Uma maneira de dizer que o professor deve trabalhar a interdisciplinariedade, pois não há maneira certa de ensinar ou aprender.
Estamos sempre aprendendo, mesmo enquanto professores das diferentes Disciplinas que constituem o currículo escolar.
O Professor, não deve mais pressumir que o aluno é um indivíduo que nada sabe, pelo contrário, hoje desde a mais tenra idade a criança está na escola, aprendendo algo, é muitas vezes, na minha opinião, e na opinião de muitos especialistas que a criança, ser pensante, não deve se preocupar com leitura, ou escrita até seus 7 anos de existência, pois hoje em dia, vemos muitas crianças já estressadas e que acumulam várias tarefas durante seu dia.
Já as crianças a partir dos 7 anos, deve se voltar a aprender, como diria antes o Be-a-Bá, e assim seguir a árdua tarefa de aprender as Ciências que irão compor sua vida, a Matemática, a História (lembrando que podemos dizer que desde a concepção até sua entrada na escola, a criança tem sua própria História), lembrar das letras e assim, aprendendo dia a dia.
E, nós também educadores do século XXI, não devemos ficar apenas nos livros didáticos, ou com toda minha sinceridade, com as apostilas da SEESP, que há tempos estão aí e não são atualizadas, como eles mesmo citam , o professor deve mudar em relação ao aluno, então para que cobrar algo que está numa apostila tão desatualizada como temos?
Viável os projetos, mas não de uma hora para outra, pois requerem, planejamento, pesquisa, e acompanhamento de todos os profissionais envolvidos, não só alunos e professores.
Agora, falamos no tal ensino híbrido, que se me lembro bem, acredito que eu já o pratique desde a minha iniciação em sala de aula em 1988, pois tenteipassar para meus alunos que apesar da Matemática seguir por alguns segmentos, ela não está separada da interpretação (Língua Portuguesa) e dos conceitos da Física, da Química, da Biologia. Da própria disciplina de Arte que é maravilhosa. Um exemplo, a Matemática no estudo da Dança, ângulos, geometria, nossa é maravilhoso.
Mas, temos que lembrar que nossos alunos, as crianças estão em defasagem de conteúdos e acabam não percebendo muitas coisas.
Eu apoio esse "novo" método, no qual já praticava há tempos.
Devemos também lembrar que temos que usar a tecnologia do celular a nosso favor, até mesmo numa mensagem textual de whatsapp, onde o aluno tem uma facilidade para digitar, ele está produzindo um texto, claro cheio de abreviações, de signos que nós professores e pais deveríamos aprender tamém.
Enfim, uma questão de se pensar mais e termos, professores, mais tempo e por que não gratificações para as mudanças do Ensino. Preparar aluno de escola pública para adentrar na Universidade Pública, pois no Brasil, as coisas são tão invertidas, que só quem gasta com cursinhos e em escolas particulares, que é uma grande maioria, adentra para uma USP ou Unicamp, e assim por diante.
Para saber mais sobre ensino híbrido acesse no link abaixo.
Téka Castro
Ensino Híbrido e Mais links
São Paulo, 19 de Maio de 2017.
Ofereço aos professores da Rede Pública de todos os lugares desse imenso país: Brasil e aos meus filhos
Estamos sempre aprendendo, mesmo enquanto professores das diferentes Disciplinas que constituem o currículo escolar.
O Professor, não deve mais pressumir que o aluno é um indivíduo que nada sabe, pelo contrário, hoje desde a mais tenra idade a criança está na escola, aprendendo algo, é muitas vezes, na minha opinião, e na opinião de muitos especialistas que a criança, ser pensante, não deve se preocupar com leitura, ou escrita até seus 7 anos de existência, pois hoje em dia, vemos muitas crianças já estressadas e que acumulam várias tarefas durante seu dia.
Já as crianças a partir dos 7 anos, deve se voltar a aprender, como diria antes o Be-a-Bá, e assim seguir a árdua tarefa de aprender as Ciências que irão compor sua vida, a Matemática, a História (lembrando que podemos dizer que desde a concepção até sua entrada na escola, a criança tem sua própria História), lembrar das letras e assim, aprendendo dia a dia.
E, nós também educadores do século XXI, não devemos ficar apenas nos livros didáticos, ou com toda minha sinceridade, com as apostilas da SEESP, que há tempos estão aí e não são atualizadas, como eles mesmo citam , o professor deve mudar em relação ao aluno, então para que cobrar algo que está numa apostila tão desatualizada como temos?
Viável os projetos, mas não de uma hora para outra, pois requerem, planejamento, pesquisa, e acompanhamento de todos os profissionais envolvidos, não só alunos e professores.
Agora, falamos no tal ensino híbrido, que se me lembro bem, acredito que eu já o pratique desde a minha iniciação em sala de aula em 1988, pois tenteipassar para meus alunos que apesar da Matemática seguir por alguns segmentos, ela não está separada da interpretação (Língua Portuguesa) e dos conceitos da Física, da Química, da Biologia. Da própria disciplina de Arte que é maravilhosa. Um exemplo, a Matemática no estudo da Dança, ângulos, geometria, nossa é maravilhoso.
Mas, temos que lembrar que nossos alunos, as crianças estão em defasagem de conteúdos e acabam não percebendo muitas coisas.
Eu apoio esse "novo" método, no qual já praticava há tempos.
Devemos também lembrar que temos que usar a tecnologia do celular a nosso favor, até mesmo numa mensagem textual de whatsapp, onde o aluno tem uma facilidade para digitar, ele está produzindo um texto, claro cheio de abreviações, de signos que nós professores e pais deveríamos aprender tamém.
Enfim, uma questão de se pensar mais e termos, professores, mais tempo e por que não gratificações para as mudanças do Ensino. Preparar aluno de escola pública para adentrar na Universidade Pública, pois no Brasil, as coisas são tão invertidas, que só quem gasta com cursinhos e em escolas particulares, que é uma grande maioria, adentra para uma USP ou Unicamp, e assim por diante.
Para saber mais sobre ensino híbrido acesse no link abaixo.
Téka Castro
Ensino Híbrido e Mais links
São Paulo, 19 de Maio de 2017.
Ofereço aos professores da Rede Pública de todos os lugares desse imenso país: Brasil e aos meus filhos