir novos princípios para o ensino. O francês psicólogo e filósofo Henry Wallon (1879- 1062) em meados de 1920, apresentou uma idéia de que o movimento do corpo tem caráter pedagógico.

“o esclarecimento da importância da psicomotricidade no desenvolvimento que a teoria walloriana oferece permite uma compreensão diferenciada para a organização pedagógica. O movimento infantil tem um sentido muito distinto daquele presente no adulto e é promotor do desenvolvimento da criança. O educador que se mantiver atento as essas manifestações da criança terá elementos extras para compreender e manejar os processos de aprendizagem.” ( GRATIOT, 2010 p.28).

O professor pode colocar a busca pelo saber acompanhado de movimento? Em 1950 a psicomotricidade aparece como um campo definido de pesquisa. Julián de Ajuriaguerra psiquiatra definiu a psicomotricidade como sendo a ciência da saúde e educação. Em entrevista à revista Escola o argentino psicólogo e psicomotricista Esteban Levin explicam que o corpo pode ajudar o aluno a aprender e que os movimentos corporais sejam incluídos nas atividades de todas as disciplinas. O argentino explica que os movimentos e a imagem que se tem desse corpo são fundamentais na aprendizagem e na formação geral do ser humano. No 9º congresso de psicomotricidade realizado em 2014 no Brasil ele afirma que o educador pode explorar a agitação natural da criança para ensiná-la a ler e escrever como também a aprender as mais diversas disciplinas.

Na entrevista á revista Escola LEVIN (2005) diz que o movimento corporal é importante no processo ensino aprendizagem, pois o gesto e corpo são fundamentais para a formação integral da pessoa. Ao nascer a criança conhece a si mesma e aos outros através da linguagem corporal. Esses movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que fica a nossa disposição quando necessitamos. Este autor aponta que na educação infantil a escola costuma considerar o corpo no processo de aprendizagem, porém quandoo chega na (1ª) primeira série existe um problema, os professores exige uma postura diferente do que era permitida até então os alunos são colocados em carteiras e precisam ficar quietos e os momentos do uso do corpo ficam restritos ao horário de educação física e recreio.

Em entrevista a revista Escola LEVIN (2005) explicita que o estudo deveria estar totalmente ligado ao movimento corporal. Quando uma criança é obrigada a ficar com o corpo estático pode causar a hiperatividade considerada um dos distúrbios de aprendizagem. Os comportamentos repetitivos sem significados podem acarretar quadros de anorexia, bulimia, depressão e dores no corpo. Para solucionar esse problema o autor explica que o corpo deveria ser usado por toda a escolaridade. Esse mesmo autor explica que os movimentos na escola podem colocar em destaque a disciplina de educação física onde os professores devem prestar atenção no movimento psicomotor dos alunos. Outros professores de outras disciplinas devem oferecer opções para a criança adquirir conhecimento com o uso de movimento corporal. Neste contexto as disciplinas podem dialogar com o professor de educação física, onde pode acontecer a troca de experiências com o aparecimento de idéias fantásticas reunindo então as áreas do conhecimento.

LEVIN (2005) em entrevista a revista Escola salienta que na era das tecnologias crianças e adolescentes ficam em casa sentadas fazendo uso do computador e TV e quando chega na escola também ficam sentadas em carteiras e quando vão usar o corpo? O autor afirma que para se ter um aprendizado mais efetivo é preciso contato direto com os objetos e a interação com o outro. Este psicólogo afirma que as criança de hoje não são as mesma estudada por Jean Piaget ou qualquer outro teórico. É necessário repensar as teorias e práticas e a começar a preocupar com o uso excessivo da tecnologia chegando a fase adulta sem a experiência do brincar corporal.

Os pressupostos da psicanálise assegura que nós somos seres integrados Cognição, afetividade e movimento. WALLON (2010) aprofundou na afetividade geneticamente. Salienta que na criança os acontecimentos à sua volta estimulam tanto os movimentos do corpo quando a atividade mental, interferindo no desenvolvimento. .

LEVIN (2005) explica que os gestos e o corpo são fundamentais para a formação para a formação do ser humano na sua totalidade. Ao nascer a criança conhece o mundo através do corpo. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber mas que podemos usá-los quando necessários. Segundo este autor o estudo deveria estar totalmente ligado ao movimento corporal.

VERDARI (1998) enfoca que a negação dos corpos está ficando no passado e que na educação se faz necessário uma renovação pedagógica que privilegie a inserção corporal, uma educação que busque novas trilhas sem medo de tornar vivos seus aprendentes. Esta autora salienta, que as escolas devem se engajar numa pedagogia pós- moderna pautada na valorização da corporeidade. A inserção da dança na escola seria provocar situações em que as criançãs possam utilizar o seu corpo por inteiro e descubrir, através de experimentações as ações que dela possa fluir.

A DANÇA E A LEGISLAÇÃO

Na década de 90 surge os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (BRASIL1997) apresentando um referencial para a educação em todo o país. Nesta proposta aparece as orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa da escolarização desde o ensino infantil até o ensino médio.

Segundo os PCN da disciplina de Arte a dança desenvolvida na escola pode trazer vários benefícios à criança.

“A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidadede movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá- lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade”. PCN p.49

Os esportes, as lutas, as ginásticas e a danças devem fazer parte do planejamento da disciplina de Educação física de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

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“Num país em que pulsam a capoeira, o samba, o bumba-meu-boi, o maracatu, o frevo, o afoxé, a catira, o baião, o xote, o xaxado, entre muitas outras manifestações, é O enfoque neste item é complementar ao utilizado pelo bloco de conteúdo Dança, que faz parte do documento de Arte. O professor encontrará, naquele documento, mais subsídios para desenvolver um trabalho de dança, no que tange aos aspectos criativos e à concepção da dança como linguagem artística. Surpreendente o fato de a Educação Física, durante muito tempo, ter desconsiderado essas produções da cultura popular como objeto de ensino e aprendizagem. A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem” .(PCNs de Educação Física p. 71,72)

No Brasil no ano de 1996 a Lei de diretrizes e Bases (LDB) estabaleceu o ensino obrigatório de Arte em territorio Nacional e em 1997, foram incluída a dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997), sendo reconhecida nacionalmente como forma de conhecimento a ser trabalhado no espaço escolar.

[...] a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e com os outros explorarem o mundo da emoção e imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres. (PEREIRA, 2001, p. 61).

Analisando a conjuntura mundial e brasileira revelou-se à construção de uma educação básica voltada para a cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais nasceram da necessidade de se construir uma referência nacional para que o ensino possando a ser discutido e traduzido em propostas regionais. A meta educacional está estruturada em projetos educativos nas escolas visando garantir, a todos os alunos em quaisquer regiões pais, o direito de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção de sua cidadania.

Para combater preconceitos e promover a igualdade os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN) orientam a promoção da igualdade em um dos temas transversais, pluralidade Cultural. Outro passo importante foi propiciado coma lei 10.639 onde determina que a História da África seja trabalhada em perspectiva positiva.

O racismo é considerado um dos graves problemas de nossa sociedade brasileira. O Brasil tem um grande desafio pela frente o de mobilizar todas as suas forças para combatê-lo. A educação ocupa um espaço de destaque para o combate do racismo. As danças africanas segundo MUNANGA (2005) podem ser oferecida no espaço escolar como um instrumento de promover a igualdade e combater preconceitos.

