Pedagogia tradicional: matéria para prova de concurso de direção de escola, Estado de São Paulo, 2017.
Essencialmente conservadora defende o modelo político econômico neoliberal, reproduz conhecimento, em consonância com a ideologia política de Estado.
Relação do professor com aluno é vertical, o professor é dono de todo conhecimento, aluno apenas receptor, objeto do conhecimento e não sujeito.
Com efeito, um receptor e não construtor, o poder decisório do conhecimento está em quem ensina.
Desse modo, o professor tradicional é responsável pela seleção do conteúdo e da metodologia de transmissão, da mesma forma pela avaliação, tem como objetivo a reprovação dos não aptos.
O professor é agente, o aluno ouvinte, nega qualquer perspectiva do conhecimento como construção, objetiva tão somente o saber como transmissão cultural, os modelos propostos pedagogicamente.
A matéria fundamenta em aulas expositivas, conteúdos prontos, selecionados a priori, o aluno como ouvinte cumpre papel de depositário do saber.
Portanto, aluno passivo, método expositivo, os alunos cumprem a mesma normatização, tempo sincronizado de aprendizagem, o ensino essencialmente técnico.
Procedimento pedagógico maiêutico, professor tem como finalidade o resultado desejado, com uma ideologia positivista a fortiori, seguindo os passos, atinge os objetivos desejados.
Avaliação efetiva-se buscando a exatidão dos conteúdos, a reprodução trabalhada em sala de aula, a matéria exposta.
Portanto, o aluno tem que demostrar assimilação dos conteúdos, com exatidão, tal qual é entendido cientificamente, as informações dadas.
O professor mede a quantificação do saber, aluno eficiente aquele que consegue reproduzir o saber acumulado, a prova tem valor em si mesma, demostrada na avalição. Portanto, a medição do conteúdo assimilado.
A pedagogia tradicional substancializa-se na disciplina por meio do conhecimento intelectual, através de mecanismo abstrato, na transmissão do saber.
A escola na utilização do projeto pedagógico, tem o papel de unificar os programas de ensinos, os conhecimentos, que são essencialmente rígidos e coercitivos, concepção não dialética.
Os principais teóricos da pedagogia tradicional: Durkheim, Chartier e Snyders.
Edjar Dias de Vasconcelos.