A teoria da curvatura da vara: as onze teses políticas pedagógicas, concurso de diretor de escola 2017 SP.
Dermeval Saviani.
Tese 1, não existe identidade entre educação e política, no entanto, política e educação são processos inseparáveis.
Tese 2. Toda ação pedagógica é inevitavelmente política.
Tese 3. Toda ação política é ineditamente uma prática educativa.
Tese 4. A fundamentação da prática política é essencialmente condicionada pela prática educativa, não existe educação sem prática política.
Tese 5. A dimensão educativa da prática política está por sua vez condicionada a especificidade da própria prática educativa.
Tese 6. O caráter essencial da prática educativa define-se pelo fundamento de uma relação entre contrários não antagônicos.
Com efeito, a educação é um procedimento hegemônico na síntese persuasiva de consenso e compreensão.
Tese 7. O que é especifico da prática política fundamenta-se pela essencialidade de uma relação entre contrários antagônicos.
Com efeito, a política é uma relação de dominação cimentada na dissuasão, dissenso e repressão.
Tese 8. As relações entre educação e política sustentam se na autonomia relativa e dependência mútua.
Tese 9. As sociedades de classes sustentam-se pelo primado da política, sendo assim, substancia a dependência da educação a prática política.
Tese 10. Eliminada a sociedade de classes, termina-se a prevalência do comando político. Desse modo, em consequência da educação.
Tese 11. A razão politica da educação efetiva-se como prática naturalmente pedagógica.
Portanto, esses são os pressupostos essencialmente necessários para teoria da educação revolucionaria que supera o neoliberalismo como forma de Estado político.
Síntese a pedagogia sistematizada como meio
de superação dos domínios econômicos.
Como prática revolucionária para uma teoria da transformação.
Edjar Dias de Vasconcelos.