“ No entanto, cremos que a educação é capaz de oferecer tantos aos jovens como os adultos a possibilidade de questionar de desconstruir os mitos de superioridade e inferioridade entre os grupos humanos que foram introjetados neles pela cultura racista na qual foram socializados. Apesar da complexidade da luta contra o racismo que consequentemente exige varias frentes de batalhas, não temos dúvida de que as transformações de nossas cabeças de professores é uma tarefa preliminar e importantíssima” ( MUNANGA .2005. p. 17).

A escola deve ser considerado um espaço de valorização dos saberes de cada camunidade. Segundo as Orientações Curriculares Nacionais de Mato Grosso (2010), a escola deve considerar o que o aluno trás consigo bagagem de manifestações culturais presentes em seu corpo construído pelas vivências de jogos, danças, lutas, ginástica e esporte, entre outros nos diferentes espaços e interações socioculturais. Contudo a escola deve valorizar a cultura no ámbito nacional e regional.

Resultados

Na Escola Estadual Professora Marlene Marques Barros vem desenvolvendo o projeto de dança na escola com o objetivo de melhorar o processo ensino aprendizagem dos alunos. As modalidades de dança são: dança regional do siriri dança do chorado, dança de salão, dança afro, dança do ventre. Os professores de dança são profissionais da escola que tem afinidade com a modalidade. Neste projeto crianças da escola aprendem cantar, dançar e tocar os instrumentos que acompanham siriri. Segundo a coordenadora da escola o objetivo do projeto é motivar as crianças para a prática da dança com a premissa de melhorar o processo ensino aprendizagem de cada aluno participante desta modalidade.

Carmem Maria Pereira Ferreira professora aposentada do Estado de Mato Grosso ministrou em 2015 aula de dança regional de siriri e dança do chorado na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros. Esta em entrevista salientou a necessidade de atender os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmando que, a escola deve assumir e valorizar a cultura de seu próprio grupo, e ao mesmo tempo ultrapassar seus limites, oportunizando os discentes pertencentes aos diferentes grupos, a possibilidade de ter acesso aos conhecimentos relevantes, à cultura brasileira no âmbito nacional e regional.

Na entrevista realizada com vinte sete alunas que frequentaram a aula de dança no ano 2015 na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros localizada no municipio de Várzea Grande Mato Grosso obteve o seguinte resultado:

Gráfico 01

Fonte: Autora/2015

Todas as alunas responderam sim e disseram que pretendem continuar no ano de 2016 nas aulas de dança.

Gráfico 02

Fonte: Autora/2015

Todas as alunas entrevistadas disseram que gostam de dançar e que em entrevista oral concedida no dia 14/10/2015 os alunos responderam que a dança foi uma experiencia agradável que aprenderam varias coreografías e nas apresentações sentiam muito medo e que a sensação foi muito boa após as apresentações. A aluna salientou que ao frequentar as aulas de dança fez varias amizades e aprendeu a valorizar o trabalho em equipe. Em entrevista uma aluna explicou que ficou muito satisfeita com as aulas de dança através desta modalidade conheceu varias pessoas dentro do espaço da escola. Uma aluna do ensino médio afirmou que era muito tímida e que a participando das aulas de dança a timidez diminuiu e encontrou vários alunos com quem pode conversar ampliando o círculo de amizade.

“Na escola neste ano de 2015 depois que entrei nas aulas de dança participei de várias apresentações dentro e fora da escola eu sabia todos os passos, mas na hora da apresentação sentia um frio na barriga e minha boca seca e eu tinha muita vergonha nas apresentações. Isso só foi no início agora já não tenho vergonha e sinto mas segura nas apresentações o medo aos pouco fui controlando. Participando da dança também passei a ter vários amigos”. (Aluna do ensino médio)

Gráfico 03

Fonte: Autora/2015

Todos os alunos reponderam que participam das aulas de dança desde o início do ano e tem a pretenção de continuar nas aulas. A experiência segundo a aluna foi boa e disse que a modalidade deveria fazer parte da escola a muito tempo. Em entrevista uma aluna comentou “neste ano de 2015 com as aulas de dança parece que a escola passou a ficar mais alegre”.

Gráfico 04

Fonte: Autora/2015

Todos disseram que a dança é uma modalidade importante a ser inserida na escola pelo fato de terem momentos de encontros, alegria, responsabilidade e compromisso. Todos afirmaram que ao sair da aula de dança estavam mais calmos e animados.

Gráfico 05

Fonte: Autora/2015

As modalidades de dança que mais gostaram as regionais 37%. Foi perguntado o motivo e a resposta foi que pelo fato de fazer parte das manifestações culturais locais e que os pais destes alunos conhecem a dança. Segundo os alunos em escolas e na mídia a apresentação da dança de siriri se faz presente. Uma das alunas disse que o pai gostou muito da apresentação do siriri pois os vestidos longos e rodados chamou a atenção também pelo colorido. Um aluno respondeu que nunca tinha dançado o siriri e que aprendeu tudo sobre ele como apareceu e os instrumentos usados na dança.

Uma das alunas respondeu que na aula de História a professora usou uma caixa cheia de texto para leitura e em alguns textos falavam sobre o dança do siriri, dança do chorado, a dança do lambadão e quando vim dançar o siriri a dança do chorado lembrei dos textos lidos em sala.

Uma das alunas entrevistada também falou sobre a dança do chorado ela disse que nunca tinha visto esta dança e que nas aulas de dança foi apresentado o histórico e a professora ensaiou as músicas da dança do chorado e depois começamos os ensaios. Uma das alunas salientou que as músicas foram ensaiadas e que a professora tinha no pendrive a música que ela tinha gravado com outros alunos de outra escola. Uma das alunas disse que ficou muito curiosa de conhecer o lugar de onde veio a dança do chorado e que tendo oportunidade visitará a localidade de Vila Bela da Santíssima Trindade em Mato Grosso.

GIFFONNI (1975) nos mostra que o folclore nacional brasileiro apresenta várias danças acompanhadas de conto, sendo que o folclore na parte dos versos considerado um dos mais ricos do mundo.

A dança de siriri é considerada uma das manifestações mais antiga do município de Várzea Grande Mato Grosso, até pouco tempo era apresentada somente nas festas religiosas. Recentemente observe-se uma preocupação muito grande em apresenta-la em outros lugares, divulgando assim esta manifestação popular. Segundo a professora Carmen Maria Pereira é importante que a escola valorize as raízes de sua própria comunidade escolar, esses ensinamentos passado de pai para filho. Inserindo as danças regionais no espaço da escola podemos garantir que crianças e jovens conheças suas tradições com o intuito de valorizar e manter vivas suas raízes.

Acredito que dança folclórica não pode ficar a mercê somente das festas juninas, dia do folclore e confraternizações da escola ela precisa estar presente no dia da escola sendo um instrumento importante para a melhoria do processo ensino aprendizagem.

Segundo SILVA (2000) precisamos levar os alunos a uma educação que comprove sua existencia e importancia ao mundo, que entenda que é preciso que existamos para que o mundo possa existir também. Uma educação que considere importante que seus corpos se movimentem se transformem para que possam transformar as coisas no mundo.

Em entrevista a 14 professores da escola Estadual Professora Marlene Marques Barros obteve os seguintes resultados.

Gráfico 06

Fonte: Autora/2015

100 % dos professores entrevistados responderam que a dança é uma modalidade que pode melhorar o processo ensino aprendizagem dos alunos.

