O pensamento científico de Newton.
Isaac Newton 1642-1727.
Para Newton a ordem do universo é como um relógio, desse modo, ele formula sua física, desenvolvendo a mais profunda revolução científica, que tinha antes sido iniciada por Galileu.
Sendo o referido o verdadeiro fundador da revolução moderna, no entanto, Newton desenvolveu a revolução científica entendida por física clássica.
Posteriormente, sua física foi superada pela concepção contemporânea da física, denominada de física quântica, a teoria da relatividade de Einstein e o princípio da incerteza de Heisenberg.
No entanto, hoje caminhamos para física pós- contemporanea, cujo fundamento, remonta ao pensamento do matemático francês Bachelard, a teoria do conhecimento aproximado.
Todavia, o físico, matemático e astrônomo, Newton formulou na ciência o que serviria de fundamento epistemológico do ponto de vista filosófico a respeito do conhecimento, o que iria ficar determinado, como filosofia do século XVIII.
Seu grande trabalho sistematizado, Princípios matemáticos da filosofia natural, hoje entendido como ciências naturais ou ciências da natureza.
Qual a importância de Newton, ele ordenou critérios científicos, com princípios simples em relação a uniformidade da natureza.
A outra grande contribuição dada por Newton em relação ao seu pensamento, a concepção do mundo, sendo seu funcionamento uma grande máquina.
Com efeito, sendo desse modo, o mundo pode ser entendido por meio da matemática como uma grande máquina, suas partes observadas, analisadas, por meio do método empírico indutivo, pelo caminho da experimentação.
Em síntese conclui Newton, o mundo é um grande mecanismo, complexo inteligível, desse modo, devido sua concatenação lógica não poderia ter nascido como obra do acaso.
Portanto, em seguida faz sua defesa de deus como artífice do universo, fazendo sua defesa, que o mundo só poderia ter sido criado por um ser inteligente, denominado de Regente universal.
Em sua época era inadmissível o questionamento da não existência de deus, quem não defendesse o referido, academicamente, não faria sucesso como cientista.
Motivo pelo qual, Galileu, Descartes também defenderam a existência de deus, era inclusive uma estratégia de cátedra.
Por fim finaliza Newton em referência a ciência, não é possível conhecer deus pois o mesmo só poderá ser conhecido por meio da metafísica.
O caminho da ciência é outro, através da experiência, no uso do método empírico, a indução, observando, analisando e comprovando as hipóteses, a partir exatamente do ordem estabelecida do universo.
Edjar Dias de Vasconcelos.