AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: As lentes da escola para construção e manutenção do padrão de qualidade.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: As lentes da escola para construção e manutenção do padrão de qualidade.

Edilene Oliveira da Silva Couto1

Graciene Mendes 2

Maria Lúcia Santos Reis 3

RESUMO

A educação brasileira perpassa por grandes desafios evidenciados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o qual apresenta um baixo padrão de qualidade de ensino e aprendizagem. Assim sendo, urge a questão problema: Como melhorar o padrão de qualidade escolar e assegurar a sua manutenção? Este questionamento torna-se uma abordagem relevante e fomenta diversos desafios vivenciados no contexto escolar, visualiza as rupturas nas estruturas administrativa, pedagógica e nas relações interpessoais da Unidade de Ensino. A construção desse artigo é desenvolvida em forma de uma abordagem qualitativa com pesquisa de documentações indiretas elencadas na referência. Apresenta a importância da avaliação institucional contínua visando à construção e manutenção do padrão de qualidade escolar. A avaliação institucional contínua são lentes capazes visualizarem o desenvolvimento escolar. Os pontos positivos e de melhorias evidenciados nos resultados diários de uma avaliação institucional, permitem estabelecer metas de avanço e cria possibilidades para superar os desafios, contribuindo assim, com o trabalho de gestão democrática.

Palavras-chaves: Avaliação Institucional. Superação de desafios. Educação de qualidade.

ABSTRACT

The Brazilian education permeates challenges evidenced in the IDEB (Index of Basic Education Development), which features a low quality standard teaching and learning. Thus, the question is urgent problem: How to improve the standard of school quality and maintain them? This question becomes relevant and fosters approach different challenges experienced in the school context, visualizes ruptures in administrative structures, pedagogical and interpersonal relationships of the Teaching Unit. The construction of this article is developed in the form of a qualitative approach to research documentation listed in the indirect reference. Shows the importance of continuous institutional assessment in order to build and maintenance of standard of quality school. Institutional evaluation continuous lenses are able to visualize school development. The positive points and improvements evidenced in the daily results of an institutional assessment, set goals allow of progress and creates possibilities to overcome the challenges, thus contributing to the work of democratic management.

Keywords: Institutional Assessment. Overcoming’s challenges. Quality education.

Partindo do pressuposto de uma escola democrática, percebe-se que a mesma incorpora-se em uma das correntes pedagógicas da Tendência Progressista, visando nortear as ações de ensino-aprendizagem a partir de um exame crítico das realidades sociais para suster as finalidades sociopolíticas da educação.

Assim, a avaliação institucional consiste na realização de autoavaliação das funções e atividades da Unidade de Ensino em suas múltiplas dimensões. Assim sendo, a metodologia de avaliação de forma contínua, tem sido vista como as lentes da escola para construção e manutenção do padrão de qualidade.

Segundo colunista do Portal da Educação (abril, 2013), é preciso conhecer a escola para promover mudanças e intervenções. Diante dessa visão, considera-se que para garantir a qualidade de ensino, aprendizagem e o bom desenvolvimento das atividades escolares, o gestor democrático necessita buscar mecanismos de atuação em equipe, de maneira que possibilite a todos conhecerem as demandas, potencialidades e limites de seu ambiente de atuação. A visibilidade da avaliação institucional é imprescindível para o planejamento de ações e intervenções sem, contudo, esperar uma cobrança de órgãos educacionais superiores.

Este artigo aborda pesquisas indiretas sobre os desafios de vivência escolar, objetivando a compreensão das finalidades da avaliação institucional, bem como, sua implementação de forma participativa para a construção e manutenção do padrão de qualidade.

1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: As lentes da escola para construção e manutenção do padrão de qualidade.

A escola visa à formação do sujeito para o exercício pleno da cidadania, no qual sua função de educação social trata-se da construção, formação e socialização do conhecimento. Em geral, os pais ou responsáveis buscam uma escola para os menores de acordo seus anseios, partindo desse propósito, a comunidade escolar deve ter identidade distinta e construir uma conexão entre suas perspectivas e de seu público alvo. Nesse contexto, seu sistema de ensino-aprendizagem torna-se complexo e precisa nortear suas ações mediante a avaliação contínua, de forma a construir e manter um padrão de qualidade.