Gráfico 07

Fonte: Autora/2015

100% dos professores disseram que sabe dos benefícos da dança. Elecaram alguns beneficios como: Equilíbrio motor, equilibrio mental, socialização, companherismo, alegria, bem estar físico e mental, melhora a respiração a aprendizagem, disciplina em sala de aula, melhora a autoestima, auto-astral, bom humor, boa academia corporal e mental, melhora a articulação corporal, ajuda nas habilidades curriculares, trabalha capacidade física, entretenimento, saúde, bem estar físico e motor.

Na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros - Várze Grande MT existe um projeto de dança envolvendo os alunos? Como funciona esse projeto? Nas repostas obtidas foi apresentado que na escola existe o projeto de dança onde os alunos são convidados para participarem das aulas de dança e os que prontificaram a participar receberam orientação de dança duas vezes na semana tendo como orientadores dois monitores de dança profissional da própria unidade escolar. Nas aulas os educandos montaram varias coreografías e a escola deu suporte financeiro no figurino e instrumentos musicaiss. Foram apresentados aos alunos nas aulas de dança varias modalidades como: dança do ventre, chorado, siriri, hip hop, funk e outras coreografias. Os grupos de dança ensaiam semanalmente nas dependências da escola no momento que o aluno não esta em sala de aula. Estes alunos realizam apresentações dentro e fora da escola e é percebido o entusiasmo dos discentes quando participam das aulas e realizam as apresentações. Dos entrevistados 03 professores salientaram que desconhecem o projeto de dança na escola.

A professora de História e professora de dança da escola Estadual Professora Marlene Marques Várzea Grande -MT salientou que a dança é uma arte que pode ser inserida no currículo da escola como uma atividade motivadora para o ensino aprendizagem podendo esta ação preparar o aluno para a vida.

Foi perguntado como esta profissional desenvolve a aula de dança na escola? Foi respondido pela mesma que os alunos após as aulas normais os que têm interesse em participar das aulas de dança ficam na escola após as aulas e em sala de aula acontecem as aulas de dança. Foi perguntado a professora como adquiriu conhecimento da dança? A mesma respondeu que a Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a SEDUC ( Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso ) ofereceu do ano de 2007 até 2013 aulas de dança aos profissionais da educação do Estado de Mato Grosso Com a finalidade destes terem uma melhor qualidade de Vida. Dos anos de 2010 até 2012 a professora afirmou que frequentou as aulas de dança de salão e dança do ventre e isto foi muito importante para minha vida profissional e pessoal pois nestes anos estive mais ativa e com uma qualidade de vida melhor. As aulas me motivou a levar os conhecimentos de dança para a escola do qual faço parte.

Segundo a professora a experiencia da dança na escola com alunos foi um momento de criar amizades com os dançantes, apresentar a dança regional através dos movimentos folclóricos, como também os instrumentos regionais usados nas danças.

Foi perguntado a professora se as alunas além de dançarem na escola realizam alguma apresentação fora da escola. A resposta foi que sim e que vários convites a escola recebeu para levar as alunas nas apresentações que geralmente eram nas escolas públicas municipais e estaduais.

Tabela 02- Apresentação de dança dos alunos da escola Estadual Professora Marlene Marques Barros dentro e fora da escola- 2015

Dia Local Modalidade de dança Evento

06/05 E.E. Professora Marlene Marques Barros Dança do siriri Semana do aniversário do municipio de Várzea Grande

07/05 E.E. Professora Marlene Marques Barros Dança afro Semana do aniversário do municipio de Várzea Grande

15/08 Igreja Santa Edwirges (fica no bairro onde a escola está inserida ) Dança do siriri, dança do forró, dança afro. Comemoração a odia da familia.

19/08 EMEB Júlio Correia no Bairro São Mateus Dança afro Feira cultural e científica

27/08 Escola Estadual Professora Marlene Marques Dança do siriri e dança afro, dança do carimbó, dança gaúcha, dança da capoeira, dança de samba. Comemoração dia do folclore

09/09 Escola Estadual Jaiminho Veríssimo de Campos Dança de siriri, afro e forró. Comemoração ao dia do folclore

19/09 Apresentação na UNIVAG Dança do siriri Confraternização entre as ongs, associações e instituições do municipio de Várzea Grande.

27/09 Na sede da AMFMT (Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso) Dança do siriri, dança afro e dança do chorado. Em uma confraternização da AMFMT

(Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso)

05/12/2015 Escola Estadual Marlene Marques Dança afro, dança do chorado e dança do siriri, dança de salão e dança de rua. Evento apresentando todas as atividades da escola desenvuelto no ano de 2015

Praça Aquidaban no centro de Várzea Grande Dança afro, dança do chorado e dança do siriri, Natal solidário organizado pela prefeitura de Várzea Grande -MT

Foi perguntado se ocorreu mudança de comportmento dos alunos/alunas no momento que entraram e encerraram as aulas de dança na escola. A professora mencionou que os alunos e alunos passaram a gostar mais da escola e que muitos passaram a se interessar mais pelas atividades da escola. A professora Salientou que os alunos e alunas dançarinos passaram a ter mais união. “Um fato que chamou muito a minha atenção foi no dia de uma apresentação em que vi algunas alunas uma ajudando a outra na maquiagem, no figurino, na arrumação dos cabelos.” Outro fato importante foi quando na hora de uma apresentação da dança um aluno na hora de entrar no palco nervoso diz “professora acho que não consigo entrar to nervoso”. Nesse momento um dos seus colegas olha para ele e diz “voce está preparado sabe toda a coreografia e vai dar tudo certo”.

Estas cenas presenciadas nos bastidores da escola onde a dança se faz presente confirma o poder da dança em melhorar a socialização, companheirismo, solidariedade e otimismo entre os praticantes. Essas atitudes podem sim tornar os dançarinos e dançarinos melhores como seres humanos.

Foi perguntado para a professora se no decorrer do ano letivo teve algum fato negativo em relação a dança. A resposta foi que sim porém foi contornado de maneira simples através do diálogo. Segundo a professora em um dia de aula uma professora disse que um aluno que frequentava a aula a dança estava indisciplinado. A professora respondeu que através das redes sociais da escola ela se posicionou dizendo que aquele aluno tinha avançado a partir do momento que entrou nas aulas de dança este passou a ouvir mais uma das atitudes muito importante para o estudo. Esta professora disse em entrevista que “a dança pode melhorar o aluno no seu dia a dia e que os professores das oficinas de dança estavam ali para somar com os profissionais da escola na melhoria do processo ensino aprendizagem do aluno e que todos nós somos responsáveis pelo sucesso de cada aluno”.

Em entrevista à coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Marlene Marques Barros Várzea Grande MT que é formada em Ciências Biológicas salientou que deu suporte nas aulas de dança a hum (1 ) ano e que a dança não é obrigatório no currículo da escola. A mesma afirmou que a dança pode ser inserida na escola como uma atividade de melhoria do processo ensino aprendizagem. A mesma em todos os momentos do ensaio da dança com os alunos e alunas dava suporte para a professora de dança, pois sabe que essa atividade pode ajudar os alunos a gostar da escola.

Outra coordenadora em entrevista sailentou que muitos alunos frequentaram a dança foi percebido o envolvimento dos mesmos nas atividades de dança. Sempre colaborei para que a dança fizesse parte da escola como professora de educação física considero a dança uma modalidade educativa que pode ser inserido na escola com sucesso basta a união de todos.

