O pensamento de Karl Marx.
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Alemanha 1818-1883.
De família judia convertida posteriormente, ao protestantismo.
Era rico, entretanto, viveu pobremente devido suas ideologias políticas. Estudou direito, no entanto, transformou-se em um grande filósofo.
Conhecia história e economia, fez um doutorado, sendo aprovado com nota máxima, no entanto, ele mesmo repudiou a sua tese, como não merecedora de referência acadêmica.
A sua tese, A filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Quando jovem associou à esquerda hegeliana, intensa militância política, rompeu com o movimento hegeliano, escreveu em 1848 com Engels o manifesto comunista, em 1849 exilou na Inglaterra até a morte.
Estudava muito era aplicado e escreveu suas obras, na biblioteca do Museu Britânico em Londres. Seu trabalho vai muito além da filosofia como ciência, atende os campos da história, da política e da economia.
Pode se dizer que o pensamento de Marx desenvolveu a partir do seu contato com os economistas ingleses, Adam Smith e David Ricardo.
Por outro lado, com a veemente ruptura com o pensamento hegeliano, sobretudo, com a tradição da filosofia idealista alemã.
A partir desse momento, nasce o Karl Marx como cientista político formulador da teoria do materialismo histórico. Cujo fundamento, as relações sociais são determinadas pelas necessidades da vida do homem.
Portanto, a economia não é apenas uma necessidade humana, todavia, muito mais, por ser condição necessária da história, o homem é um produto econômico.
Sendo assim a economia política é fundamental, pois estuda a natureza das relações sociais, como a riqueza é produzida e o papel do Estado na renda concentrada, possibilitando por meios das leis a renda não distribuída.
Com efeito, o que Marx chama de extração da mais valia, ou seja, do salário não pago. Portanto, desse modo, a produção econômica é a expressão cultural do homem.
Por fim, Marx chega à conclusão a pobreza é fruto da organização política do Estado, a serviço do liberalismo a da burguesia.
Nesse momento reaproxima da filosofia política, desenvolvendo a crítica ao liberalismo clássico, com a finalidade de estabelecer a economia planificada.
A verdadeira práxis contra a política do capitalismo liberal, objetivando a transformação do Estado e da sociedade, buscando construir o Estado como dono dos meios de produção, ou seja, a economia planificada, entendida como socialismo.
Edjar Dias de Vasconcelos.