Anísio Teixeira: Escola pública universal e gratuita.
Elaboração formulada pelos anos 30 em defesa dos pressupostos da Escola Nova, defende a tese, o desenvolvimento da inteligência e do espirito crítico, contrariamente, ao mecanismo de memorização.
Elabora sua análise por meio da reflexão histórica, por outro lado, a valorização do movimento educacional no Brasil.
A importância do ensino básico, a necessidade da universalidade e gratuidade da educação, a luta pela igualdade de oportunidades, a ideia da superação de uma sociedade servil e não escolarizada.
Portanto, contrariamente, a uma escola elitista, a defesa da escola pública, iniciou com a proclamação da República.
O grande objetivo preparar o cidadão para o mercado do trabalho, o desenvolvimento da industrialização na perspectiva da substituição das importações.
Entretanto, ainda na escola, prevalecia uma estrutura dualista, as elites continuam impor certa homogeneidade. Porém, foram realizadas reformas, com objetivo de poder efetivar uma escola para todos. O princípio de uma escola para todos.
Para o autor, só haveria educação se fosse para todos, não sendo não seria democrática, perderia sua finalidade desenvolvimentista, era necessário preparar o trabalhador para o domínio de tecnologias ligadas a revolução industrial.
Desse modo, a escola era responsável por meio da educação ajudar a preparar o indivíduo, a nova realidade social e política.
Edjar Dias de Vasconcelos.