Em entrevista a outro coordenador ele disse que sentiu satisfeito com as aulas de dança e que a professores foram muito profissionais. No início poucos alunos frequentava a aula e mesmo assim os professores continuaram e a cada dia de aula de dança mais alunos passaram a particiapar das oficinas. As salas de aula quando todos estavam presenta ja era considerada pequena ao ponto dos mesmos irem para os corredores da escola. Foi perguntado se a escola viabilizou algum recurso para as aulas de dança. O coordenador respondeu que sim a escola comprou os instrumentos usados na dança de siriri como viola de cocho e ganzá e o mocho a professora emprestou. No figurino a escola também financiou as roupas de dança do siriri como vestidos e camisas. Na dança do chorado a escola também financiou o tecido e os profissionais da escola realizaram a costura. No final do ano a escola comprou tecidos para o figurino da dança do ventre e como não deu tempo de confeccionar a roupa ficou para realizar a costura esse ano de 2016, haja vista que pretendemos continuar com as oficinas de dança. Foi perguntado se os alunos aprenderam tocar os instrumentos da dança de siriri e o mesmo respondeu que sim e que na escola uma professora de História ensinava os alunos no toque do mocho e que o professor de geografía ensinava o toque da viola e ganzá. Segundo o coordenador foi convidado algunas pessoas idosas com conhecimento no toque dos instrumentos musicais do siriri a realizarem oficinas bem simples de toque de viola de cocho e ganzá.

Em entrevista realizado no dia 28/12/2015 com o professor de dança Edvaldo o mesmo afirmou que é licenciado em educação física e que ministra aula de dança a mais de oito ( 8) anos. Foi perguntado ao mesmo se a aula de dança é obrigatório no currículo da escola a resposta foi que sim e que existe um reconhecimento da arte para a área de conhecimento a ser trabalhado na escola, introduzido pela LDB 9304/1996. Assim como a incluso da dança nos PCNS de Artes e Educação Física em 1997. Este último sendo o documento que orienta a prática pedagógica em todo o país. Ressaltando que a arte é a expressividade do homem através do teatro, música, dança, artes plásticas, pintura etc. Contudo considero que a dança como manifestação cultural e artística tem legalidade para ser tratada no ámbito escolar, porém não posso afirmar que seu ensino seja obrigatório nas escolas. Uma vez que a legislação da flexibilidade para a escola atuar de acordo com o contexto da comunidade onde la se encontra. Neste viés, se a escola optar por artes plásticas em vez de dança por que considera que na comunidade onde la está inserida seja mais relevante inserir esta outra prática, assim vai ser,uma vez que arte plásticas também configura-se como arte. Ou seja, a arte tem obrigatoriedade na escola e não específicamente a dança, mesmo com sua orientação nos PCNs. Na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros a dança se faz presente no currículo da escola porém não é obrigatório. Para participar das aulas o professor de dança disponibiliza uma ficha de autorização, esta serve como convite para a participação do aluno e que deve ser assinada pelos país ou responsáveis. O espaço utilizado para a aulas de dança são as salas de aulas e pátio da escola. No ano de 2015 duas vezes por semana depois das aulas no período matutino os alunos participam das aulas. O professor Edvaldo salientou que nas aulas de dança primeramente é feito um aquecimento e alongamento dos membros. Para o ensino da dança é feito o comando de voz, demonstração e exposição visual, através de vídeos de dançarinos na modalidade no qual estão aprendendo. Contudo antes da prática é realizado uma explanação teórica a respeito da dança como. Neste ano os alunos frequentadores das aulas de dança realizaram varias apresentações de dança dentro da escola como também fora dela.

Em entrevista com a professora Carmen Maria Pereira Ferreira professora aposentada do Estado de Mato Grosso e membra da AMFMT (Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso) que atualmente vem oferecendo oficinas de danças na Escola Estadual Professora Marlene Marques Barros Várzea Grande MT. Foi perguntado a mesma sobre a AMFMT quando sugiu? Como funciona e quais os objetivos da mesma?

Foi respondido no ano de 2004, foi criada a AMFMT ( Associação das Manifestações Folclórica de Mato Grosso) no Município de Várzea Grande-MT, com a finalidade de resgatar e manter viva as manifestações folclóricas do Estado de Mato Grosso.| Esta Associação é composta por pessoas que apreciam as manifestações folclóricas de Estado de Mato Grosso dentre elas o siriri, cururu, chorado, rasqueado, lambadão, dança de salão, dança afro.

Desde a sua fundação, membros da AMFMT vêm promovendo oficinas de dança nas unidades escolares do Estado de Mato Grosso. Esta ação atende alunos das escolas estaduais e municipais de Várzea Grande- MT, onde os monitores ensinam a dança do siriri, cururu, chorado, afro e dança de salão. O objetivo deste projeto é fortalecer a cultura local como também melhorar o índice de aprendizagem dos alunos participantes das oficinas de dança.

A professora de dança enfocou que alunos e professores da rede estadual e municipal de Mato Grosso muitos desconhecem a dança regional, ficando esta no esquecimento. Através das aulas de dança regional o siriri, o chorado e o cururu tornarão conhecido e valorizado no espaço escolar, mantendo viva nossa identidade cultural. As danças regionais precisam estar inserido no espaço escolar como uma possibilidade de melhorar o processo ensino aprendizagem, a indisciplina e promover a socialização entre os alunos. A professora disse que o siriri é considerado umas das minifestações mais antiga de Mato Grosso onde os dançarinos e dançarinas em fileiras e rodas dançam o siriri ao som da viola de cocho mocho e ganzá. Ao dançar o praticante da dança responde quanto o puxador de siriri canta. Nesta dança os alunos são colocados em pares e a coreografia é em roda e em colunas. Os passos são rápidos e contagiantes. A professora menciona que muitos alunos no início tem receio de pegar na mão do colega e a partir de algumas aulas de dança isso vai se extinguindo cria-se laços de amizade entre os dançarinos. Foi peguntado a dificuldade de se inserir a dança na escola e a mesma respondeu que poucas pessoas sabem tocar os instrumento da dança do siriri e que é preciso urgentemente cursos e incentivo financeiros para realizar oficinas de toque de instrumento de siriri.

Observando as aulas de dança de siriri e da professora Carmen, Cecília e do professor Elton da escola Estadula Professora Marlene Marques Barros pude perceber que além dos alunos dançarem eles cantam ao ritmo da viola de cocho mocho e ganzá e existe um entusiasmo muito grande de todos de quem canta, dança e toca os instrumentos. Foi percebido também que nos momentos de apresentação os alunos fazem uso de uma indumentária típica da região onde as meninas usam um vestido longo e rodado com os pés descalço e os dançarinos usam camisa combinando com a roupa e de posse de um chapéu. Nas apresentações da dança de siriri tanto na escola como em outros lugares presenciei a apresentação do histórico da dança e a apresentação dos instrumentos musicais usados na apresentação como viola de cocho, mocho e ganzá. Após a apresentação alunos não participante das aulas de dança se aproximavam dos instrumentos com a intenção de ver e manuseá-los.

Nas aulas de dança do ventre e dança do chorado da professora Carmen Cecília e Joelma foi percebido a presença somente de mulheres. Verifiquei que havia nas aulas um total de 29 alunas dançarinas da dança do chorado e as mesmas alunas também frequentaram a dança do ventre. Na apresentação da dança do ventre fusão afro os meninos na hora da coreografia realizavam passos de capoeira quem estava assistindo se encantava os passos ao ponto de gritar e dizer “muito lindo”. Acredito que isso é mostrar o potencial das danças africanas no espaço da escola.