A partir dessa visão, este artigo busca discutir a questão problema: Como melhorar o padrão de qualidade escolar e assegurar a sua manutenção? A avaliação institucional é a principal ferramenta capaz de analisar e descrever a realidade situacional da Unidade de Ensino, investigar os mecanismos de sucesso e melhoramentos, bem como, utilizar métodos, projetos e práticas funcionais, viabilizando a qualificação do ensino-aprendizagem e a restabelecer a identidade institucional. De acordo Zacarias Gama (2012), avaliação institucional compreende um sistema de complexidade, conceituado como instrumento de eficácia e demanda política para a melhoria de qualidade. Para tanto, é preciso compreender as finalidades da avaliação institucional e a implementação do processo de avaliação escolar, eixos que este artigo aborda com maiores descrições.

1.1 COMPREENDER AS FINALIDADES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Avaliação precisa ser contínua, confrontando o contexto real às oportunidades de desenvolvimento educacional. O instrumento de avaliação continuada possibilita a articulação entre teoria e prática nos âmbitos administrativos, pedagógicos e de relações interpessoais. Conforme Colunista do Portal da Educação (2013), afirma que:

Dentro de um processo de gestão democrática a avaliação tende a ser reconhecida como um instrumento pedagógico que auxilia no desempenho de aprendizagem dos alunos e na prática docente eficiente.

De acordo o Colunista do Portal da Educação, torna-se indispensável uma gestão democrática e participativa para viabilizar o processo da avaliação institucional contínua, de modo a possibilitar o alcance do padrão de qualidade da Unidade de Ensino em suas funções de atuações.

Zacarias afirmou que, “[...] as relações universidade e sociedade, nessa perspectiva, se dão entre a instituição social e a totalidade social e resultam numa “teia de articulação” [...]”, (2012). Assim, na perspectiva de Zacarias, torna-se imprescindível que a relação entre a escola e a comunidade seja articulada de forma participativa, democrática e significativa. Ele ainda considera que é preciso definir papéis e compromissos entre os participantes envolvidos no processo para que o público experimente o sentimento de se tornarem agentes de transformação social. Gama (2012) abordou sobre a lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a qual não visa à crítica teórica da avaliação institucional, mas a melhoria do padrão de qualidade do ensino-aprendizagem.

Fernando (2012), de modo consciente, rememora que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, estabelece em sua gama de artigos, critérios para a oferta da educação de qualidade, ratificando assim, que é preciso que Unidade de Ensino construa e assegure um padrão de qualidade da educação, a partir do processo de avaliação ensino-aprendizagem, como acompanhamento das ações dos serviços prestados.

1.2 A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

É melhor tentar e falar do que se preocupar e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, do que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar a em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver. (Martin Luther King, apud Pró Gestão, módulo IX, 2001).

Ratificando as palavras de Luther King, é preciso tentativas de ações à busca de aperfeiçoamento. Sob este olhar, compreende-se que há inúmeras formas de proceder com a aplicação dos instrumentos de avaliação institucional, porém, torna-se imprescindível que o gestor seja democrático, valorizando a participação de todos, seguindo etapas de forma sistematizada, priorizando a autenticidade das coletas de dados e informações, sendo ético quanto à preservação da autoria das informações, realizando divulgação dos resultados e juntos planejando ações de intervenção para superar os níveis de melhoramento nas dificuldades vivenciadas, bem como, para fortalecer seu padrão de qualidade, nos níveis considerados eficientes.

Na teoria, a avaliação é sistemática, fundamentada em valores, metas, objetivos, projetos, missão e visão da instituição. Na prática, esse processo cumpre etapas, escolhe e elabora instrumentos para coleta de informação e dos dados evidenciados, promove questionamentos e discussões acerca dos resultados obtidos e esperados e, estabelece intervenções a partir de metas de superação aos níveis de melhoramentos e eficiência.

Compreendendo a avaliação sob o olhar administrativo, nota-se que um dos grandes desafios para o alcance do padrão de qualidade no contexto escolar trata-se dos recursos destinados à educação. Segundo Colunista do Portal da Educação (2013) foram apresentados no Portal de Transparência Brasil, dados relevantes que serão gastos na Copa do Mundo de 2014, os quais somam mais de 40 bilhões em recursos públicos, no entanto, apenas 14 bilhões foram liberados à educação. Compreende-se então, que a educação não é prioridade do poder público. Considerando as limitações de recursos públicos investidos em educação, os problemas se avolumam, haja vista, os valores oriundos de Políticas Públicas, a exemplo do PDDE, PNAE e outros, que são calculados em dados do ano anterior. Este índice aponta subsídios como fundamento para desvendar os olhos dos administradores da educação brasileira, possibilita a comunidade escolar conhecer a escola e suas dificuldades, planejar alternativas de superação e buscar parcerias para custeio de projetos.

