Ensino: as abordagem do processo. Maria da Graça Nicoletti Mizukami, concurso para diretor de escola São Paulo 2017.
Nicoletti, formula sua reflexão com objetivo de fundamentar a ação do professor, como o referido deve comportar pedagogicamente em sala de aula.
Para tal desenvolve uma análise teórica dos conceitos, referentes as diversas mediações reflexivas em relação ao processo de ensino aprendizagem.
Em primeiro lugar o fenômeno educação, a cognição é tão somente humana, naturalmente histórica, interdisciplinar e multidimensional.
Na educação estão presentes complexas dimensões, não apenas os conteúdos técnicos, a cognição, a emocionalidade, como aspectos culturais múltiplos, sociais e políticos.
Para tal a autora organiza o seu trabalho em cinco grandes abordagens que são: Tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sócio cultural.
No entanto, desconsidera a perspectiva escola novista por motivações pessoais.
Com efeito, a explicação de cada teoria, a tradicional, a relação do professor aluno, o professor é aquele sabe, compete ao aluno aprender, o professor é o sujeito, aluno apenas receptor.
O professor detém o poder em todos aspectos, metodologia, conteúdo e avaliação, o professor é o agente, o aluno apenas ouvinte.
Nesse caso, a pedagogia é reprodutisva, tem como objetivo manter a ordem do sistema político e economico.
Teoria comportamentalista, refere-se ao behaviorismo, no decorrer do processo observa se os comportamentos desejados foram adquiridos, metodologia de transmissão cultural, modelo experimental do comportamento humano, programação e controle, o principal teórico, Skinner.
Teoria Humanista, não considera as padronizações cognitivas, do mesmo modo as competências, o aluno aprende o que desejar aprender.
A avaliação é desenvolvida pela auto avaliação, o sujeito é o próprio aluno caracterizado por uma dialética constante do vir a ser, prevalência do subjetivismo como elemento crítico.
Os principais autores, Carl Rogers, Alexander Neill e Erich Fromm.
Teoria cognitivista aplicada ao construtivismo, a construção do conhecimento, leva em consideração o aluno como sujeito, avaliação extraída da teoria, a verificação se o aluno adquiriu noções e, se efetivou operações, desenvolvendo relações.
O conhecimento evolui por formação de estruturas, o que se aprende ou constrói é assimilado por pré estruturas, provocando consequentemente, uma nova reestruturação. Os principais autores: Jean Piaget, Jerome Bruner, Henry Wallon.
Teoria sócio cultural, horizontal a consciência ingênua deve ser superada, o professor procura desmistificar a cultura dominante, a valorização da linguagem, professor e aluno procuram superar a consciência ingênua, politizando a educação.
Objetiva mudar o mundo, avaliação realizada pela auto avalição mútua, conhecimento como ato político, buscando a transformação contínua, fundamenta-se no construtivismo, principais autores: Vygotsky, Paulo Freire e Álvaro Viera Pinto.
Nicoletti esclarece que as teorias não são as únicas fontes para o desenvolvimento de projeto político pedagógico. Com efeito, é fundamental considerar a relação teoria e prática, as articulações das diferentes propostas.
Edjar Dias de Vasconcelos.