Explicação como funciona a filosofia da mente.
Trata-se especificamente da filosofia analítica, ramo que estuda a memória e seus mecanismos de funcionamento do cérebro, em particular a consciência como a mesma é formatada.
Portanto, suas funções, como percepções, sensações, na memória está o segredo do desenvolvimento da consciência, como a referida é construída.
Desse modo, a consciência não desenvolve apenas a priori, pois a mente fenomenologicamente funciona por meio do mecanismo da intencionalidade graduada pelas ações humanas, da mesma forma, o método indutivo.
Com efeito, a filosofia da mente se entende por processos cognitivos, formulados e desenvolvidos por conceitos, os quais formam raciocínios que obedecem lógicas ideológicas, epistemológicas e empíricas.
Portanto, processamentos, desencadeando em uma razão especifica que determina um logos, centralidade de raciocínio, um modus de compreender as coisas, certa identificação entre o sujeito e o objeto.
Sendo assim, toda mente estruturada tem uma lógica de entendimento da realidade, a linguagem é um produto da cognição minimamente organizada, as informações provenientes da razão.
A grande questão que existem diversidades de razões, do senso comum a razão epistemológizada.
Desse modo, como processar uma razão minimamente correta, o problema fundamental da filosofia do seu nascimento aos dias de hoje.
Se a mente é estruturada sinteticamente a priori, onde está a liberdade para construção, uma vez que existe certa heteronomia anarquizando a mente, de algum modo pelo menos pré-condicionada.
Pergunta-se onde está a liberdade a vontade no desenvolvimento da razão, sobretudo, a relação da mente e do corpo, uma vez que a razão não existe fora do corpo. Portanto, uma relação dialética de dependência psicossocial.
Sendo que a linguagem é tipicamente humana, entretanto, o cérebro pertence a vida animal globalmente. Todavia, a memória sapiens não pode ser algo estritamente mecânica, em referência as ciências da indução e do espírito.
Por outro lado, como se o desenvolvimento experimental fosse natural, o que de algum modo não é, tanto é que o método da intencionalidade corresponde com o desenvolvimento racional na compreensão dos fenômenos da consciência.
Desse modo, provoca uma profunda ruptura com desenvolvimento do entendimento não sendo a consciência sede de processos insondáveis sustentados em estados subjetivos incompreensíveis.
Em síntese a mente como ciência da cognição, algo profundo que sustenta a teoria da formatação das diversas memórias como cognições distintas.
Edjar Dias de Vasconcelos.