Também, percebe-se pelo senso comum que a área pedagógica é a menina dos olhos do processo de avaliação institucional. Em diversas situações sociais o indivíduo é avaliado se obteve avanço ou retrocesso e considerado eficiente ou ineficiente, apto ou inapto. Neste parâmetro, a escola faz análise contínua do desempenho acadêmico qualitativo, não para medir a potencialidade cognitiva dos estudantes, mas para contribuir para seu desenvolvimento de aprendizagem; elabora instrumentos eficientes para nortear a prática docente e os resultados de sua aplicação; realiza acompanhamento da aprendizagem dos dicentes e planeja ações de intervenções para superação das dificuldades encontradas.

O processo de avaliação institucional perpassa as relações interpessoais. O gestor educacional deve promover participação de todos os sujeitos interessados à melhoria da missão da Unidade de Ensino, de forma contínua. A sintonia de trabalho entre as pessoas dos diferentes segmentos é avaliada por dados e informações que apontam suas aspirações e pretensões, pontos positivos e de melhoramentos. Todas as análises são pontuadas a partir dos resultados evidenciados diária e/ou periodicamente. Possibilitando assim, que o gestor impulsione uma integração efetiva capaz de promover a melhoria de desempenho entre os departamentos da equipe escolar. Porque avaliar é mais que uma avaliação é a construção de um ambiente de reflexão e participação, sob o olhar de alguns princípios norteadores, tais como: diagnóstico inicial, de processo, de resultados, bem como, a correlação entre elas, a partir da participação coletiva, planejamento de ações e acompanhamento.

Ainda segundo Fernando (2012), o objetivo do processo de avaliação institucional consiste em acompanhar os desempenhos de ensino e aprendizagem, estabelecer metas de avanço e promover ações como mecanismo de intervenção, articuladas ao Projeto Pedagógico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

"Todos os espíritos são invisíveis para os que não o possuem, e toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia." (Arthur Schopenhauer, apud Web, citador 2013).

A Avaliação Institucional contínua como mecanismo de ação e intervenção visa subordinar, de forma sistematizada e profunda, a gestão democrática e participativa no contexto de multifuncional da comunidade escolar & escola comunidade, na aplicabilidade dos recursos econômico-administrativos e pedagógicos, às demandas do contexto escolar.

Considerando que o processo de avaliação faz parte de todas as ações humanas, consequentemente, o cidadão avalia suas escolhas e os resultados oriundos de suas decisões. Diante dos desafios econômicos, a avaliação permite visualizar demandas, estabelecer critérios de prioridades, compreender as possíveis rupturas nas estruturas administrativas e planejar ações de superações, a exemplo da busca de parcerias.

A concepção de apresentar a avaliação institucional como lentes da escola parte da percepção e compreensão deste acompanhamento, como mecanismo que possibilita identificar as áreas que devem ser priorizadas na capacitação da atuação dos professores, apontar os déficits de aprendizagem que necessitam maior atenção, promover ações de integração da comunidade escolar, aperfeiçoar o desenvolvimento da Unidade de Ensino, e assim, contribuir com a construção e manutenção do padrão de qualidade.

Em síntese, este processo de acompanhamento traz subsídios ao planejamento pedagógico e administrativo capazes de exteriorizar ou materializar ideias simples e significativas em ações sistematizadas e eficientes.

REFERÊNCIAS

COLUNISTA, Portal Educação. Avaliação Institucional: Conhecer a escola para melhor planejar mudanças e intervenções. Disponível em: <Avaliação Institucional: Conhecer a escola para planejar mudanças...>, acesso em 14.07.2013;

FERNANDES, Hélio c. Avaliação escolar, Estado e Sociedade. Disponível em: <Professor Hélio C. Fernandes: Avaliação escolar, Estado e Sociedade>, acesso em: 14.07.2013;

GAMA, Zacarias. Avaliação Institucional: primeiras aproximações – teoria e crítica. Disponível em: <avaliação institucional: primeiras aproximações – teoria e crítica>, acesso em: 14.07.2013;

PROGESTÃO. Módulo IX. ET al. Como desenvolver a avaliação institucional da escola? Brasília, 2001.

Edilene Couto, Graciene Mendes e Maria Lúcia Santos Reis
Enviado por Edilene Couto em 18/02/2017
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