A Fenomenologia como metodologia da aprendizagem.

A fenomenologia é uma epistemologia cujo fundamento é negar a tradição especulativa e idealista do entendimento fenomenológico.

Superando em síntese os princípios kantianos entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido, o denominado fenômeno em si mesmo.

A ideia fundamental de Kant só conhecemos o objeto do modo que ele é apresentado a nossa memória, desse forma a cognição é sempre projetiva na interpretação da análise a respeito do fenômeno. O saber corresponde quase sempre a estrutura da memória cognitiva.

Desse modo, o conhecimento é essencialmente idealista, pois o resultado do saber é sempre uma projeção das memórias sistematizadas a priori, não é possível a interpretação, sem que antes a memória seja epistemologizada.

Significando, portanto, a inexistência do saber epistemologizado a posterior, sinteticamente indutivo. Pois não existe a indução sem a memória organizada, isso na radicalidade do método empírico, a teoria do conhecimento aproximadao em Bachelard.

Sendo assim, a questão da destruição do método positivista como fundamento tanto da indução, como da razão lógica dedutiva, sendo que conhecimento é uma representação, a hermenêutica da interpretação.

Com efeito, a fenomenologia enquanto método procura rejeitar, em parte a própria hermenêutica no desenvolvimento da nova exegese.

Por outro lado, a eliminação do psicologismo, refutando ao mesmo tempo o positivismo, como o fundamento essencial da fenomenologia aplicada a ciência do espírito, negando a indução enquanto método empírico em relação sua globalidade.

Desse modo, refuta o positivismo e o empirismo ao mesmo tempo, coloca um novo modo de compreender a realidade superando a antinomia da objetividade e subjetividade ao mesmo tempo.

O conhecimento não é objetivo, muito menos subjetivo, no entanto, por natureza incompleto.

Dessa forma pela lógica da interpretação por meio do conhecimento aproximado, como hoje define a epistemologia como pós verdade.

A superação do conhecimento subjetivo e objetivo ao mesmo tempo através da gnosiologia construtiva e analítica, o saber resultado da parcialidade, como teoria da aproximação.

Então qual é o método formulado, a proposição da essência propositada, na fenomenologia o entendimento da experiência vivida, a interpretação dos fatos fenomenológicos.

Com efeito, para Husserl a fenomenologia tem perspectiva essencialmente complexa, desenvolve portanto, a investigação na linha da intencionalidade.

Sendo assim, o aspecto fenomenológico escolhido, na relação da complexidade, a redução eidética, na definção do saber analítico interpretativo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 17/05/2017
Reeditado em 17/05/2017
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