Democratização do acesso ao ensino: Matéria para concurso de direção de Escola no Estado de São Paulo, 2017.
Democratização do acesso ao ensino.
José Mário Pires Azanha.
O trabalho objetiva entender a concepção democrática aplicada ao acesso do aluno na Escola.
A partir exatamente da relação entre a política e a elaboração etimológica do conceito. A democracia em si, a essência de sua natureza.
Portanto, negando o conceito da democracia enquanto teoria de Estado. Portanto, significando exatamente a ideia de democracia na educação, a defesa do direito de todos. A escola como um bem cultural pertencente ao povo.
Um tempo marcado, pela ideia que a escola é pública, em todos os sentidos, pertencendo a sociedade civil, os interesses da sociedade.
Azanha desenvolve uma análise teorica mostrando o fracasso da escola pública, em suas ações pedagógicas políticas, quando não defensoras de tais conceitos.
Entretanto, o fracasso da escola pública não é o resultado de um ato isolado, todavia, do deslexo das políticas publicas resultadas como ação do Estado.
O poder público não dá significação pedagógica ao processo de escolarização da sociedade.
Entretanto, em seus longos anos como professor e administrador público, procurou refletir como foi a educação em um longo período referente ao regime militar.
Desse modo, dedicou ao estudo de uma concepção específica de democracia, em um regime que não era democrático, fruto do golpe de Estado dos anos 60.
O autor trabalhou na Secretaria da Educação do Estado de entre 1967-1970.
A ideia de democratizacão desenvolvida por ele, a inplantação do trabalho pedagógico, relacionando a educação desenvolvida no período militar entre 1964-1985.
Reflete o autor, mesmo em um coxtexto político não democrático, a não existencia da liberdade política, a pedagogia aplicada, contrariamente ao regime, procurou lançar de práticas educacionais democraticas, sendo exatamente o papel da educação.
O primeiro conceito formulado, a defesa do direito social á educação. Demonstra por meio de uma reflexão sistematizada, inúmeros acadêmicos que se envolveram em um difícil cenário : a luta pela democracia por meio da educação.
Sendo exatamente o papel da ação pedagógica, foram muitos projetos pedagógicos em defesa da sociedade democrática e, ao mesmo tempo, uma educação também nao democrática, fruto do regime militar.
Projetos pedagógicos com posicionamentos políticos em favor da democracia, em um aparato fortemente repressivo e as diversas modalidades de resistências que se desenharam ao longo do processo. Entretatno, não era o objetivo das Secretarias de Educação.
Posicionamentos politicos, contrarios ao próprio regime, até mesmo contra as ideias associadas ao liberalismo economico.
A educação enquanto projeto político pedagógico, não pode associar a uma ideologia partidaria de Estado. Todavia, a um regime de ideias cujo a nação associa os interesses de um modelo de dominação social. A escola como aparelho ideologia, exatamente o conceiro do autor.
Edjar Dias de Vasconcelos.