Uma palavra sobre a sala de aula
A sala de aula é um fenômeno complexo, que abriga uma diversidade de ânimos, culturas, sentimentos, classes sociais e econômicas. É um espaço heterogêneo, onde há lugar para a incorporação dos problemas cotidianos ao currículo e a interligação dos saberes, como prediz Edgar Morin.
“ Na minha vida de estudante frequentei vários tipos de sala de aula. A grande maioria seguia o padrão usual de um monte de cadeiras voltadas para um quadro negro e uma mesa de professor...”
No espaço da sala de aula contemporânea o educando é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Reconstrói conhecimentos, num processo que não se dá por si mesmo e no vazio, mas a partir de situações nas quais o educando pode agir sobre o que é objeto do seu conhecimento, pensar sobre ele, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas. Educador e educando podem compreender o macro universo que existe à sua volta e se relacionar melhor com o mundo.
A sala de aula é um espaço onde é possível vivenciar muitas situações de comunicação e, na interação entre portadores de cultura, pode-se promover um conjunto de situações de ensino e aprendizagem que enfatizam o uso funcional dos saberes da humanidade.
“A sala de aula é o espaço de encontro entre alunos, professor (a) e conhecimento. Nela, vínculos de amizade, cooperação e confiança se constroem e se consolidam, animando o processo de ensinar e aprender. Vista dessa forma a sala de aula é pulsante, viva e dinâmica. As vozes de cada aluno (a) e do (a) professor (a) podem ser ouvidas, ampliadas e aprimoradas, através da interação entre eles e deles com o conhecimento”
A sala de aula é um fenômeno complexo, que abriga uma diversidade de ânimos, culturas, sentimentos, classes sociais e econômicas. É um espaço heterogêneo, onde há lugar para a incorporação dos problemas cotidianos ao currículo e a interligação dos saberes, como prediz Edgar Morin.
“ Na minha vida de estudante frequentei vários tipos de sala de aula. A grande maioria seguia o padrão usual de um monte de cadeiras voltadas para um quadro negro e uma mesa de professor...”
Stephen Kanitz in Revista VEJA
No espaço da sala de aula contemporânea o educando é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Reconstrói conhecimentos, num processo que não se dá por si mesmo e no vazio, mas a partir de situações nas quais o educando pode agir sobre o que é objeto do seu conhecimento, pensar sobre ele, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas. Educador e educando podem compreender o macro universo que existe à sua volta e se relacionar melhor com o mundo.
A sala de aula é um espaço onde é possível vivenciar muitas situações de comunicação e, na interação entre portadores de cultura, pode-se promover um conjunto de situações de ensino e aprendizagem que enfatizam o uso funcional dos saberes da humanidade.
“A sala de aula é o espaço de encontro entre alunos, professor (a) e conhecimento. Nela, vínculos de amizade, cooperação e confiança se constroem e se consolidam, animando o processo de ensinar e aprender. Vista dessa forma a sala de aula é pulsante, viva e dinâmica. As vozes de cada aluno (a) e do (a) professor (a) podem ser ouvidas, ampliadas e aprimoradas, através da interação entre eles e deles com o conhecimento”
Trabalhando com a educação de jovens e adultos
A sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Cadernos da EJA 2.
A sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Cadernos da EJA 2.