Foi perguntado para a professora Carmen sobre a dança do chorado a mesma salientou que é uma manifestação popular do municipio de Vila Bela da Santíssima Trindade- MT. Foi perguntado como ela aprendeu as músicas e coreografias da dança do chorado foi respondido que membros da AMFMT juntamente com alunos de outra unidade escolar ( Escola Estadual Professora Nadir de Oliveira) no ano de 2014 foram até Vila Bela da Santíssima Trindade MT e em pesquisa de campo experienciou a dança e após isso trouxeram esta manifestação popular para as aulas de dança. Na dança do chorado segundo a Carmen ela é dançada somente por mulheres e que em Vila Bela da Santíssima Trindade no período da escravidão do Brasil quando um negro ia receber castigos de seus senhores as mulheres se arrumaram com as melhores roupas e dançavam o chorado ao toque do atabaque com a intenção dos senhores diminuírem os castigos. As mulheres dançavam com uma garrafa na cabeça cheia de uma bebida típica da região o Kangingin.

A dança segundo a professora Carmem é realizada em roda e as dançarinas uma hora dançam lentamente e a outra com passo rápido.

Ao presenciar a aula de dança do chorado na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros em Várzea Grande teve a certeza de que a professora com esta ação vem combatendo o preconceito racial mostrando a beleza das danças africanas. As músicas eram cantadas com enstusiasmos pelas alunas. O figurino muito bonito, saias longas rodadas e adereços coloridos no pescoço e braço. Os cabelos ora trançados e soltos. Antes da apresentação de dança no pátio da escola o professor de História fez uma explanação sobre o histórico da dança do chorado.

Observando a dança do ventre percebi a presença da dança de capoeira em fusão com a dança do ventre. Foi perguntado a professora de dança da AMFMT o motivo dessa fusão. A professora respondeu que no Brasil é formado por enúmeras etnias e ela juntamente com as alunas fizeram essa coreografia mesclando dança do ventre com capoeira. Na escola temos alunos que sabem a copoeira e na coreografia eles acompanharam também as aulas e na hora do ensaio em certo momento eles realizavam passos de capoeira. Segundo a professora esta coreografia foi apresentada varias vezes na escola e recebeu convite para ser apresentado em outros lugares em Várzea Grande Mato Grosso. A professora sailentou que pela quantidade de convite recebido para a apresentação desta coreografia fora da escola seria pelo fato desta ficar muito graciosa e as alunos se esforçaram muito nos ensaios e as dançarinas estavam de posse de um figurino muito bonito. Foi perguntado quem financiou o figurino dessa dança. Foi respondido pela professora que a escola não teve dinheiro para financiar compra do tecido e a costura sendo assim foi feito uma reunião e alguns pais se propuseram a comprar o figurino de dança de sua filha.

Foi entrevistado os 20 pais ou responsáveis pelos alunos participantes da dança na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros Várzea Grande Mato Grosso.

Gráfico 08

Fonte: Autora/2015

Dos pais entrevistado 100% disseram que sim. Foi perguntado o que os pais acharam de inserir a dança para os alunos. Alguns disseram que foi uma iniciativa boa para os alunos e como sendo fora do horário de aula foi bom. Foi perguntado como a escola entrou em contato para avisar das aulas de dança. Foi respondido que a foi feito a reunião com os pais explicando como ia funcionar as aulas de dança. Uma mae respondeu que quando tinha apresentação recebia ligação da escola e a filha levava uma autorização para eu assinar. Uma das mães em uma entrevista disse que os professores de dança levava o aluno em casa quando terminava tarde a apresentaçoes. Alguns disseram que os filhos passaram a gostar mais da escola e quando tinha as aulas de dança estavam anciosos e anciosas para as aulas. Foi perguntado aos pais se ja assistiram uma apresentação do filho (a). O que achou da experiência. A resposta foi que sim nos bilhetes e nos telefonemas que recebiam a escola convidava os pais a aompanaharem seus filos e filhas na apresentaçoes e aulas de dança. Uma mae de uma aluna dançarina afirmou que o pai viaja muito e que nunca tinha visto a filha apresentar. No dia da apresentação a professora estava fazendo um ensaio em uma sala com os alunos que iriam apresentar a noite e quando eu cheguei com o meu marido eu pedi para assistir o ensaio e a professora gentilmente pediu que eu entrasse junto com meu esposo. Minha filha ficou muito feliz e a noite eu e meu esposo estávamos lá para assistir a apresentação. Segundo a mãe tudo estava muito lindo principalmente a filha.

Foi perguntado se os pais ou responsáveis se conheciam o professor de dança de seu filho. Todos responderam que sim, pois não tinha como não conhecer o professores faziam reunião mandava bilhete, entrava em contato conosco por telefone. Uma mãe respondeu que os professores da escola fizeram um grupo no whatsapp dos alunos participantes da dança. E que nessa rede social do grupo de dança era conversado tudo coreografia, figurino, apresentação, musica, recado, conselho.

Foi perguntado para os pais ou responsáveis se houve mudança de comportamento em casa dos filhos que participavam da dança.

Uma mae respondeu que em casa o filho passou a escutar mais e quando tinha apresentação realizava ensaio na sala ou em qualquer lugar da casa que desse para ensaiar. Uma mãe salientou que a aluna passou a cuidar mais da aparência, se arrumava mais, a postura melhorou na hora de andar já não tinha aquele andar com a coluna curvada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ampliar as práticas corporais na escola tem sido preocupação de diversos profissionais da educação, é preciso que esta prática se faça presente nos bastidores da escola de forma sólida e concreta. Para que isso aconteça nós profissionais da educação devemos primeiramente experiementar, experenciar e sentir os benefícios dessa modalidade em nossa vida. Feito isso levar para dentro de nossas aulas ações envolvendo a dança. Dentro do espaço escolar os benefícios da dança devem ser divulgados para alunos, profissionais da educação e pais ou responsáveis. Após a leitura deste trabalho podemos sim dizer que a dança é uma ação pedagógica que pode ser uma aliada na melhoria do processo ensino aprendizagem. Pois o ensino da dança pode auxiliar, por exemplo, no desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo o tipo de aprendizado que eles necessitam. Uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada. Através da utilização de uma metodologia especifica busca-se o alcance de qualidades físicas e psíquicas próprias da infância e da adolescência.

Acredito que a dança deve se fazer presente na escola enquanto cultura consigo mesmo, direcionar seus vetores para o futuro, apontar propostas que possam visar uma consciencia crítica para o processo de transformação e renovação da realidade social comunitária.

Alunos e professores desconhecem a dança regional ficando esta no esquecimento. No mundo globalizado é extremamente importante que a sociedade incentive nossas crianças a prática da dança regional para que a mesma não venha cair no esquecimento. È necessário que a sociedade brasileira perceba que pode continuar gostando das coisas modernas, sem perder o sentimento de nossos costumes e tradições devem ser reavivadas.

No constante vai e vem da educação as famílias com pouco tempo disponível aos filhos por excesso de trabalho ou por desestrutura familiar. Professores ecesso de trabalhos com baixos salários desmotivados. Alunos indisciplinados, desmotivados com baixo índice de aprendizagem. A dança com todo o seu potencial para melhoria de qualidade de vida do ser humano pode ser um opção a ser desenvolvida na escola no trabalho como premissa de acalmar e animar os corpos e mentes.

