A escola, o aluno e a individualidade!

Nos últimos tempos a escola tem recebido a cada dia novas atribuições diferentes daquelas de seu surgimento, ou seja, o ensinar a ler e escrever tidos como “educação” já não basta. Isto exige do educador maior atualização e acompanhamento das mudanças e valores que fazem parte da vida do educando. Valores esses, que sabemos, mudam a cada nova geração.

A dificuldade maior surge quando se trata de adolescentes em sala de aula, pois devido às inúmeras dificuldades inerentes a esta fase da vida, trabalhar a individualidade de cada aluno torna-se mais difícil, apesar de necessário.

O fato da escola atual não aceitar profissionais que só ensinam as inúmeras disciplinas ou mesmo os temas cobrados em provas, serve de alerta aos demais educadores que ainda não perceberam a necessidade de mudança, em seus vários aspectos: é necessário mudar para acompanhar as exigências dos dias atuais. Mudar para trazer ou fazer ver novas realidades. Mudar para ser capaz de perceber as diferenças entre cada aluno e com isto, ensinar considerando a individualidade de cada um.

Este é um fator muito importante, pois mesmo que o professor detenha o conhecimento, é necessário saber como transmitir este conhecimento, considerando que cada aluno é um universo, um mundo à parte que exige diferentes formas ou técnicas de aprendizado.

O professor necessita conhecer cada aluno e com isto saber a melhor maneira de ensinar, sempre levando em conta as individualidades existentes, pois aquele conhecimento que é facilmente retido por um, pode ser de difícil aprendizado para o outro, o que não significa que este é mais inteligente ou mais capaz do que aquele.

Uma maneira de conduzi-los a perceberem as particularidades existentes é sempre lembrá-los de que todos somos diferentes, fator enriquecedor, pois as diferenças, na maioria das vezes, são saudáveis, interessantes e capazes de despertar a curiosidade, conduzindo no “conhecimento do outro”.

O fato de se conhecerem, gera confiança, amizade e os conduz ao pertencimento, necessário a todos eles.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O RESPEITAR FAZ BEM!