Luckesi: avaliação como desenvolvimento do processo de aprendizagem: concurso público direção de escola, SP 2017.
Avaliar é um ato de julgamento, a respeito da realidade como desenvolvimento do saber do aluno.
Um instrumento, para compreender o estágio em que o aluno está, em sua formatação cognitiva.
Em consequência de um padrão idealizado da memória, em referência às necessidades para suprir as lacunas do conhecimento adquirido pelo educando.
Objetivo da avaliação possibilitar o professor tomar decisões, na superação das falhas cognitivas em relação ao processo de aprendizagem.
Desse modo, a referida não pode ser classificaria, entretanto, diagnóstica.
Com efeito, avaliação não deve ser estática, apenas por uma determinada visão. Avaliação classificatória, tem como objetivo punir o aluno, não favorecendo ao desenvolvimento do processo de aprendizagem.
Sendo assim, avaliação classificatória tem como finalidade a punição. Contrariamente, avaliação diagnóstica, é importante, pois facilita na interação entre professor e aluno.
Portanto, sempre respeita o processo de desenvolvimento da cognição sistematizada. Por outro lado, a evolução do aluno como sujeito.
Qual é o grande objetivo da avaliação do ponto de vista pedagógico, ajudar na formação da aprendizagem, a função do professor cuidar exatamente desse aspecto fundamental.
Avaliação não pode ser entendida como um fim em si mesma, sem vinculação com o projeto político pedagógico da escola.
Portanto, para Luckesi avaliação é um ato de evolução de qualidade, com inclusão possibilita compreender questões e ações do passado, buscando a construção do saber no futuro.
A verificação transforma aprendizagem em procedimentos estáticos, definitivos, avaliação não, por ser dinâmica, o resultado não como erro, como fonte de castigo, por meio do erro, o professor percebe o saber do aluno. O estudo é reconstruído pelo erro.
Desse modo, o erro não poderá ser fonte de castigo, todavia, suporte da aprendizagem, ninguém evolui só acertando.
Portanto, deve avaliar a capacidade do educando, e não examinar. Os exames servem apenas para aprovar ou reprovar.
Os exames são seletivos e excludentes. Para o verdadeiro processo de avaliação, não interessa a reprovação ou a aprovação, o que está em jogo tão somente o processo de aprendizagem.
Motivo pelo qual a avaliação deve ser diagnóstica, para descobrir as carências, objetivando superar fragilidades.
A verdadeira avaliação serve ao processo de aprendizagem, necessário trabalhar a educação pedagicamente de forma multi e interdisciplinar.
Avaliação é um processo de ajudar no desenvolvimento do conhecimento, os resultados satisfatórios, avaliar será sempre diagnóstico, examinar classificatório.
Edjar Dias de Vasconcelos.