O adolescente e seus amigos virtuais!

Dentre os diversos problemas enfrentados pelos adolescentes, a falta de amigos ou o medo de não ter amigos é sem dúvida o principal. Alguns consideram amigos todos aqueles que lhes enviam uma mensagem, mas como ser amigo se nunca se viram, não saíram juntos, nem estudaram juntos e nunca choraram ou riram juntos?

Outros possuem tantos “amigos” que chega a fazer inveja ao vê-los responder a todas aquelas mensagens recebidas em suas mídias. Esta amizade virtual, muitas vezes causa solidão, pois o estar perto, estar junto é necessário ao ser humano, talvez pelo fato dele ter sido gerado junto à mãe, que o carregou dentro dela por tantos meses.

O contraditório é que para alguns a solidão parece não existir, eles estão sempre em grupo e isto os fortalece. O que não garante a felicidade, pois uns acatam o proposto pelo líder, não porque coadunam com seus propósitos e valores, mas com o intuito de não ficarem isolados, o que facilitaria se tornarem potenciais vítimas do cyberbullying.

Também não é raro encontrar adolescentes que possuem o lado social bastante agitado: todo final de semana vão a festas e estão sempre com seus amigos, pois possuem características comuns, ou seja, pertencem ao mesmo grupo, por isso frequentam os mesmos locais, se vestem e agem da mesma maneira. Em outras palavras são iguais em tudo, excluindo é claro, suas diferenças.

Digo isto porque eles podem se parecer, mas nunca serão iguais e as mínimas diferenças independentes se de cor, tipos de cabelos, se possuem ou não namorado (a), a família a qual pertencem e até mesmo seu padrão de vida servem de motivo para este ou aquele se tornar uma vítima.

O cyberbullying existe justamente devido à existência das diferenças, principalmente nos adolescentes, onde são mais acentuadas: o uso de aparelhos nos dentes, de óculos, altura e peso se constituem num problema enorme para eles, tudo porque o visual é de grande valia.

Eles esquecem de que se estão feios hoje (isso na visão deles), porque necessitam usar um aparelho nos dentes, amanhã estarão mais bonitos, pois terão a dentição corrigida e um sorriso largo no rosto.

Mas é importante entender que “amanhã” é tarde demais para eles, pois necessitam serem bonitos hoje e agora, pois o “problema” existe nesse exato momento.

Apesar das inúmeras e valiosas mudanças internas, a preocupação maior é com a externa, com sua aparência, pois ela é o que todos, amigos ou mesmo desconhecidos, irão ver e comentar.

Portanto é com base nela que ele irá ou não encontrar seus pares e conseguir fazer amigos, tão essenciais em todos os momentos.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O RESPEITAR FAZ BEM!