A dança é uma ferrementa didática que pode ser utilizada em sala de aula para melhoria do processo ensino aprendizagem. De todos os autores apresentados e a pesquisa realizada ficou nítido o poder desta modalidade na melhoria do processo ensino aprendizagem. Nas entrevistas com professores e pais responsáveis alunos e filhos praticantes da dança na escola passaram a ser melhores alunos e filhos.

Qualquer tipo de dança pode ser inserido na escola desde que seja trabalhado com compromisso e responsabilidade

Os profissionais da educação devem saber do potencial da dança e que esta modalidade pode ser aliada na melhoria da qualidade de ensino. Para que isto ocorra é preciso um envolvimento de todos da escola e fora dela.

As leis vigentes da inserção da dança no espaço da escola precisam ser colocadas em prática e para isso é preciso políticas públicas sólidas compromissadas primeiramente em capacitar os profissionais da educação para que o mesmo apodere da modalidades de danças para serem depois transmissores destas no espaço escolar.

RECOMENDAÇÕES

Este trabalho mostra o poder dança na vida de criança, adolescentes jovens e adultos. Diante disso porque não a dança na escola como uma ferrementa didática e pedagógica na melhoria do pocesso ensino aprendizagem? Foi apresentado através desta pesquisa um resultado positivo da inserção da dança no âmbito escolar através das pesquisas realizadas. Professores, alunos gestores, país e responsáveis consideram a dança como uma modalidades a ser implantada de maneira satistória contribuindo para uma melhoria da qualidade de ensino da escola.

Profissionais da educação que não tem experiencia em inserir essa modalidade devem quebrar este paradigma e buscar através de formação continuada como empoderar desta modalidade e fazer uso da mesma em suas aulas. Ao fazer isso tanto professor quanto o aluno terão ganhos positivos na sua vida seja ela profissional, familiar e escolar.

As leis estão a favor de inserir a modalidade de dança no espaço escolar pois ja ficou claro os seus beneficios na vida da pessoa. Os governantes seja ele municipal, Estadual e federal devem voltar os olhos implantando políticas sérias promovendo a arte de dançar na escola com a premissa de melhorar a evasão, a repetência, a violencia tornando assim a escola um lugar de movimentos para uma vida produtiva e saudável.

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ANEXOS

UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY

FILIAL PEDRO JUAN CABALLERO

Maestría en Ciencias de la Educación – Mestre em Ciências da Educação

Formulário de Pesquisa de Campo – Público Alvo: Discentes

Pesquisadora: CELI MINAS NOVAS - Unidade Pesquisada: E.ESTADUAL PROFESSORA MARLENE MARQUES BARROS.

Responda a questão abaixo formulada, marcando apenas 01 alternativa:

1- Você gosta de dançar?

( ) Sim ( ) Não porquê

2- Na sua escola existe aula de dança?

( ) Sim ( ) Não

3- Você participa da aula de dança?

( ) Sim ( ) Não porque

4- Você considera a dança uma atividade importante na escola?

( ) Sim ( ) Não

5- Quais as modalidades de dança que você mais gosta?

( ) dança regional

( ) dança de rua

( ) dança afro

( ) dança clássica

Outras___________________________________________________

Obrigada pela sua colaboração!!!!!!

UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY

FILIAL PEDRO JUAN CABALLERO

Maestría en Ciencias de la Educación – Mestre em Ciências da Educação

Formulário de Pesquisa de Campo – Público Alvo: Docentes

Pesquisadora: CELI MINAS NOVAS - Unidade Pesquisada: E.ESTADUAL PROFESSORA MARLENE MARQUES BARROS.

1- Você considera a dança uma modalidade importante para o processo ensino aprendizagem do aluno.

( ) Sim ( ) Não. Por quê____________________________________

2- Você sabe dos benefícios da dança para o seu humano?

Não ( )Sim ( ) quais benefícios_________________________________________

3 - Na escola Estadual Estadual Professora Marlene Marques Barros existe um projeto de dança envolvendo os alunos? Como funciona esse projeto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Apresente sua opinião (pontos positivos ou negativos) acerca da dança na escola Estadual Professora Marlene Marques Barros.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- O aluno que participa das modalidades de dança passou a ter mudança de comportamento na escola? Quais?

______________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - De que forma os professores de dança são contratados para ministrar as aulas na escola?

______________________________________________________________________________________________________________________________

7- Os alunos e professores envolvidos na atividade de dança realizam algum tipo de apresentação desta modalidade dentro e fora da escola?

____________________________________________________________________________________________________________________

Obrigada pela sua colaboração!!!!!!

UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY

FILIAL PEDRO JUAN CABALLERO

Maestría en Ciencias de la Educación – Mestre em Ciências da Educação

Formulário de Pesquisa de Campo – Público Alvo: Docentes de dança

Pesquisadora: CELI MINAS NOVAS - Unidade Pesquisada: : E.ESTADUAL PROFESSORA MARLENE MARQUES BARROS.

1- Qual a sua formação acadêmica?

____________________________________________________________________________________________________________________

2- Voce ministra aula de dança a quanto tempo?

__________________________________________________________________________________________________________________

3- A aula de dança é obrigatória no cirrículo da escola?

______________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual o espaço utilizado na escola para ministrar as aulas de dança e quantas vezes na semana?

____________________________________________________________________________________________________________________

5- Qual o horario que acontece as aulas de dança e quantas vezes na semana?

____________________________________________________________________________________________________________________

6- Como são realizadas as inscrições para a aula de dança?

____________________________________________________________________________________________________________________

7- Os país ou responsáveis dos alunos são avisados pela escola da entrada de seu filho (a) na aula de dança. De que maneira é feito esse contato com os pais?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Quais modalidades de dança que voce trabalha com os alunos?

____________________________________________________________________________________________________________________

9- Qual a metodología usada para as suas aulas de dança?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Os alunos que participam da dança realizam alguma apresentação dentro e fora da escola?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obrigada pela sua colaboração!!!!!!

UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY

FILIAL PEDRO JUAN CABALLERO

Maestría en Ciencias de la Educación – Mestre em Ciências da Educação

Formulário de Pesquisa de Campo – Público Alvo: Gestor da escola

Pesquisadora: CELI MINAS NOVAS - Unidade Pesquisada: : E.ESTADUAL PROFESSORA MARLENE MARQUES BARROS.

1- Voce conhece alguma legislação vigente que é a favor de inserir a dança no currículo da escola?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Na escola existe algum projeto de dança com os alunos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Como são selecionados os profissionais de dança?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Que formação acadêmica possuem esses profissionais de dança?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Eles são remunerados pelos seus trabalhos?

______________________________________________________________________________________________________________

6- O projeto de dança recebe algum apoio financeiro da escola?

____________________________________________________________________________________________________________________

7- Como os profissionais da educação desta escola percebe a dança no espaço da escola?

______________________________________________________________________________________________________________

8- Quais são os alunos que participam desse projeto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- A escola é reconhecida por outras escolas com esse projeto de dança ?

______________________________________________________________________________________________________________

Obrigada pela sua colaboração!!!!!!

UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY

FILIAL PEDRO JUAN CABALLERO

Maestría en Ciencias de la Educación – Mestre em Ciências da Educação

Formulário de Pesquisa de Campo – Público Alvo: Pais /respnsáveis pelo aluno

Pesquisadora: CELI MINAS NOVAS - Unidade Pesquisada: E.ESTADUAL PROFESSORA MARLENE MARQUES BARROS.

1- Seu filho (a) participa do projeto de dança na escola?

____________________________________________________________________________________________________________________

2- O que acha da escola inserir a dança para os alunos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Voce já foi convidada para assistir alguma apresentação de seu filho (a) e o que achou desta experiencia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Em casa seu filho (a) teve mudança de comportamento após entrar na aula de dança?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Voce conhece o professor de dança de seu filho?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obrigada pela sua colaboração!!

Letra na música da dança do chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade- MT

Dandarim dandan

Eu tenho um menino dentro do meu coração tanto tempo ta comigo nunca fez mal criação Mariá (vai vai vai que eu também vou Mariá) (Bis)

A Vanda e Fátima todas tem um parecer Mariá, a Vanda tem um jeitinho de por Modestá a perder Mariá

Vai vai vai que eu também vou Mariá. (Chamar todas as dançarinas por nome)

Dandarim dandam

Eu entrei de caixeiro sai de sócio deitado na cama quebrei meus ossos ( eu posso eu posso com mais alguém), (bis) Cachorro que late em seu quintal au au au em seu quintal quem tem seu amor de longe vai atrás da sinhá (eu era quem me dizia tu eras que duvidava) (bis) e no fim de nosso amor tu és o que me rezava. Sapateia rapaziada sapateia no salão (aproveita a mocidade que a velhice não é bom) Dandarim Dandan

Meu patrão brigou comigo mais não foi por coisa atoa foi porque eu fui bulir nos enfeites da patroa ( o oi piu piu piu lá e ei piu piu piu lá (Bis)

Seu delegado não me prenda não me leva pro quartel eu não vim fazer barulho vim buscar minha mulher. Esse rimão vai pagar esse rimão vai pagar esse rimão vai pagar

Esse rimão vai pagar esse rimão vai pagar esse rimão vai pagar esse já pagou esse rimão já pagou esse rimão já pagou esse rimão já pagou

Dandarim dandam Qua qua qua qua qua minha nega qua qua qua qua qua minha nega qua qua qua qua qua qua qua qua qua qua. Se eu soubesse que tu vinha minha nega fazia o dia maior minha nega dava o nó na brincadeira minha nega outro no raio do sol qua qua qua qua qua minha nega qua qua qua qua qua.

Eu queria ser rolinha minha nega, rolinha do sertão minha nega para mim fazer meu ninho minha nega dentro do seu coração minha nega. Qua qua qua qua qua qua minha nega

Dandarim dadam

Ai eu vi passarinho de amor a avoar ( bis) eu vi avoar mais vi assentar eu vi passarinho de amor avoar (bis)

Dandarim dadam

Filha da preta pariu não sabe se é fêmea ou se é macho agora que vamos ver a borunganga de baixo bem baixo sinhá bem baixinho bem baixinho em cima em cima ciminha em cima em ciminha

A canoa que vem de baixo remando contra a maré o arco que vem na proa Jesus Maria e José

Bem baixo sinhá bem baixo bem baixinho sinhá bem baixinho em cima sinhá em cima em ciminha sinhá em ciminha.

Dandarim dadam Quem nunca viu Doroteia é coisa prá suspirar pondo a saia de chita camisa ao seu natural

A mulata se apronta ai ai ah (bis)

Batendo de lado a lado

A Dorotéia é bonita, bonita ao seu natural pondo a saia de chita camisa ao seu natural

Olha lá a umbigada que Sabino mandou dá Sabino . Sabino não pode vir mandou eu em seu lugar que não tem mulher aqui dá a umbigada na mulher de qualquer um

Lá pé da bananeira tem maribondo sinhá tem em cima tem em baixo tem maribondo sinhá tem embaixo tem encima tem maribondo sinhá Tem embaixo tem em cima tem maribondo sinhá

Dandarim dandam

Bentivi Bateu asas bateu asas e voou quando tu for embora de lembranças meu amor (eu vou embora e não volto mais aqui) bis eu vou morar na mata onde mora o Juriti

Adeus passarinho adeus passarinho adeus que eu já vou embora.

Letras da música da dança de siriri

1- Peneira peneira peneira peneirá quem não dançar bonito na peneira vai ficar. (3 x)

Vem cá morena vem cá dançar a (dança da peneira que veio para ficar) bis

Peneira peneirá quem não dançar bonito na peneira vai ficar. (3x)

Vem cá moreno vem cá dançar a (dança da peneira que veio para ficar) bis

Peneira peneirá quem não dançar bonito na peneira vai ficar. (3x)

Vem cá morenos vem cá formar a (roda da peneira que veio para ficar) bis

Peneira peneirá quem não dançar bonito na peneira vai ficar. (3x)

Vem cá morenas vem cá dançar na (roda da peneira que veio para ficar) bis

Peneira peneirá quem não dançar bonito na peneira vai ficar. (3x)

Vem cá morenos vem cá encerrar (a dança da peneira veio para ficar) bis

Peneira peneirá quem não dançar bonito na peneira vai ficar. (3x)

2- Passarinho do Paraguai senta no raminho e cai ( bis)

Cai Cai Cai passarinho do Paraguai (3 x)

3- Voa andorinha voa por baixo (bis) bate suas asas e voa bem alto (bis)

4-No Pantanal tem tem tem tem siriri bonito pra gente também ( bis)

O neguinho aduladô ( bis) (adula sinhá adula sinhô.) bis

5-Serrado que serra não venha me serrar ( bis)

Mais como serrou a baleia do mar (bis)

Serra que serra não venha me serrar como serrou a baleia do mar. (Bis)

1- Onça pintada

6-Onça pintada da cara rajada (Bis) você que comer meu boi ( bis) está na boiada

7- Papai mamãe

Papai mamãe nunca vi amor assim (bis) gavião da fumaça não faz assim (bis) (assim, assim, assim (bis).

8- Nandaia

Nandaia nandaia vamos todos nandaiá seu padre Santo Antônio Venha me ensinar dançar.

Põe essa perna se não servir essa poe essa outra pra senhora moça (arrodeia arrodeia arrodeia fica de joelho poe mão na cintura pra fazer missura ( bis)

9-Eu vou matar o boi

Eu vou matar o boi o mocotó é meu ( bis)

Pra pagar trabalho que esse boi me deu(bis

Mata o boi tira o couro (bis) não aturo desaforo

10- Marrequinha da Lagoa (fileira)

Quando o vento dava e as folhas caiam

Caiam no mar o siriri comia

Siriri comia, Siriri comia, Siriri gostava

Quando o vento dava e as folhas caiam

Marrequinha da Lagoa, Tuiuiú do Pantanal

Marrequinha pega peixe

Tuiuiú já vem tomar

Siriri gambolê, Siriri gambolá

Desaperta o meu colete

Que o que eu quero é sambar

11- Quebra, quebra (roda)

Quebra, quebra gariroba

Quero vê quebrar

Quebra bem devagarinho

Prá não machucá

Aqui não tem aqui não há o caruru e o vatapá ( bis).

