O pensamento político de John Locke.
1632-1704.
Filósofo e médico, assessor parlamentar, escritor, defende a tese liberal em defesa da burguesia inglesa, em seus livros, a respeito do governo civil.
Sistematiza a tese, todo poder político nasce de um pacto, cujo objetivo garantir o desenvolvimento econômico.
Estabelece no Estado político, os direitos alienáveis, entre eles a garantia da propriedade privada.
A riqueza é produzida por meio do trabalho, sendo o Estado uma criação do povo, existe para garantir além da propriedade, também os direitos universais, a liberdade e a igualdade.
A criação da sociedade política efetiva-se por meio de um contrato social entre os homens, favorecendo no desenvolvimento coletivo.
Portanto, sem Estado, não existe sociedade política, muito menos desenvolvimento econômico. Com efeito, o pacto político elaborado por Locke é diferente do pacto formulado por Hobbes.
Pois existe um caráter mútuo entre a sociedade civil e o poder público. Sendo desse modo, o Estado é o resultado do consentimento do povo.
O poder dos governantes tem realidade revogável, só é outorgado através dos verdadeiros donos do pacto, o povo, ou seja, a sociedade civil.
Todavia, se os governantes não cumprirem o que forem determinados pelo povo, justifica-se a insurreição contra o poder estabelecido.
O povo tem direito de punir os ditadores, existe uma razão fundamental, para o estabelecimento do Estado político, ou seja, o estado permanente de guerra.
O poder político constituído pelo pacto, não pode contrariar a vontade da verdadeira fonte do poder, que é o próprio povo. Portanto, os direitos legislativos e executivos do povo são transferidos para o Estado político.
Dessa forma, o soberania pertence ao povo, princípio fundamental da democracia. O soberano é tão somente executor da soberania popular.
O monarca poderá ser destituído do cargo, quando não corresponder o que foi confiado a ele. A democracia liberal resultou das ideias de Locke.
Até mesmo o iluminismo político francês substanciou-se nas ideias de Locke, ideologia da revolução de 1879 na França.
Montesquieu jurista iluminista formulou seu livro: O espírito das leis, compreendendo o pensamento político de Locke, do qual derivou-se a proposta da separação dos três poderes.
Com efeito, o a teoria política de Locke, é indelével a respeito da sua evolução e sustentação da evolução política da filosofia iluminista.
Dessa forma, a filosofia política de Locke é incontestável, influenciou não apenas a Revolução Francesa, como também a Revolução Americana.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.