Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para concepção contemporânea da adolescência, concurso público de direção de escola 2017, SP.
As autoras: Senna Sylvia Regina Carmo Magalhães; Dessen, Maria Auxiliadora.
Stanley Hall abordagem biológica calculada através do desenvolvimento das espécies, sustentada na filogênese ou no indivíduo a ortogênese. Influências mútuas na determinação da formação do adolescente, genética e cultural.
Acepção freudiana, a questão dos impulsos sexuais, em cada fase distinta da evolução humana, adaptação aos conflitos da puberdade formatizando a personalidade em sua perspectiva cognitiva psicológica.
Abordagem psicossocial no campo da antropologia cultural, sustentada nas dimensões: intelectual, sociocultural, histórica e biológica, a memória intelectiva estruturada como produto complexo.
Impacto em referência aos momentos evolutivos, a crise resulta pelo princípio da identificação, o que é normal na perspectiva do amadurecimento.
As informações adquiridas interações cotidianas, portanto, o ambiente social político. Margaret Mead, autora da teoria em referência.
Jean Piaget a valoração dos processos de cognição, os conflitos resultados nas mudanças e formas de pensar, na construção de sistemas filosóficos, éticos, políticos e morais na tentativa de adaptar ao mundo.
Outra questão colocada a relação das teorias clássicas, mudanças diversas em relação a múltiplos fatores, relacionados com realidades contextualizadas. Os antagonismos do que é herdado em relação com o que é adquirido.
A desvinculação das teorias clássicas no desenvolvimento do psicossocial, o fluxo das contínuas mudanças, a relação com o meio ambiente, desenvolvimento humano formatado, pela dialética da sistematicidade da vida.
Carolina Consortium, a defesa da organização, a síntese das diversas disciplinas, psicológicas, biocomportamentais sociais e políticas.
O desenvolvimento do adolescente é multifacetado, pelo conjunto dos processos estruturais as interações dentro do tempo, inter relações sistêmicas, epigenética.
Portanto, o desenvolvimento ocorre por forças internas e externas. A evolução diante de situações novas complexas e diversas.
A teoria do curso da vida, os estágios da infância a adolescência até a velhice em contextos processuais na definição da formação humana.
Nessa perspectiva as mudanças resultam dos desenvolvimentos históricos, geográficos e humanos.
Relações micro e macros sociais, as estruturas intermediarias proximais. O indivíduo está envolvido em uma dinâmica de múltiplos relacionamentos.
Para as autoras a teoria do curso da vida, ultrapassa modelos, tradicionais, lineares, unidimensionais e unifuncionais. Portanto, uma visão holística da maturação humana.
Modelo bioecológico, considera além do meio ambiente, o indivíduo, contexto e tempo. As variações do desenvolvimento, interações recíprocas, contextualizadas e definidas por diversos princípios hierárquicos as relações micro e macro.
Entretanto, na formação as relações interdependentes, procedimentos proximais microssistêmicos.
Nas tendências atuais do desenvolvimento, as diferenças reforçam as diversidades, questões raciais, etnias, classes sociais entre outros aspectos, o contexto auxilia no desenvolvimento global.
As autoras consideram que a compreensão da adolescência, caracteriza-se por momentos na evolução, com dificuldades e conflitos, sendo o adolescente não acabado, como não é também o adulto.
É fundamental entender o comportamento sócio psicológico cognitivo do adolescente, o funcionamento estrutural da memória, a integração dos múltiplos fatores, no estabelecimento com maior entendimento entre a ciência e o meio, na evolução constante, na formulação de um projeto político pedagógico.
Edjar Dias de Vasconcelos.