Fora da ordem!

As mudanças de humor, a timidez, a busca pelo pertencimento, entenda-se estar dentro do padrão vivido pela maioria dos colegas: o mesmo visual, o mesmo andar, os mesmos gestos e a obrigação de possuir uma mídia de última geração, são algumas dificuldades encontradas pelos adolescentes.

O medo de ficar sozinho e com isto facilitar a vivência de uma vítima de cyberbullying, é um desencadeador de depressão, pois passa a ser uma preocupação constante de cada adolescente.

Nesse labirinto de ser ou não ser o adolescente dorme uma noite já pensando em como será a sua manhã seguinte.

Essas preocupações e dores vividas em relação aos valores intrínsecos a todos eles (adolescentes), nos levam a parar e pensar que alguma coisa está fora da ordem, exige que encontremos soluções para esses problemas vigentes, exige de nós alguma atitude no sentido de remediar essas vivências de dor.

Soluções e sugestões devem ser colocadas na mesa e questionadas, até que encontremos um denominador comum. Difícil? Sem dúvida. Necessário? Sim. Além de emergente.

Quais as medidas a serem tomadas?

Ser o exemplo: não podemos fazer uso de atitudes desabonadoras diante de uma criança ou adolescente. É bom lembrar que os adultos (pais, educadores ou mesmo os ídolos) somos referências para essas mentes, exemplos a serem seguidos.

Portanto se agirmos com agressividade, desrespeito, gritos ou qualquer outra maneira que vá maltratar, eles passarão a lançar mão desses recursos, pois julgarão ser formas normais de tratar o outro. Um bom exemplo é o ditado que diz: tal pai tal filho, ou seja, o filho é igual ao pai ou o filho se assemelha ao pai.

Estar ao lado: em toda e qualquer situação vivida, o adolescente precisa sentir que é amado, independente dos erros cometidos.

Conversar: nesse conversar encontram-se: o adulto falar de seus problemas, pedir opiniões e deixar o adolescente perceber que todos possuímos nossas dificuldades, portanto é algo normal; o ouvir: precisamos ter tempo para ouvir o que dizem, mostrar que temos interesse em ajudar. Com isso, caso estejam vivendo os transtornos do cyberbullying, terão coragem e abertura para nos contar tudo que se passa.

São maneiras simples e que trarão grandes resultados, basta colocá-las em prática.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O RESPEITAR FAZ BEM!