Explicação das Guerras Púnicas.
264-146 a.C.
A primeira explicitação, a explicação da etimologia púnica, terminologia dada pelos romanos cuja derivação poeni, significando posteriormente, o termo púnico.
Uma guerra desencadeada entre Roma e Cartago, qual objetivo da guerra, o controle comercial do Mediterrâneo.
Os romanos tinham conquistado o território italiano, precisavam, portanto, do domínio do Mediterrâneo para sua expansão territorial e comercial.
Cartago uma importante cidade ao Norte da África, possuía colônias ao Norte da África, do mesmo modo, em outras regiões importantes como: Sicília, Sardenha e Córsega.
Com efeito, Cartago vazia concorrência com os romanos. Portanto, Roma buscava conquistar a hegemonia comercial e militar no Mediterrâneo.
Após diversas batalhas violentas, com perdas para os dois lados, os romanos conquistam Cartago no ano de 146 antes da era cristã.
No mundo antigo, logo após a eliminação de Cartago, os romanos conquistaram outras regiões do Mediterrâneo ocidental, colonizando a península ibérica, posteriormente, nascendo à língua portuguesa em derivação do latim.
Do mesmo modo, a Gália, formando mais tarde o idioma francês, conquistando também a Macedônia, a Grécia e a Ásia Menor.
Com efeito, sendo o mar Mediterrâneo completamente controlado pelos romanos, quando nasceu a expressão o nare nostrum, o mar é nosso.
Uma imposição cultural dos romanos em relação o grego, da junção dos dois povos, os dois idiomas, o latim e o grego, mimetizaram o novo alfabeto.
Mais tarde serviu na composição de todos os idiomas ocidentais quando foi criado já no mundo moderno os denominados Estados Nacionais.
A pergunta fundamental do vestibular qual a relação da origem dos idiomas derivados do latim com as Guerras Púnicas.
Em resposta, Roma só colonizou outras regiões do Ocidente após derrotar Cartago e tomar posse do mar Mediterrâneo.
Portanto, devido a imposição do latim, com substancialização do grego, nasceram os diversos idiomas derivados.
Com efeito, os dois idiomas, serviram de base para linguagem técnica na criação e evolução das diversas ciências, sendo que tudo está de certo modo interligado, em uma profunda relação com as Guerras Púnicas.
Edjar Dias de Vasconcelos.