O professor e a era digital!
Devido ao grande uso do celular, a internet e as redes sociais passaram a ser uma constante na vida de todo e qualquer adolescente.
Mas e em relação ao professor, será que ele também domina o uso das mídias eletrônicas e das redes sociais? Pode-se dizer que, por motivos diferentes, alguns sim, possuem este conhecimento, outros nem tanto: aqueles, porque já nasceram na era digital ou perceberam a necessidade de reciclagem do conhecimento e com isto acompanharam a evolução e se mantiveram atualizados.
Mas há outros que julgaram desnecessário tal conhecimento e agora sentem dificuldades na comunicação, na forma de disseminar o conteúdo desta ou daquela disciplina e no relacionamento cotidiano, principalmente com os alunos adolescentes, pois vivem em mundos diferentes. Mundos nos quais os valores, a forma de comunicação e de viver são outros.
Existe ainda um terceiro tipo de professor: aquele que não teve a oportunidade do aprendizado digital, mas possui a consciência da necessidade do mesmo. Ele sabe que precisa reciclar seus conhecimentos para ser um bom educador e com isso, garantir seu espaço no mercado de trabalho.
Além disso há também sua parcela de responsabilidade na formação da mente da criança ou adolescente, pois estes sempre levam para a vida futura tudo que aprenderam com seu professor.
Algumas vezes encontramos professores que ainda não perceberam a necessidade de mudar sua atuação junto aos alunos; não atinaram para as mudanças ocorridas no mundo e com isso, também nos adolescentes e que, devido a elas, seu novo papel de educador exige o conhecer e saber lidar com as emoções, conflitos e sentimentos surgidos na era digital.
Mesmo porque, não há como retirar a internet da vida dos adolescentes, eles necessitam dela e gostam de usá-la, independente se para o lazer, estudos, interação ou simplesmente “navegar”. Ela se tornou o mundo deles, por isto estão constantemente conectados.
Ao discutir esta falta de capacitação com um professor, ele afirma não ver nenhum problema, pois na “escola dele” o uso desta tecnologia é restrito, levando a entender que ela não faz falta e, se os alunos estão praticando cyberbullying é porque gostam do que fazem. Ele termina sua fala dizendo que “educar adolescentes que vivem na internet é simplesmente impossível”.
Esta visão de mundo deste professor causa grande preocupação, pois além de desatualizado ele não possui noção do que é educar, não conhece suas responsabilidades e mais triste ainda, é ele não saber que, dentre suas diversas funções, existe uma que é preparar os adolescentes para a vida, para um mundo que, atualmente, é movido via internet e redes sociais.
Por isto, mesmo que o professor não goste, não saiba usar ou não encontre nenhuma utilidade na internet, ele deve se manter atualizado e trabalhar no sentido de conscientizar os alunos a usá-la de forma pacífica, responsável e sem praticar o cyberbullying.
Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação
O RESPEITAR FAZ BEM!