O pensamento politico de Karl Marx: texto fundamental, para entender Paulo Freire, Saviani, Libânio, Luckesi entre outros, matéria para concurso público para diretor de escola de São Paulo, 2017.
Alemanha, cidade de Trier 1818-1883.
Judeu de família rica e culta, o filósofo de maior influencia no mundo contemporâneo. Tinha tudo para viver das benesses do capitalismo, quando por motivação apenas humanista, resolveu destruí-lo.
Sua tese fundamental, a pobreza existe como resultado da escolha de um Estado político liberal. Portanto, quem faz tal escolha, os donos do capital.
Não existe nenhuma possibilidade de eliminar a pobreza nas relações liberais da produção econômica, somente no socialismo a inclusão social, em uma economia planificada será possível à existência da justiça social.
As pessoas pobres só aceitam o capitalismo, quando não conhecem a mecanicidade de funcionamento de um sistema fundamentando na concentração da renda, razão natural da pobreza.
Seu pensamento filosófico e político objetivam-se a destruição de uma sociedade de classe no estabelecimento de uma sociedade de iguais.
Em 1844, encontra com o milionário filósofo, Friedrich Engels, 1820-1885, ambos em 1848, lançaram o famoso manifesto comunista.
Portanto, foram perseguidos, todavia, juntos escreveram grandes obras com a finalidade de destruir o capitalismo, na construção da economia planificada.
O pensamento de Marx foi sempre à luta permanente para destruir todas as formas de mistificação, no uso da ciência política crítica.
Seu primeiro ataque, a crítica ao idealismo de Hegel, quando inverte a relação entre o que é fundamental, a realidade material, o que deve ser entendido, as representações a cerca da realidade.
A filosofia idealista de Hegel, apenas uma mistificação prejudicial ao mundo do trabalho. Portanto, uma mistificação, uma ideologia negativa sem fundamento científico.
Com efeito, como é qualquer defesa do liberalismo econômico, o que hoje denominamos de neoliberalismo.
Desse modo, a epistemologia de Hegel, procura esconder o mundo real, a serviço dos donos do modo produtivo.
Nega o mundo físico, afirma a realidade pelo caminho metafísico no uso do idealismo alemão.
A premissa marxista é o mundo real, as condições materiais necessárias para o desenvolvimento da vida, a explicação da existência de ricos e pobres.
Formula sua concepção materialista da História, as relações econômicas não podem ser pensadas abstratamente.
Com efeito, todo pensamento desvinculado do mundo produtivo, é idealista, sendo dessa forma, não se sustenta, cientificamente. ideia pela qual, a razão absoluta em Hegel, tão somente uma mistificação.
Desse modo, é combatido por meio do magnifico livro: A ideologia alemã. Portanto, Marx cria sua própria dialética concebida dentro do materialismo histórico.
Os seres humanos não podem ser pensados abstratamente, muito menos isoladamente, crítica às filosofias de Hegel, de Feuerbach, Proudhon, Schopenhauer entre outros.
Para Marx não existe o individuo fora das relações sociais, tudo que os homens são resultam das relações produtivas. Sendo as mesmas produtos da vida material, a maneira os meios necessários para sustentação material das sociedades.
Reflexão formulada na ideologia alemã. A forma que a pessoa manifesta sua vida depende essencial do modo de produção, como são produzidas às riquezas. O homem depende de suas condições materiais.
Sendo assim, a pobreza é muito mais um fenômeno político, que uma condição material. Portanto, o modo de produção material condiciona a vida real.
Para Marx, não existe sociedade política sem trabalho, do mesmo modo a riqueza, sendo a pobreza resultado de uma política de Estado, como fruto do salário não pago.
O que é denominado de mais valia, o salário não pago proporcional à força do trabalho vendido.
A pobreza é produto de uma institucionalização política, existem pobres devido às formas de Estados estabelecidos por forças políticas.
Não é possível o equilíbrio social em uma sociedade política sustentada no liberalismo econômico ou no neoliberalismo.
Portanto, qualquer ideologia que defende tais princípios são mistificações, do pensamento estruturalmente alienado, sem fundamento científico.
A única perspectiva para sociedade é a planificação da economia, o modo de produção socialista, no entanto, hoje os neomarxistas, têm como perspectiva econômica, o liberalismo social, desenvolvimento econômico com a renda distribuída.
Edjar Dias de Vasconcelos.