O Príncipe, materia de vestibular.
Maquiavel 1469- 1527.
Magnífica obra, escrita em um contexto histórico e político diferenciado.
A Itália dividida em pequenos principados, ameaçados por monarquias constituídas nacionalmente, como nação.
Além dos diversos principados existiam os Estados papais, uma somatória de principados sob a tutela do Vaticano.
A problemática de Maquiavel, era indispensável a unificação da Itália, para que seus principados não fossem incorporados por alguma Monarquia, como estava acontecendo em toda Europa.
O que Maquiavel propõe, como um príncipe chegar ao poder, e, desenvolver esse papel fundamental. Portanto, desse modo, com a criação de uma Monarquia unificada salvando a Itália.
Com efeito, teria que chegar ao poder, primeiro passo, segundo exercê-lo, terceiro conserva-lo, para tal possibilidade Maquiavel rompeu com a teoria tradicional do poder político.
A questão da legitimidade do poder, abandonado o domínio do direito, pelo domínio do fato.
Com efeito, qual é o significado do domínio do fato, o domínio da força, e não da democracia, o momento dos principados era outro, exigências para um novo modelo de Estado.
Era dessa forma, obrigatoriamente, pensar em uma Itália unificada, desse modo, imaginava Maquiavel, fora dos oportunismos políticos de forças externas.
Um poder forte para combater todas as formas de pilhagem.
Uma Itália regenerada, em uma perspectiva política, esse era o sonho de Maquiavel, para a construção do poder na Itália unificada.
Para estabelecer a nova Itália, o poder político não precisava de um tirano, entretanto, de um príncipe, com uma tríplice missão, tomar o poder, assegurar a estabilidade política, e, construir a nação unificada.
Maquiavel via na figura de Lourenço de Medici, a figura de tal príncipe, defesa da tese que o príncipe, precisa ser impiedoso, astucioso, e frio.
Com efeito, necessário tais procedimentos, contrariamnete, não conseguiria governar Itália unificada, e, desse modo, não seria estabelecida a cidade justa.
Portanto, a compreensão de Maquiavel, o termo maquiavelismo, terá que ser entendido, como uma doutrina realista da política, a partir das experiências históricas e estabelecer leis próprias a nova realidade de uma Itália unificada.
Edjar Dias de Vasconcelos.