A destruição do cosmo grego e o nascimento do cosmo moderno ao cosmo pos-contemporâneo.

O cosmo grego foi destruído por uma revolução iluminista.

A dissolução da sociedade feudal e o nascimento do Estado moderno.

Uma magnifica revolução política, que posteriormente levou a Revolução Burguesa.

Posteriormente, criou o liberalismo clássico.

A concepção política de sociedade contemporânea.

Em nossos dias, com a filosofia de Foucault, Jean Baudrillard, Jacques Derrida e Jean- François Lyotard.

O mundo pós-contemporâneo.

Fundamentado na pós verdade.

A primeira grande revolução, a superação da cultura helênica.

A destruição do cosmo grego.

Com o nascimento da ciência moderna.

Na matemática a geometrização do espaço.

A substituição do espaço homogêneo abstrato da física euclidiana.

A destruição de um universo finito, de estrutura hierárquica e ordenada.

Substituído pela nova física de Giordano Bruno.

Exuberante padre.

A ideia de um universo aberto, infinito, indefinido, com proporções incalculáveis.

Governado por leis universais as mesmas leis em todo universo.

O princípio fundamental da grande revolução.

Portanto, a não separação entre céu e a terra.

A revolução foi tão magnânima que a inquisição lhe condenou a morte.

Nesse momento, o mundo tomista aristotélico cai por terra.

O valor física elaborada por Galileu.

Seminarista dedicado aos estudos da física e da filosofia.

A astronomia e a física separam entretanto, mantém pelos mesmos princípios.

Nesse universo nasce o novo cosmo.

Surgem a física clássica de Newton como evolução da física de Galileu.

Destruída posteriormente em parte pela física quântica de Einstein.

A Teoria da relatividade, a negação do conhecimento absoluto.

Do mesmo modo com a física de ondulação de Heisenberg.

A teoria do conhecimento incerto.

Entretanto, outro monumental padre, formulador da teoria da origem do universo.

Pelo princípio de uma grande implosão.

Georges Lemaître, professor de Louvain .

Uma univeridade do Vaticano.

O outro grande mestre, destruidor do cosmo moderno.

O filósofo e matemático Bachelard a teoria do conhecimento aproximado, não é absolutamente certo o conhecimento.

Também nas ciências da natureza.

Já no cosmo contemporâneo, com a revolução liberal francesa.

A idade contemporânea.

Anos 60, Ponty percebe que o entendimento.

Como muito bem refletiu Schopenhauer em seu magnífico livro.

O Mundo como vontade e representação.

O entendimento apenas a interpretação da vontade ideologizada.

Com efeito, fenomenologicamente todo conhecimento não é genuinamente correto.

O que existem são percepções subjetivas ideologizadas.

Os paradigmas são complexidades ideológicas, nas ciências do espírito, sobretudo.

Já é o inicio da destruição do cosmo contemporâneo.

O grande gênio demolidor, Foucault.

Nega o conhecimento objetivo por meio do seu exuberante livro.

A hermenêutica do sujeito.

Não há mais o sujeito da cognição.

As subjetividades são construídas por proposições ideológicas fragmentadas.

Em seguida Derrida, Lyotard e Baudrillard.

A destruição da razão logocêntrica.

A compreensão de uma razão de instrumento produto de uma hiper-realidade instrumentalizada.

A introdução do neoliberalismo, a produção das riquezas pela capitalização do dinheiro, e não pelo trabalho.

Nasce a sociedade pós-contemporânea.

Final século XX e início do século XXI, não existe fenomenologicamente a verdade.

Toda interpretação é histórica, ideológica subjetiva, a verdade como parcelamento.

Depende essencialmente da ideologia propositada.

Novo século, nova era, um mundo completamente sem perspectiva, a única reação possível.

O estabelecimento da verdade como justiça.

A justiça máxima o desenvolvimento com a renda distribuída.

De um lado o social liberalismo, de outro lado, a renda concentrada, o neoliberalismo.

No novo cosmo, tais proposições produzem os conflitos reais da vida.

O que acontece exatamente agora, nesse instante, no mundo e no Brasil.

As demais concepções fazem parte do passado, da história, não têm mais significações para o presente.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/05/2017
Reeditado em 26/05/2017
Código do texto: T6009663
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