Explicação a Respeito da Taxonomia de Bloom.
Explicação epistemológica de como funciona, a estrutura cognitiva do desenvolvimento do conhecimento acadêmico. Foi elaborada nos Estados Unidos, autor Benjamin S. Bloom.
A teoria denominada de A taxonomia dos objetivos educacionais, conhecida pedagogicamente como taxonomia de Bloom.
Uma estrutura organizada, hierarquizada, formalizada a partir de equipe multidisciplinar de especialsitas em diversas universidades dos Estados Unidos, pelo professor Bloom, em 1956.
Bloom classificou o desenvolvimento do conhecimento cognitivo em três grandes áreas, o que significa três campos de domínio pedagógico.
O primeiro campo, o cognitivo especificamente, onde efetiva a aprendizagem, assimilação do conhecimento, elaboração intelectual do saber.
O campo da afetividade, atinge os aspectos da sensibilidade, formulação dos valores, desenvolvimento da moral e do mundo ético.
O terceiro campo, o psicomotor, o desenvolvimento das habilidades, a realização das tarefas, tudo que está associado ao aparelho motor.
Com efeito, cada campo de domínio está ligado diretamente a diversos níveis na relação do mecanismo do desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Portanto, a elaboração de Bloom é sistematicizada hierarquicamente, em uma relação profundamente complexa, indeterdependes os campos específicos. Todavia, funcionam dialeticamente.
Edjar Dias de Vasconcelos.