12-A dança do Siriri (fileira)

Seu siriri toca sanfona muito bem

É um vai e vem manehando as duas mãos

num fole de botão só ela sabe puxar

Vem moça de toda parte pra vê-lo tocar

Seu siriri no fole é uma parada

Faz a Moçada Toda delirar

Até as velhas andam-se a mexer

E seu siriri tocando

E todos elas a dizer

Toca siriri

Toca siriri

Mete os dedos nos botão

Pra gente se sacudir.

13-Bananeira (fileira)

Bananeira virou folha pra banda do mar (bis)

Eu também virei as costa (bis)

Pra quem não soube amar (bis)

4-Quem quer bem(fileira)

Quem quer bem espera um, espera dois, espera (bis)

Quem quer bem espera quatro, espera cinco, espera seis

15-Piado do mutum (fileira)

Eu vi, eu vi o piado do mutum (bis)

Piado que retumbava morena (bis)

Tum, tum, tum (bis)

16-CANOA VIROU (fileira)

A canoa virô

Tornou revirá

Virô virô virô

Por causa de Maria

Que não soube remar

17-EU BOTEI MEU PÉ NO ESTRIBO (fileira)

Eu botei meu pé no estribo

O meu cavalo estremeceu

Eu botei meu pé no estribo

O meu cavalo estremeceu

Adeus senhoras que ficam

Quem vai simbora sou eu

Adeus senhoras que ficam

Quem vai simbora sou eu

18-CARANGUEJO (fileira)

Palma palma palma

Pé pé pé

Roda roda roda

Caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe

Caranguejo peixe é

Caranguejo só é peixe

Na enchente da maré

19-MEU BOI TÁ BRAVO NO CURRÁ (roda)

Meu boi tá bravo no currá

Porteira do meio não vou lá

Meu boi tá bravo no currá

Porteira do meio não vou lá

20–ENGENHO NOVO (roda)

Engenho novo estremeceu

Garapa é meu

Bagaço é seu

A canoa virou e tornou revirá (Bis) cumadre Maria não soube remar (bis)

Dona Dedé Didi Dudu ( bis) acente o fogo no tacuru ( bis)

21-EU FUI ANDAR NA PONTE (roda)

Eu fui andar na ponte

A ponte tremeu

Eu fui andar na ponte

A ponte tremeu

Esta água tem veneno, morena

Quem bebeu morreu

Esta água tem veneno, morena

Quem bebeu morreu

22-Menina minha menina(fileira)

Ainda sou seu namorado

SUBI PELO PÉ

Subi pelo pé

Desci pelo gaio

Menina me pega

Se não eu caio

Passarinho cantador

Senta no ramo de flor

Passarinho cantador

Senta no ramo de flor

Cada vez que você canta

Faz lembrar do meu amor

Cada vez que você canta

Faz lembrar do meu amor

Joguei meu anzol na água

Pra pegar peixe dourado

Joguei meu anzol na água

Pra pegar peixe dourado

Menina minha menina

Ainda sou seu namorado

23-Já Chorei (roda)

Já chorei não choro mais

Por respeito da ingrata

Suspira e balanceia

Põe a mão na cintura mulata – bis

24-Martim dolê (roda)

Não chora Martim dolê.

Não chora Martim dolê.

Como chora ninguém não vê

Ai, como chora ninguém não vê.

25-Manachica (roda)

Manachica se eu soubesse

Que tu eras dançadeira

Eu vou manachica eu vou

Eu vou manachica eu vou.

26- Avoa tuiuú

Avoa tuiuiú

Avoa tuiuiú encomprida seu pescoço.

Venha conhecer de perto, o siriri de Mato Grosso.

É pra dançar é pra cantar

27-Siriri bonito (roda)

Siriri bonito é o que eu vim fazer

Ai dança quem dança,

Quem não dança venha ver. – 2x

28-Joguei meu chapéu (roda)

Joguei meu chapéu pra cima

Pra ver onde caia

Caiu no colo de uma veia

Creio em Deus pai, ave Maria.bis

29-Reunir

Reunir, reunir vamos todos reunir(bis)

pra acordar quem tá dormindo , pra dançar o siriri(bis)

30-Andorinha

Andorinha, andorinha do reino não anda de noite pra mode sereno (bis)

31-Canoeiro

Canoeiro, canoeiro o que trouxe na canoa?(bis)

Trouxe prata , trouxe ouro , trouxe morena bonita no balanço da canoa

33-Correntinha

Correntinha de ouro fino , laço da minha prisão

Quero que você saiba se eu te quero bem ou naõ.(bis)

34-Quem quer bem

Quem quer bem espera um ano, espera dois, espera três(bis)

Quem quer bem espera quatro, espera cinco espera seis(bis)

35-Entra fulana

Entra fulana, entra fulaninha ela entrou na roda pra dançar sozinha.

Sozinha ela não dançae nem vai dançar escolha um brasileiro para ser seu par.

Dança, dança meu benzinho nos seus braços dançarei.(bis)

Entra fulano, entra fulaninho ele entrou na roda pra dançar sozinnho.

Sozinho ele não dança, e nem vai dançar escolha uma brasileira para ser seu par

Dança, dança meu benzinho nos seus braços dançarei(bis)

36-Quebra gariroba

Quebra gariroba, quero ver quebrar

Quebra bem devagarinho pra não machucar(bis) Aqui não tem , aqui não há

O caruru e o vatapá (bis)

38-Tchau, tchau vamos encerrar(bis)

Peito de pomba, coração de sabiá(bis) É bem Mato Grosso

39-O macaco e o quati

o macaco e o quati

eram dois bichinhos maus (bis 1x)

o macaco pega o milho pro quati faze cural,

pitacau, piticau, pitacau.

.

40-Siriri bonito

siriri bonito que eu sei fazer ( bis )

Ai dança quem dança que não dança venha ver.

42- Meu dinheiro já cabou

Meu dinheiro já cabou de tanto moça

pedir (bis) prá comprar saia de chita pra dançar o siriri

43- Mamae vem ver carneiro

mamãe venha vê carneiro

Carneiro dá carneiro dá car

carneiro que me maia

Carneiro dá carneiro carneiro dá

Olha os passos que o carneiro deu

Olha os passos que o carneiro dá

44-Mata o boi

mata o boi e tira o coro

mais nao aturo desaforo

mato o boi e tira o couro

mais eu nao aturo desaforo

45-A FOLHA DA PALMEIRA

A .folha da bananeira não balança mais não balança mais moça que namora em casa nção se abanca mais mas moca que namora não se abança mais 46- Morena linda

Morena linda do cabelo cacheado dance comigo o siriri e o rsqueado ( bis)

Mexe para lá mexe pracá mexe com jeito todo mundo desse jeito vem comigo vem dançar.

Vem vem vem memexendo remexer ( bis)

Alunas da escola Estadual Professora Marlene Marques Barros apresentando a dança do Chorado.

Ensaio da dança do Chorado, aluna do ensino médio mostrando como equilibrar a garrada na cabeça.

Apresentação dos alunos da escola Estadual Professora Marlene Marques Barros. Dança do ventre fusão afro.

Alunas da Escola Estadual Professora Marques Barros- dança do siriri e membros da AMFMT.

Membros da AMFMT apresentando a música da dança do siriri ao toque de viola de cocho, mocho e ganzá.

Alunos da escola Estadual professora Marlene Marques Barros – Dança do forró.

Apresentação da dança do siriri – Alunos da Escola Estadual Professora Marlene Marques Barros

Celi Minas Novas
Enviado por AMFMT em 11/06/2017
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